Mecanic of aircraft

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Mecanic of aircraft

Description:
options

Author:
me
(Other tests from this author)

Creation Date:
19/11/2018

Category:
Competitive Exam
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
AS PARTES FIXAS DE UM MICRÔMETRO SÃO O A)ARCO, A BAINHA E O ENCOSTO. D)TAMBOR E A HASTE. .
O DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO DO MOTOR QUE TEM A FINALIDADE DE ABRIR O CIRCUITO, AUTOMATICAMENTE, CASO A TEMPERATURA DO MOTOR SE TORNE EXCESSIVA, DENOMINA-SE A)PROTETOR TÉRMICO. FUSÍVEL.
O TRATAMENTO QUÍMICO USADO PARA A PROTEÇÃO DAS LIGAS DE ALUMÍNIO, PARA AUMENTAR SUA RESISTÊNCIA À CORROSÃO E MELHORAR A ADERÊNCIA DA PINTURA, É A ALODIZAÇÃO GALVANIZAÇÃO.
4 - A PARTE DE UMA BROCA QUE FIXA-SE AO MANDRIL DE UMA MÁQUINA DE FURAR É O (A) HASTE ESPIGA.
5 - O ÂNGULO DE INCIDÊNCIA É DEFINIDO COMO O ÂNGULO ENTRE A D)CORDA DA ASA E O EIXO LONGITUDINAL DA AERONAVE. A)FORÇA DE TRAÇÃO E A FORÇA PESO. .
6 - O DISPOSITIVO QUE CONTROLA A CORRENTE DO CAMPO DE UM GERADOR, DETERMINANDO SUA VOLTAGEM DE SAÍDA, DENOMINA-SE A)REGULADOR DE VOLTAGEM. RETIFICADOR.
O DENSÍMETRO É UM APARELHO QUE VERIFICA, NA BATERIA DE CHUMBO-ÁCIDO, A CONDIÇÃO DE SUA CARGA B)TENSÃO MÍNIMA. .
8 - COM RELAÇÃO À MATÉRIA, PODEMOS AFIRMAR D)PODE EXISTIR NA FORMA SÓLIDA, LÍQUIDA OU GASOSA. C)SENDO PEQUENA, NÃO OCUPARÁ LUGAR NO ESPAÇO. .
9 - O DISPOSITIVO QUE SE FUNDIRÁ E INTERROMPERÁ O CIRCUITO ELÉTRICO, QUANDO SOB EXCESSO FLUXO DE CORRENTE, DENOMINA-SE FUSIVEL INTERRUPTOR.
10 - UMA CHAVE COMBINADA É AQUELA QUE POSSUI, EM UMA DAS EXTREMIDADES, UMA CHAVE C)COLAR E, NA OUTRA, UMA DE BOCA. B)COLAR E, NA OUTRA, UMA SOQUETE. .
11 - DENTRE OS ALICATES ABAIXO, AQUELE UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE PARA EXECUTAR FRENAGENS COM ARAME É O C)BICO DE PATO. D)BICO DE PAPAGAIO. .
12 - A FINALIDADE SECUNDÁRIA DO CONTROLE DO PESO E BALACEAMENTO DAS AERONAVES, É D)A EFICIÊNCIA DURANTE O VOO. A)O BALACEAMENTO. .
13 - UMA QUANTIDADE SUFICIENTE DE FROUXIDÃO DEVE SER PERMITIDA PRÓXIMA A CADA EXTREMIDADE DE UM CHICOTE, PARA SE EVITAR O(A) A)FADIGA MECÂNICA NOS FIOS, JUNÇÕES DOS FIOS E SUPORTES. B)REMOÇÃO DO EQUIPAMENTO PARA FINS DE MANUTENÇÃO. .
14 - UMA DAS FINALIDADES DA VÁLVULA SELETORA DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL ALIMENTADO POR GRAVIDADE É SELECIONAR A)UM TANQUE EM PARTICULAR AO SISTEMA, DO QUAL O COMBUSTÍVEL SERÁ CONSUMIDO. B)A BOMBA, QUE ENVIARÁ O COMBUTÍVEL AO MOTOR. .
15 - O INVERSOR É PROJETADO PARA FORNECER A)115 V CA - 400HZ. C)200 V CA - 400HZ. .
16 - A CHAVE DE FENDA PODE SER CLASSIFICADA PELO B)FORMATO, TIPO E COMPRIMENTO DA HASTE. A)PODER DE TORÇÃO E COMPRIMENTO DA HASTE. .
17 - O TIPO DE MANGUEIRA PROJETADA PARA SATISFAZER AS CONDIÇÕES DE ALTAS TEMPERATURAS E PRESSÕES, POSSUINDO GRANDE RESISTÊNCIA DE OPERAÇÃO, DENOMINA-SE MANGUEIRA DE B)BORRACHA. TEFLON.
18 - A PROPRIEDADE QUE TEM ALGUNS SISTEMAS DE ARMAZENAR ENERGIA ELÉTRICA SOB A FORMA DE UM CAMPO ELETROSTÁTICO, É DENOMINADO D)CAPACITÂNCIA. C)INDUTÂNCIA. .
19 - A FORÇA DE SUSTENTAÇÃO SEMPRE AGE A)NA DIREÇÃO OPOSTA À FORÇA RESULTANTE. D)PERPENDICULARMENTE AO VENTO RELATIVO. .
20 - UM DENSÍMETRO FOI USADO PARA TESTAR UM DOS ELEMENTOS DE UM ACUMULADOR DE ÁCIDO CHUMBO, A LEITURA QUE SE OBTEVE FOI DE 1120. NESTE CASO, A BATERIA ESTÁ A)DESCARREGADO. C)CARREGADA DE 1/2. .
A FINALIDADE DO GRUMETE DE BORRACHA QUANDO INSTALADO NUMA CARENAGEM ONDE HÁ UMA CABLAGEM É D)PROTEGER A CABLAGEM CONTRA FRICÇÃO COM A CARENAGEM. C)ALOJAR A CABLAGEM. .
2 - A CORROSÃO ELETROLÍTICA É AQUELA QUE OCORRE QUANDO O METAL D)ESTÁ EM CONTATO COM OUTRO METAL DIFERENTE EM AMBIENTE ÚMIDO. C)TEVE CONTATO COM ÁGUA SALGADA. .
3 - A CAIXA DE ACIONAMENTO DO ROTOR DE CAUDA TEM A FINALIDADE DE A)MODIFICAR A DIREÇÃO DE ACIONAMENTO DO EIXO QUE VEM DA TRANSMISSÃO PRINCIPAL. B)ELIMINAR A TRANSMISSÃO DAS VIBRAÇÕES PARA O ROTOR DE CAUDA. .
4 - UM HELICÓPTERO, POSSUINDO UMA ESTRUTURA TUBULAR , TEM COMO VANTAGEM A)AS LONGARINAS PERMITIREM SUPORTAR GRANDES ESFORÇOS. C)FÁCIL INSPEÇÃO, POR NÃO TER REVESTIMENTO EXTERNO. .
5 - QUANTO A CLASSIFICAÇÃO DAS ZONAS DE FOGO, A SEÇÃO DE FORÇA DE UM MOTOR CONVENCIONAL, NORMALMENTE, PERTENCE A ZONA CLASSE A)A. B)C. .
6 - NO TESTE DE TENSÃO DE UM TECIDO NÃO DOPADO A DETERIORAÇÃO MÁXIMA PERMISSÍVEL PARA QUE O TECIDO SEJA CONSIDERÁVEL AERONAVEGÁVEL É DE A)30%. B)50%. .
7 - OS REBITES SÃO FIXADOS COM OBJETIVO DE RESISTIR PRINCIPALMENTE A CARGAS DE C)CISALHAMENTO. B)COMPRESSÃO. .
8 - A SUPERFÍCIE DE COMANDO QUE CONTROLA O MOVIMENTO DE GUINADA É O A)LEME DE DIREÇÃO. B)PROFUNDOR. .
9 - DENTRE OS MAIORES ESTRESSES ESTRUTURAIS OS QUAIS TODAS AS AERONAVES ESTÃO SUJEITAS, AQUELE QUE IDENTIFICA A RESISTÊNCIA À FORÇA QUE TENDE A ESTICAR A AERONAVE DENOMINA-SE C)FLEXÃO. D)TENSÃO. .
10 - AO TIPO DE ASA QUE DISPENSA O USO DE SUPORTES EXTERNOS, DENOMINA-SE A)CANTILEVER. C)SEMI-CANTILEVER. .
11 - PARA AJUSTAR A TENSÃO DOS CABOS DAS SUPERFÍCIES DE COMANDO, DEVE-SE A)TRAVAR OS COMANDOS E AS SUPERFÍCIES, NA POSIÇÃO NEUTRA. B)TRAVAR A SUPERFÍCIE, NA SUA AMPLITUDE MÁXIMA. .
12 - NO ESTABILIZADOR VERTICAL, OS ESFORÇOS ESTRUTURAIS SÃO TRANSMITIDOS À LONGARINA, ATRAVÉS DOS(AS) A)CAVERNAS. C)NERVURAS. .
13 - O PROCESSO DE AMACIAMENTO DE UM TECIDO, ATRAVÉS DE TRATAMENTO TÉRMICO É CHAMADO DE A)ENGOMAR. B)ACETINAR. .
14 - A DISTÂNCIA PREVISTA, ENTRE A PISTOLA DE PINTURA E A SUPERFÍCIE A SER PINTADA, É DE B)12 A 15 POLEGADAS. D)6 A 10 POLEGADAS. .
15 - OS COMANDOS DE VÔO TRANSMITIDOS DO CÍCLICO E DO COLETIVO, PARA AS PÁS, ATRAVÉS DA ESTRELA A)ESTACIONÁRIA E DA ROTATIVA. B)ROTATIVA E DAS ENGRENAGENS. .
16 - O MÉTODO DE CORREÇÃO DE VIBRAÇÕES EXISTENTES NOS ROTORES DE UM HELICÓPTERO É ENCONTRADO NO A)MANUAL DE REPARO ESTRUTURAL. C)MANUAL DE MANUTENÇÃO. .
17 - CONSIDERANDO-SE QUE A LINHA DATUM ESTÁ LOCALIZADA NO NARIZ DA AERONAVE, A CAVERNA DE FUSELAGEM NA ESTAÇÃO 390 ENCONTRA-SE B)A 390 POLEGADAS DO NARIZ. A)A 390 CENTÍMETROS DO NARIZ. .
18 - O PROCESSO QUE REMOVE AS TENSÕES INTERNAS CAUSADAS POR TRATAMENTO TÉRMICO, SOLDAGEM OU FUNDIÇÃO DE METAIS, DENOMINA-SE A)REVENIMENTO. B)NORMALIZAÇÃO. .
19 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, AS SUPERFÍCIES PRIMÁRIAS QUE FAZEM PARTE DA EMPENAGEM DE UM AVIÃO SÃO A)PROFUNDOR E LEME DE DIREÇÃO. B)AILERON E COMPENSADOR DO PROFUNDOR. .
20 - QUANTO À PINTURA DAS MARCAS DE NACIONALIDADE E MATRÍCULA, É CORRETO AFIRMAR QUE C)PODE-SE USAR ORNAMENTAÇÃO COM AS MARCAS. D)DEVEM SER FORMADAS DE LINHAS SÓLIDAS, USANDO UMA COR QUE CONTRASTE COM O FUNDO. .
1 - AS ALETAS E/OU DEFLETORES SÃO INCORPORADOS INTERNAMENTE EM ALGUNS RESERVATÓRIOS EM LINHA, A FINALIDADE DE C)MANTER O FLUIDO LIVRE DE MOVIMENTOS. D)PREVENIR CONTRA A ENTRADA DE MATERIAL ESTRANHO, NO REABASTECIMENTO. .
2 - O DISPOSITIVO QUE TEM COMO FINALIDADE AMORTECER AS OCILAÇÕES DE PRESSÃO SURGIDAS NO SISTEMA HIDRÁULICO, CAUSADAS PELA ATUAÇÃO DE UMA UNIDADE E PELO ESFORÇO DA BOMBA, DENOMINA-SE C)ACUMULADOR. D)VÁLVULA SELETORA. .
3 - A BORDA EXTERNA DO PNEU UM AERONAVE, A QUAL SE AJUSTA AO FLANGE DA RODA, DENOMINA-SE B)CALCANHAR DO TALÃO. C)CARCAÇA. .
4 - NA CONSTRUÇÃO DE UM RELÉ, EMPREGA-SE BOBINA COM NÚCLEO DE C)COBRE. D)FERRO. .
5 - NOS SISTEMAS DE PRESSURIZAÇÃO E CONDICIONAMENETO DE AR DAS AERONAVES, A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO DA CABINE E A PRESSÃO ATMOSFÉRICA É DENOMINADA PRESSÃO A)DIFERENCIAL. B)RELATIVA. .
6 - PARA PERMITIR UM FLUXO LIVRE DE UM SENTIDO E IMPEDI-LO EM OUTRO, USA-SE A VÁLVULA C)BY-PASS. D)UNIDIRECIONAL. .
7 - ANTES DE SE DESMONTAR UM ACUMULADOR DO SISTEMA HIDRÁULICO, DEVE-SE ASSEGURAR QUE A D)PRESSÃO DO AR TENHA DESCARREGADA. C)VÁLVULA DE CONTORNO ESTEJA FECHADA. .
8 - CASO OCORRA PRESSÃO EXCESSIVA NO SISTEMA, A VÁLVULA QUE PERMITE O RETORNO DO FLUIDO PARA O RESERVATÓRIO DENOMINA-SE B)DE ALÍVIO. D)DE CORTE. .
9 - DISPOSITIVO USADO PARA LIMPAR O FLUIDO HIDRÁULICO, EVITANDO QUE PARTÍCULAS ESTRANHAS E SUBSTÂNCIAS CONTAMINANTES PERMANEÇAM NO SISTEMA, É O (A) A)VÁLVULA DE DESVIO. B)FILTRO. .
10 - UM MOTOR HIDRÁULICO TRANSFORMA ENERGIA HIDRÁULICA EM ENERGIA C)MECÂNICA. D)PNEUMÁTICA. .
11 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, A ÚNICA QUE "NÃO" FAZ PARTE DA MANUTENÇÃO DE UM FREIO A DISCO, É A A)LUBRIFICAÇÃO DAS PASTILHAS E DISCOS. B)INSPEÇÃO QUANTO A VAZAMENTOS. .
12 - EM UM AMORTECEDOR ÓLEO-PNEUMÁTICO DO TREM DE POUSO DE UMA AERONAVE, DURANTE O POUSO, O(A) A)A VÁLVULA DE AR É ABERTA, PARA A EXPANSÃO DOS GASES. C)FLUÍDO PASSA ATRAVÉS DE UM ORIFÍCIO, PARA A CÂMARA SUPERIOR. .
13 - QUANDO À DISPOSIÇÃO DO TREM DE POUSO, A AERONAVE EQUIPADA COM PERNA DE FORÇA DO NARIZ E PERNAS PRINCIPAIS CLASSIFICA-SE COMO B)RETRÁTIL. C)TRICICLO. .
14 - SE OS TRÊS PONTEIROS DE UM DETERMINADO ALTÍMETRO ESTIVEREM INDICANDO O Nº 1, A AERONAVE ESTARÁ VOANDO, APROXIMADAMENTE, A A)11100 PÉS. B)1100 PÉS. .
15 - O ELEMENTO DE UM FILTRO DO TIPO MICRÔNICO UTILIZADO NO SISTEMA NO SISTEMA HIDRÁULICO É FABRICADO DE A)FILTRO. C)PAPEL ESPECIALMENTE TRATADO. .
16 - O ELEMENTO SENSÍVEL USADO NO LIQUIDÔMETRO DE LEITURA DIRETA É O(A) A)BÓIA. B)CAPACITOR. .
17 - EM UM SISTEMA PNEUMÁTICO ACIONADO PELO COMPRESSOR DO MOTOR DA AERONAVE, O SOLENÓIDE DA VÁLVULA DE ALIJAMENTO DA CONDENSAÇÃO É ENERGIZADO E DESENERGIZADO POR UM A)INTERRUPTOR DE PRESSÃO. B)INDICADOR DE PRESSÃO. .
18 - O CORRETO BALACEAMENTO DE UM CONJUNTO DE RODAS DE AERONAVE SE FAZ NECESSÁRIO EVITAR O(A) A)DESGASTE EM SÓ UMA ÁREA DO PNEU, ANTECIPANDO SUA SUBSTITUIÇÃO. B)SEPARAÇÃO DAS METADES DAS RODAS, EM UM CONJUNTO DE RODAS BIPARTIDAS. .
19 - AS TUBULAÇÕES DO SISTEMA DE OXIGÊNIO, UTILIZADAS PARA RESISTIR A ALTAS PRESSÕES, SÃO FEITAS DE LIGA DE B)COBRE. A)ALUMÍNIO. .
20 - QUANDO AS RODAS ESTÃO NA POSIÇÃO DE POUSO, UMA PARTE MAIS PESADA TEM A TENDÊNCIA A SE MANTER PARA BAIXO E SEMPRE TOCA O SOLO EM PRIMEIRO LUGAR, RESULTANDO EM SEVERO DESGASTE. PARA CORRIGIR ESTE PROBLEMA, DEVE-SE FAZER O(A) D)BALANCEAMENTO DO CONJUNTO DE RODAS. C)ALINHAMENTO DO CONJUNTO DE RODAS. .
1 - A ESTRUTURA TUBULAR DE UM HELICÓPTERO É CONSTRUÍDA DE TUBOS DE D)AÇO CROMO MOLIBDÊNCIO. C)MAGNÉSIO. .
2 - O TIPO DE DEFEITO ESTRUTURAL PRODUZIDO PELA PANCADA DE UM OBJETO EM UMA SUPERFÍCIE METÁLICA AMASSANDO-A, DENOMINA-SE D)AMOLGAMENTO. C)BRUNIDURA. .
3 - O APARELHO DE MAGNAFLUX É USADO PARA LOCALIZAR RACHADURAS EM A)AÇOS E LIGAS DE ALUMÍNIO. B)AÇOS E SUAS LIGAS. .
4 - O TIPO DE FUSELAGEM QUE CONSISTE DE UMA ARMAÇÃO RÍGIDA FEITA DE VIGAS, MONTANTES E COBERTURA DE TELA, DENOMINA-SE B)TRELIÇA. A)MONOCOQUE. .
5 - O ÂNGULO DE ATAQUE DE UM AEROFÓLIO É DEFINIDO COMO SENDO O ÂNGULO ENTRE O(A) D)CORDA DA ASA E A DIREÇÃO DO VENTO RELATIVO. C)CORDA E ARRASTO. .
6 - OS PLÁSTICOS TERMO-ENDURECIDOS ENRIJECEM QUANDO SÃO C)RESFRIADOS E, SE REAQUECIDOS, NÃO AMOLECEM. D)AQUECIDOS E, SE REAQUECIDOS, NÃO AMOLECEM. .
7 - EM UM HELICÓPTERO DE CONFIGURAÇÃO SIMPLES, O ESTABILIZADOR HORIZONTAL LOCALIZA-SE NA SEÇÃO A)TRASEIRA. B)DIANTEIRA. .
8 - AS VIGAS DE REFORÇO DA FUSELAGEM ESTENDEM-SE DO(A) A)BORDO DE ATAQUE AO BORDO DE FUGA DAS ASAS. B)NARIZ DO AVIÃO ATÉ A CAUDA. .
9 - DENTRE OS MAIORES ESTRESSES ESTRUTURAIS AOS QUAIS TODAS AS AERONAVES ESTÃO SUJEITAS, AQUELE QUE INDETIFICA A RESISTÊNCIA À FORÇA QUE TENDE A ESTICAR A AERONAVE DENOMINA-SE C)COMPRESSÃO. D)TENSÃO. .
10 - IDENTIFIQUE, DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, O LOCAL DO AVIÃO ONDE É INSTALADA A LUZ DE POSIÇÃO DE COLORAÇÃO VERMELHA A)ASA ESQUERDA. B)ESTABILIZADOR VERTICAL. .
11 - DAS ALTERNATIVAS CITADAS ABAIXO, INDIQUE AQUELA QUE "NÃO" OCASIONA UMA FRACA ADERÊNCIA DA TINTA APLICADA COM PISTOLA SOBRE UMA SUPERFÍCIE C)APLICAÇÃO EM INTERVALOS INCORRETOS. D)APLICAÇÃO ENTRE 6 A 10 POLEGADAS DA SUPERFÍCIE. .
12 - A MISTURA MECÂNICA DE UM VEÍCULO E UM PIGMENTO É CONHECIDA COMO C)TINTA. D)VERNIZ. .
13 - CONSIDERANDO-SE QUE A LINHA DATUM ESTÁ LOCALIZADA NO NARIZ DA AERONAVE, A CAVERNA DE FUSELAGEM NA ESTAÇÃO 390 ENCONTRA-SE B)A 390 POLEGADAS DO NARIZ. A)NA LINHA D'ÁGUA. .
14 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, INDIQUE O PROCEDIMENTO CONTRA INDICADO NUM TRABALHO DE PINTURA COM PULVERIZAÇÃO À PISTOLA C)VARIAR A DISTÂNCIA DA PISTOLA À SUPERFÍCIE, NA PASSADA. D)MANTER A PISTOLA EM ÂNGULO RETO COM A SUPERFÍCIE. .
15 - O MOVIMENTO DO HELICÓPTERO EM TORNO DE SEU EIXO VERTICAL É PROPORCIONADO PELO C)PEDAL. D)MANCHE. .
16 - NA LIMPEZA DE SUPERFÍCIES EXTERNAS DE PLÁSTICO TRANSPARENTE, DEVE-SE USAR A)ÁGUA E SABÃO NEUTRO E SECAR COM CAMURÇA LIMPA. B)QUEROSENE E SECAR COM ESPONJA LIMPA. .
17 - EM UMA FUSELAGEM DO TIPO MONOCOQUE, OS ESTRESSES PRIMÁRIOS SÃO SUPORTADOS PELO(A) A)NERVURA. B)REVESTIMENTO. .
18 - O ESTRESSE QUE RESISTE À FORÇA DE ESMAGAMENTO É CHAMADO DE C)COMPRESSÃO. D)TENSÃO. .
19 - QUANTO À PINTURA DAS MARCAS DE NACIONALIDADE E MATRÍCULA, É CORRETO AFIRMAR QUE C)PODEM SER PINTADAS EM QUALQUER LOCAL DA AERONAVE. D)DEVEM SER FORMADAS DE LINHAS SÓLIDAS, USANDO UMA COR QUE CONTRASTE COM O FUNDO. .
20 - A LONGARINA DE ASA CUJA CONSTRUÇÃO POSSUI UMA SEÇÃO SUPERIOR REBITADA À PLACA DE ARMAÇÃO, UNIDA A UMA SEÇÃO INFERIOR DE EXTENSÃO SIMPLES, CONSISTINDO DE UMA CHAPA E UMA ARMAÇÃO, DENOMINA-SE LONGARINA C)COM REFORÇADORES. D)DE CONSTRUÇÃO À PROVA DE FALHAS. .
1 - A UNIDADE EMPREGADA PARA MEDIR POTÊNCIA EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA DENOMINA-SE A)OHM. D)WATT. .
2 - O DOCUMENTO EMITIDO POR UMA AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVIL DESTINADO A NOTIFICAR OS DONOS DE AERONAVES E OUTROS INTERESSADOS SOBRE CONDIÇÕES INSEGURAS EM UM PRODUTO AERONÁUTICO E ORIENTAR SOBRE AS MEDIDAS QUE DEVERÃO SER TOMADAS PARA QUE ESSES PRODUTOS POSSAM CONTINUAR SENDO OPERADOS É O (A) B)DIRETRIZ DE AERONAVEGABILIDADE. C)MANUAL DE MANUTENÇÃO. .
3 - AS POSIÇÕES DAS VÁLVULAS DE CORTE DE COMBUSTÍVEL SÃO A)ESQUERDA, DIREITA E DESLIGADA. D)ABERTA E FECHADA. .
4 - OS COSSINETES SÃO CLASSIFICADOS EM B)COMUNS E AJUSTÁVEIS. C)ESPESSOS E FINOS. .
5 - OS COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS SÃO CLASSIFICADOS COMO B)VOLÁTEIS E NÃO VOLÁTEIS. C)DE COMBUSTÃO INTERNA E EXTERNA. .
6 - OS TIPOS DE MANGUEIRAS SÃO CLASSIFICADOS NORMALMENTE, SOB CONDIÇÕES NORMAIS DE OPERAÇÃO, PELO(A) A)QUANTIDADE DE PRESSÃO QUE SÃO DESTINADAS A RESISTIR. B)DIÂMETRO EXTERNO. .
7 - O DISPOSITIVO QUE CONTROLA A CORRENTE DO CAMPO DE UM GERADOR, DETERMINANDO SUA VOLTAGEM DE SAÍDA, DENOMINA-SE C)REGULADOR DE VOLTAGEM. A)RELÉ DE CORRENTE REVERSA. .
8 - O SUSPIRO DE UMA BATERIA CHUMBO-ÁCIDO TEM COMO FINALIDADE A)PERMITIR A EXAUSTÃO DOS GASES, COM VAZAMENTO MÍNIMO DE SOLUÇÃO. C)PROPORCIONAR ACESSO PARA TESTE DE DENSIDADE DE ELETRÓLITO. .
9 - A FINALIDADE DO ESTICADOR QUANDO ACOPLADO NO CABO DE COMANDO É D)REGULAR A TENSÃO. B)FRENAR O CABO DE COMANDO. .
10 - CONSIDERANDO-SE A SEGURANÇA, APÓS A REGULAGEM DO CABO DE COMANDO, O ESTICADOR DEVE SER A)ENGRAXADO. C)FRENADO. .
11 - O MOVIMENTO DE GUINADA É CONTROLADO PELO(S) LEME FLAPES.
12 - O FLUXO DE ELÉTRONS DE UM PONTO NEGATIVO PARA UM POSITIVO É DENOMINADO B)CORRENTE ELÉTRICA. C)CAMPO MAGNÉTICO. .
13 - O TORQUE DO PARAFUSO DE ROSCA SOBERBA DEVE SER EXERCIDO A)NA CABEÇA E PORCA, SIMULTANEAMENTE. D)PELA CABEÇA DO PARAFUSO. .
14 - QUANTO A MANUTENÇÃO DE BATERIAS DE NÍQUEL-CÁDMIO É CORRETO AFIRMAR D)PARA TRABALHAR EM BATERIAS É NECESSÁRIO USAR ÓCULOS DE PROTEÇÃO, LUVAS E AVENTAL DE BORRACHA. C)O ESTADO DE CARGA DA BATERIA É DETERMINADO ATRAVÉS DO DENSÍMETRO. .
15 - UMA BATERIA COM 4 CÉLULAS DE 1,5 VOLT LIGADAS EM SÉRIE, E OUTRA COM 6 CÉLULAS DE 1,5 VOLT LIGADAS EM PARALELO, TERÃO, RESPECTIVAMENTE, A TENSÃO DE A)6,0 E 1,5 VOLTS. B)1,5 E 1,5 VOLTS. .
16 - NUMA MISTURA DE MICRÔMETROS CADA DIVISÃO DO TAMBOR REPRESENTA A)0,001 DA POLEGADA. B)1 POLEGADA. .
17 - NO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL, O COMPONENTE QUE PROVE UM MEIO DE CORTAR O FLUXO DE COMBUSTÍVEL É O(A) B)VÁLVULA SELETORA. A)TANQUE. .
18 - NO LIQUIDÔMETRO TIPO BÓIA, DE LEITURA DIRETA, A LETRA "E" INDICA QUE O TANQUE ESTÁ A)TRÊS QUARTOS. D)VAZIO. .
19 - AS TUBULAÇÕES IDENTIFICADAS COM AS CORES LARANJA E AZUL PERTENCEM AO SISTEMA C)PNEUMÁTICO. D)DE LUBRIFICAÇÃO. .
20 - SOBRE AS CÉLULAS DAS BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO USADAS EM AERONAVES, É CORRETO AFIRMAR QUE C)SÃO CONECTADAS EM SÉRIE . D)AS PLACAS POSITIVAS SÃO FEITAS DE CHAPA POROSA, SOBRE A QUAL É DEPOSITADO HIDRÓXIDO DE NIQUEL. .
1 - AO SE EFETUAR O BALANCEAMENTO AERODINÂMICO DO ROTOR PRINCIPAL, PARA DIMINUIR A SUSTENTAÇÃO DE UMA PÁ, É NECESSÁRIO D)ENCURTAR SUA HASTE. C)ALONGAR SUA HASTE. .
2 - A SUPERFÍCIE SECUNDÁRIA DE CONTROLE DE VOO, QUE ATUA NO EIXO VERTICAL, DENOMINA-SE A)COMPENSADOR. B)LEME .
3 - UM MÉTODO DE SE DETERMINAR O REBITE A SER USADO É MULTIPLICAR A ESPESSURA DO REVESTIMENTO, POR A)SEIS, E UTILIZAR O REBITE DE DIÂMETRO LOGO ABAIXO DO VALOR ENCONTRADO. C)TRÊS, E UTILIZAR O REBITE DE DIÂMETRO LOGO ACIMA DO VALOR ENCONTRADO. .
4 - O DISPOSITIVO UTILIZADO PARA LIMITAR O CURSO DE MOVIMENTO DAS SUPERFÍCIES DE COMANDO DENOMINA-SE BATENTE C)PRENDEDOR ESPECIAL. .
5 - UM TIPO DE LIGA METÁLICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DAS ASAS É A DE B)ALUMÍNIO. C)AÇO. .
6 - A LUZ DE NAVEGAÇÃO POSICIONADA NO LADO DIREITO DA AERONAVE TEM A COR D)VERDE. ÂMBAR.
7 - O PROCEDIMENTO CORRETO PARA SE EFETUAR A PINTURA COM PISTOLA, NUMA FUSELAGEM COM REVESTIMENTO METÁLICO, É D)MANTER O SUPRIMENTO DE PRESSÃO DE AR LIVRE DE ÁGUA OU ÓLEO. C)LIMPAR A SUPERFÍCIE COM PANO E QUEROSENE, ANTES DA APLICAÇÃO. .
8 - ASSINALE, ABAIXO, O TIPO DE ASA QUE NECESSITA DE SUPORTES EXTERNOS PARA A SUA FIXAÇÃO. B)SEMI-CANTILEVER. D)CANTILEVER. .
9 - O COMPONENTE LOCALIZADO NA NACELE DO MOTOR, FEITO DE CHAPA DE AÇO OU TITÂNIO, QUE PROTEGE O RESTANTE DA AERONAVE A ALTAS TEMPERATURAS, DENOMINA-SE D)PAREDE DE FOGO. C)JANELAS DE INSPEÇÃO. .
10 - A ESTRUTURA SEMI-MONOCOQUE DE UM HELICÓPTERO É FORMADA POR A)REVESTIMENTO, CAVERNAS E LONGARINAS. D)REVESTIMENTO E CAVERNAS. .
11 - AO SE UTILIZAR UMA BOMBA DE AR LUBRIFICADA PELO ÓLEO DO MOTOR, EM UM SISTEMA PNEUMÁTICO DE DEGELO, O COMPONENTE QUE SE DEVE TER NO SISTEMA É O(A) B)SEPARADOR DE ÓLEO. C)DETECTOR MAGNÉTICO. .
12 - A MOLDAGEM DE METAIS MALEÁVEIS, ATRAVÉS DO USO DE MARTELOS, É CHAMADO DE B)GOLPEAMENTO. A)AMOLGAMENTO. .
13 - DENTRE AS ESTAÇÕES DE UMA AERONAVE, A LINHA D'ÁGUA É UMA MEDIDA DE A)ALTURA. B)LARGURA. .
14 - QUANDO É NECESSÁRIO UM MOVIMENTO ANGULAR OU DE TORÇÃO NO SISTEMA DE COMANDO DA AERONAVE, É INSTALADO UM (A) B)TUBO DE TORQUE. C)HASTE DE COMANDO. .
15 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, INDIQUE AQUELA QUE APRESENTA SUPERFÍCIES MÓVEIS DA DERIVA DE UM AVIÃO A)LEME E COMPENSADOR. C)ESTABILIZADOR HORIZONTAL E PROFUNDOR. .
16 - O MÉTODO DE CORREÇÃO DE VIBRAÇÕES EXISTENTES NOS ROTORES DE UM HELICÓPTERO É ENCONTRADO NO B)MANUAL DE MANUTENÇÃO. C)MANUAL DE VÔO. .
17 - NO TRATAMENTO TÉRMICO DE UMA PEÇA DE ASA, A MESMA TERÁ A SUA MENOR RESISTÊNCIA SE FOR EMPREGADO O PROCESSO DE A)NORMALIZAÇÃO. C)RECOZIMENTO. .
18 - SOBRE O DOPE UTILIZADO EM TECIDO DE REVESTIMENTO NA SUPERFÍCIE DAS AERONAVES, PODE-SE AFIRMAR QUE B)PROTEGE O TECIDO DA DETERIORAÇÃO PRODUZIDA PELO TEMPO OU PELA LUZ DO SOL. D)DOPES PIGMENTOS NÃO DEVEM SER APLICADOS SOBRE OS INCOLORES, POIS ISTO REDUZ A SUA RESISTÊNCIA ÁGUA. .
19 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, AS SUPERFÍCIES PRIMÁRIAS QUE FAZEM PARTE DA EMPENAGEM DE UM AVIÃO SÃO D)PROFUNDOR E LEME DE DIREÇÃO. C)FLAPE E GERADOR DE VORTEX. .
20 - O PROCESSO DE AMACIAMENTO DE UM TECIDO, ATRAVÉS DE TRATAMETNEO TÉRMICO, É CHAMADO DE C)ACETINAR. B)ENGOMAR. .
1 - NO SISTEMA DE RESFRIAMENTO DO TIPO CICLO DE AR, A QUANTIDADE DE AR A SER RESFRIADO NO TROCADOR PRIMÁRIO É CONTROLADA PELO(A) B)VÁLVULA DE DESVIO. C)COMPRESSOR CENTRÍFUGO. .
2 - NOS FREIOS DE MÚLTIPLOS DISCOS A FRENAGEM É RESULTANTE DA FRICÇÃO ENTRE OS DISCOS ROTATIVOS E OS(AS) A)PASTILHAS. D)DISCOS ESTACIONÁRIOS. .
3 - A LINHA DE COLORAÇÃO VERMELHA, SOBRE A GRADUAÇÃO DO MOSTRADOR DE ALGUNS INSTRUMENTOS, TEM A FINALIDADE DE INDICAR C)ALCANÇE MÁXIMO E MÍNIMO. D)OPERAÇÃO NORMAL. .
4 - PARA SE EVITAR QUE O ÓLEO ESPUME E ENTRE AR NA BOMBA, SÃO INCORPORADOS NO RESERVATÓRIO HIDRÁULICO OS(AS) A)VÁLVULAS DE SANGRIA. D)ALETAS DEFLETORAS. .
5 - PARA VERIFICAR CONTAMINAÇÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO, DEVE-SE A)TOMAR AMOSTRAS DO FLUIDO. D)FAZER CHECK EM SOLO. .
6 - A VISCOSIDADE DE UM FLUÍDO HIDRÁULICO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A SUA A)TEMPERATURA. PRESSÃO.
7 - QUANDO A PRESSÃO EXCEDE A UM MÁXIMO PRÉ-DETERMINADO PARA O QUAL A VÁLVULA DE ALÍVIO DE PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO FOI AJUSTADA, O FLUIDO DA LINHA DE PRESSÃO É DESCARREGADO PARA O(A) D)LINHA DE RETORNO DO RESERVATÓRIO. B)ENTRADA DA BOMBA. .
8 - PARA PERMITIR UM FLUXO LIVRE DE UM SENTIDO E IMPEDI-LO EM OUTRO, USA-SE A VÁLVULA B)UNIDIRECIONAL. C)LANÇADEIRA. .
9 - A MAIORIA DOS RESERVATÓRIOS HIDRÁULICOS É EQUIPADA COM UMA VARETA OU UM VISOR DE VIDRO MEDIDORES, COM A FINALIDADE DE A)PERMITIR A PASSAGEM DO FLUIDO PARA A ENTRADA DA BOMBA. B)VERIFICAR O NÍVEL DO FLUIDO. .
10 - O DISPOSITIVO USADO PARA LIMPAR O FLUÍDO HIDRÁULICO, PREVENINDO CONTRA PARTÍCULAS ESTRANHAS E SUBSTÂNCIAS CONTAMINANTES DE PERMANECEREM NO SISTEMA, É O(A) D)FILTRO. B)VÁLVULA DE DESVIO. .
11 - NO ORIFÍCIO DA VÁLVULA, NA RODA, POR ONDE O PNEU SEM CÂMARA É INFLADO, É SELADO CONTRA A PERDA DE AR, POR UM(A) C)ANEL VEDADOR. B)ANEL DE SELASTIC. .
12 - O CORRETO BALACEAMENTO DE UM CONJUNTO DE RODAS DE AERONAVE SE FAZ NECESSÁRIO EVITAR O(A) C)DESGASTE EM SÓ UMA ÁREA DO PNEU, ANTECIPANDO SUA SUBSTITUIÇÃO. D)DESCALIBRAGEM DA PRESSÃO DOS PNEUS. .
13 - O SISTEMA DE FREIO UTILIZADO EM PEQUENAS AERONAVES, QUE "NÃO" UTILIZA FLUIDO DO SISTEMA HIDRÁULICO PRINCIPAL DA AERONAVE, É DONOMINADO D)INDEPENDENTE. C)COM REFORÇO DE FORÇA. .
14 - O AR QUE SUPRE O SISTEMA PNEUMÁTICO DO AVIÃO É SANGRADO DO MOTOR, DA SEÇÃO B)DO COMPRESSOR. A)DA TURBINA. .
15 - EM UM SISTEMA DE FREIO INDEPENDENTE, O FREIO INSTALADO NA PERNA DE FORÇA DA RODA DIREITA É CONTROLADO PELA APLICAÇÃO DA PARTE SUPERIOR C)DO PEDAL DE DIREÇÃO DIREITO. B)DO PUNHO DE DIREÇÃO. .
17 - NO CASO DE OBSTRUÇÃO DO FILTRO DO SISTEMA HIDRÁULICO, O DISPOSITIVO QUE PERMITE A PASSAGEM DO FLUÍDO, PARA A OPERAÇÃO DO SISTEMA, DENOMINA-SE VÁLVULA D)DE DESVIO. B)SELETORA. .
18 - NOS DISPOSITIVOS DE ALARMES INCORPORADOS EM AERONAVES COM TRENS DE POUSO RETRÁTEIS, QUANDO UMA OU MAIS MANETES FOREM RECUADAS, E O TREM DE POUSO ESTIVER EM ALGUMA POSIÇÃO QUE "NÃO" SEJA "BAIXADO E TRAVADO", A LÂMPADA DE INDICAÇÃO DOS TRENS DO POUSO, ESTARÁ D)ACESA E A BUZINA SOARÁ. C)APAGADA E A BUZINA SOARÁ. .
19 - EM UM SISTEMA PNEUMÁTICO ACIONADO PELO COMPRESSOR DA AERONAVE, A VÁLVULA QUE PROTEGE O SISTEMA CONTRA A PERDA DE PRESSÃO DURANTE O CICLO DE ALIJAMENTO, DENOMINA-SE A)UNIDIRECIONAL. B)CONTROLE. .
20 - O DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO DE PROTEÇÃO USADO ONDE SE DESEJA OBTER UMA REDUÇÃO DE TAMANHO E PESO TOTAL DO CIRCUITO É O B)RELÉ. DIFERENCIAL.
1 - O MANUAL QUE APRESENTA VISTAS DETALHADAS DE UM EQUIPAMENTO É O DE D)CATÁLOGO ILUSTRADO DE PEÇAS. B)OPERAÇÃO. .
2 - SE UM RESISTOR DE 100 OHMS E UM DE 20 OHMS FOREM LIGADOS EM PARALELO AOS TERMINAIS DE UMA BATERIA DE 6V, A CORRENTE QUE PASSA PELO RESISTOR DE 20 OHMS, EM RELAÇÃO AO RESISTOR DE 100 OHMS, SERÁ B)5 VEZES MAIOR. D)2 VEZES MAIOR. .
3 - UM PLANO VERTICAL IMAGINÁRIO, A PARTIR DO QUAL TODAS AS MEDIDAS SÃO TOMADAS HORIZONTALMENTE, PARA FINS DE BALACEAMENTO COM A AERONAVE NIVELADA, DENOMINA-SE B)PLANO DE REFERÊNCIA. C)BRAÇO. .
4 - O MACETE É UMA FERRAMENTA SEMELHANTE AO MARTELO, PORÉM SUA CABEÇA É CONFECCIONADA DE D)MADEIRA. C)GRAFITE. .
5 - OS COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS SÃO CLASSIFICADOS COMO A)DETONANTES E ANTI-DETONANTES. B)VOLÁTEIS E NÃO VOLÁTEIS. .
6 - O FUSÍVEL FUNDE-SE QUANDO OCORRE EXCESSIVO FLUXO DE C)CORRENTE. D)RESISTÊNCIA. .
7 - O DISPOSITIVO QUE CONTROLA A CORRENTE DO CAMPO DE UM GERADOR, DETERMINANDO SUA VOLTAGEM DE SAÍDA, DENOMINA-SE C)REGULADOR DE VOLTAGEM. D)RETIFICADOR. .
8 - A ARRUELA FRENO É USADA D)PARA EVITAR QUE A VIBRAÇÃO AFROUXE A PORCA. C)EM ÁREAS SUJEITAS À CONDIÇÕES DE CORROSÃO. .
9 - DENTRE OS MATERIAIS ABAIXO, AQUELE QUE É NORMALMENTE EMPREGADO COMO CONDUTOR DE ELETRICIDADE É O(A) C)ALUMÍNIO. D)CERÂMICA. .
10 - O MICROORGANISMO QUE SE DESENVOLVE NAS INTERFACES ENTRE A ÁGUA E O COMBULTÍVEL É DO TIPO C)FUNGO. A)BACTÉRIA. .
11 - UMA DAS FINALIDADES DA VÁLVULA SELETORA DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL ALIMENTADO POR GRAVIDADE É SELECIONAR B)UM TANQUE EM PARTICULAR AO SISTEMA, DO QUAL O COMBUSTÍVEL SERÁ CONSUMIDO. C)A LINHA DO SISTEMA A SER USADA, EM CASO DE ENTUPIMENTO DO FILTRO. .
12 - OS ISOLANTES SÃO MATERIAIS QUE POSSUEM B)POUCOS ELÉTRONS LIVRES. C)POUCOS PRÓTONS LIVRES. .
13 - DENTRE OS CITADOS ABAIXO, O TIPO DE PUNÇÃO UTILIZADO PARA EXTRAIR PARAFUSOS QUE ALGUMAS VEZES FICAM PRESOS EM ORIFÍCIOS, É O D)TOCAPINOS. C)VASADOR. .
14 - O NÚMERO DE VEZES NO QUAL CADA CICLO OCORRE NUM INTERVALO DE TEMPO É CHAMADO DE D)FREQUÊNCIA. C)REATÂNCIA. .
15 - A COMBUSTÃO PREMATURA DEVIDO AO SUPERAQUECIMENTO DO ELETRODO DAS VELAS OU DEPÓSITOS DE CARVÃO INCANDESCENTE NA CÂMARA DE COMBUSTÃO DENOMINA-SE A)CALÇO DE VAPOR. D)PRÉ-IGNIÇÃO. .
16 - NO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL, O COMPONENTE QUE PROVE UM MEIO DE CORTAR O FLUXO DE COMBUSTÍVEL É O(A) A)VÁLVULA SELETORA. B)TANQUE. .
17 - EM UMA CHAVE COLAR, SE A EXTREMIDADE MENOR TEM 1/4", A EXTREMIDADE OPOSTA TEM D)5/16". C)3/4". .
18 - A CONDIÇÃO DE CARGA DE UMA BATERIA DE CHUMBO ÁCIDO É INDICADA PELA DENSIDADE DO ELETRÓLITO, QUE É VERIFICADA PELO USO DE UM D)DENSÍMETRO. C)VOLTÍMETRO. .
19 - UM DOS MÉTODOS PARA ASSEGURAR A FIXAÇÃO DE PARAFUSOS, PORCAS, PINOS E OUTROS ELEMENTOS DE FIXAÇÃO É A UTILIZAÇÃO DE UM ANEL DE PRESSÃO, QUE É CONFECCIONADO DE METAL TEMPERADO E É FIRMEMENTE ASSENTADO NA RANHURA POR AÇÃO DE D)MOLA. C)ATRITO. .
20 - A VÁLVULA QUE PERMITE AO COMBUSTÍVEL FLUIR AO REDOR DO ROTOR DE UMA BOMBA ACIONADA PELO MOTOR, SEMPRE QUE A MESMA ESTIVER INOPERANTE, É A DE C)DERIVAÇÃO. A)ALIJAMENTO. .
1 - UM MÉTODO DE SE DETERMINAR O REBITE A SER USADO É MULTIPLICAR A ESPESSURA DO REVESTIMENTO, POR A)TRÊS, E UTILIZAR O REBITE DE DIÂMETRO LOGO ABAIXO DO VALOR ENCONTRADO. B)TRÊS, E UTILIZAR O REBITE DE DIÂMETRO LOGO ACIMA DO VALOR ENCONTRADO. .
2 - O TIPO DE DEFEITO ESTRUTURAL PRODUZIDO PELA PANCADA DE UM OBJETO EM UMA SUPERFÍCIE METÁLICA AMASSANDO-A, DENOMINA-SE A)AMOLGAMENTO. B)BRUNIDURA. .
3 - A ESTRUTURA TUBULAR DE UM HELICÓPTERO É CONSTRUÍDA DE TUBOS DE B)AÇO CROMO MOLIBDÊNCIO. C)MAGNÉSIO. .
4 - A FINALIDADE DO AMORTECEDOR DE VIBRAÇÃO DA PERNA DE FORÇA DA RODA DO NARIZ É A)EVITAR A VIBRAÇÃO DA RODA, DURANTE O TÁXI, POUSO E DECOLAGEM. C)ELIMINAR A VIBRAÇÃO EM VOO, ESTANDO A RODA BAIXADA E DESTRAVADA. .
5 - PARA SE PREVENIR A FORMAÇÃO DE GELO NO TRANSMISSOR DE AVISO DE ESTOL, O MÉTODO DE CONTROLE USADO É O A)ELÉTRICO. B)QUÍMICO. .
6 - A INSPEÇÃO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS É UM MÉTODO DE DETECTAR FRATURAS INVISÍVEIS E OUTROS DEFEITOS, EM B)MATERIAIS FERRO-MAGNÉTICOS. C)PÁRA-BRISAS. .
7 - A SUPERFÍCIE DE COMANDO QUE CONTROLA O MOVIMENTO DE GUINADA É O B)LEME DE DIREÇÃO. C)FLAPE. .
8 - ASSINALE, ABAIXO, O TIPO DE ASA QUE NECESSITA DE SUPORTES EXTERNOS PARA A SUA FIXAÇÃO. A)SEMI-CANTILEVER. B)SEMI-ESCAMOTEÁVEL. .
9 - OS COMPONENTES ESTRUTURAIS QUE DÃO O FORMATO AERODINÂMICO AO ESTABILIZADOR VERTICAL, SÃO OS(AS) A)NERVURAS. B)CAVERNAS. .
11 - O TRATAMENTO TÉRMICO DO AÇO ONDE SE VISA AUMENTAR A PORCENTAGEM DE CARBONO COM ELEMENTOS SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO, DENOMINA-SE B)CEMENTAÇÃO. A)RECOZIMENTO. .
12 - A MISTURA MECÂNICA DE UM VEÍCULO E UM PIGMENTO É CONHECIDA COMO B)TINTA. C)CORANTE. .
13 - NO CASO DE INCÊNDIO NO CONJUNTO DE FREIO, DEVE-SE COMBATÊ-LOS COM C)PÓ QUÍMICO. A)ESPUMA. .
14 - AS INSTRUÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DE REPAROS ESTRUTURAIS DAS AERONAVES SÃO DELINEADAS PELO D)FABRICANTE. C)OPERADOR. .
15 - A AÇÃO DE SE BANHAR O TECIDO EM SOLUÇÃO QUENTE DE SODA CÁUSTICA, PARA AQUISIÇÃO DE MAIOR RESISTÊNCIA E BRILHO, DENOMINA-SE D)MERCERIZAR. C)INGOMAR. .
16 - O GELO PODE SER CONTROLADO NOS BORDOS DE ATAQUE DAS ASAS PELO(S) MÉTODO(S) DE AQUECIMENTO B)PNEUMÁTICO E TÉRMICO. C)ELÉTRICO E POR ÁLCOOL. .
17 - QUANDO É NECESSÁRIO UM MOVIMENTO ANGULAR OU DE TORÇÃO NO SISTEMA DE COMANDO DA AERONAVE, É INSTALADO UM (A) D)TUBO DE TORQUE. C)AMORTECEDOR. .
18 - O TIPO DE FLAPE QUE COMPLETA O AEROFÓLIO DA ASA, NO BORDO DE FUGA DA MESMA, E DEFLEXIONA-SE PARA BAIXO A FIM DE AUMENTAR A CURVATURA DO PERFIL, É DENOMINADO FLAPE B)SIMPLES. C)COM FENDA. .
19 - O TRATAMENTO TÉRMICO QUE REDUZ A FRAGILIDADE CONFERIDA PELA TÊMPERA E A DUREZA DO AÇO, DA MESMA FORMA QUE INTRODUZ CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DEFINIDAS,DENOMINA-SE B)REVENIMENTO. D)CARBONETAÇÃO. .
20 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, AS SUPERFÍCIES PRIMÁRIAS QUE FAZEM PARTE DA EMPENAGEM DE UM AVIÃO SÃO D)PROFUNDOR E LEME DE DIREÇÃO. B)FLAPE E GERADOR DE VORTEX. .
1 - A UNIDADE SENSÍVEL DE UM INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA, DENOMINA-SE C)DIAFRAGMA. B)TUBO DE VENTURI. .
2 - OS CONJUNTOS DE FREIOS USADOS, NORMALMENTE, EM AERONAVES PESADAS, SÃO DO TIPO B)ROTOR SEGMENTADO. C)MONO DISCO. .
3 - AS ALETAS E/OU DEFLETORES SÃO INCORPORADOS INTERNAMENTE EM ALGUNS RESERVATÓRIOS EM LINHA, A FINALIDADE DE A)MANTER O FLUIDO LIVRE DE MOVIMENTOS. C)PREVENIR O EXCESSO DE FLUIDO, DURANTE O RECOMPLETAMENTO. .
4 - ALGUNS MODELOS DE AERONAVES UTILIZAM UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO A GÁS COMPRIMIDO DO TIPO GÁS FREON. ESTE SISTEMA É CHAMADO DE A)SUPERCARREGADOR DO TIPO "ROOTS". B)CICLO DE VAPOR. .
5 - OS FLUIDOS HIDÁULICOS DE BASE MINERAL APRESENTAM A COLORAÇÃO C)VERMELHA. B)VERDE. .
6 - O CONJUNTO DE FREIO MAIS USADO NOS AVIÕES MODERNOS DE TRANSPORTE É O DO TIPO D)DISCO MULTIPLO. C)DISCO. .
7 - O COMPONENTE QUE TEM A FINALIDADE DE PERMITIR A SAÍDA DO EXCESSO DE AR, ATRAVÉS DE ABERTURAS NAS PARTES PRESSURIZADAS DA AERONAVE, DENOMINA-SE D)VÁLVULA DE SAÍDA DE FLUXO. B)DUCTO DE AR. .
8 - NOS INSTRUMENTOS ONDE OS LIMITES DE OPERAÇÃO SÃO PINTADOS NO VIDRO DO MOSTRADOR, PARA EVIDENCIAR O SEU DESLOCAMENTO, DEVIDO A UMA POSSÍVEL VIBRAÇÃO, UTILIZA-SE UM(A) B)MARCA DE REFERÊNCIA, PINTADA ENTRE O VIDRO E A CAIXA DO INSTRUMENTO. A)FURO DE ALÍVIO NOS VIDROS DOS INSTRUMENTOS. .
9 - OS SULCOS, NOS PNEUS DAS AERONAVES, TÊM COMO FINALIDAE A)ISOLAR A CARCAÇA DO CALOR DOS FREIOS. D)EVITAR QUE O PNEU DESLIZE NUMA PISTA MOLHADA. .
10 - NO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO, O TRANSCEPTOR COMPORTA, SIMULTAMENAMENTE, O D)RECEPTOR E TRANSMISSOR. A)CONVERSOR E RECEPTOR. .
11 - O ELEMENTO DE UM FILTRO DO TIPO MICRÔNICO UTILIZADO NO SISTEMA NO SISTEMA HIDRÁULICO É FABRICADO DE A)PAPEL ESPECIALMENTE TRATADO. B)FILTRO. .
12 - COMPARANDO-SE COM OUTROS TIPOS DE BOMBAS HIDRÁULICAS, DO TIPO PISTÃO TEM A VANTAGEM DE C)DESENVOLVER PRESSÕES MAIS ALTAS. B)PRODUZIR GRANDE VOLUME E BAIXA PRESSÃO. .
13 - NO CASO DE OBSTRUÇÃO DO FILTRO DO SISTEMA HIDRÁULICO, O DISPOSITIVO QUE PERMITE A PASSAGEM DO FLUÍDO, PARA A OPERAÇÃO DO SISTEMA, DENOMINA-SE VÁLVULA A)DE DESVIO. C)SELETORA. .
14 - A COLORAÇÃO DO FLUÍDO HIDRÁULICO DE BASE MINERAL É B)VERMELHA. A)VERDE. .
15 - NOS DISPOSITIVOS DE ALARMES INCORPORADOS EM AERONAVES COM TRENS DE POUSO RETRÁTEIS, QUANDO UMA OU MAIS MANETES FOREM RECUADAS, E O TREM DE POUSO ESTIVER EM ALGUMA POSIÇÃO QUE "NÃO" SEJA "BAIXADO E TRAVADO", A LÂMPADA DE INDICAÇÃO DOS TRENS DO POUSO, ESTARÁ D)ACESA E A BUZINA SOARÁ. C)APAGADA E A BUZINA NÃO SOARÁ. .
16 - EM UM SISTEMA PNEUMÁTICO ACIONADO PELO COMPRESSOR DO MOTOR DA AERONAVE, O SOLENÓIDE DA VÁLVULA DE ALIJAMENTO DA CONDENSAÇÃO É ENERGIZADO E DESENERGIZADO POR UM A)INTERRUPTOR DE PRESSÃO. B)INDICADOR DE PRESSÃO. .
17 - AS SAPATAS E O TAMBOR SÃO COMPONENTES DO SISTEMA DE FREIOS, CUJO FUNCIONAMENTO É A)HIDRÁULICO. B)MECÂNICO. .
18 - NO ORIFÍCIO DA VÁLVULA, NA RODA, POR ONDE O PNEU SEM CÂMARA É INFLADO, É SELADO CONTRA A PERDA DE AR, POR UM(A) C)ANEL VEDADOR. B)JUNTA DE VEDAÇÃO. .
19 - EM CIRCUITOS ESPECIAIS, ONDE É NECESSÁRIO UM MATERIAL COM ALTA CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA, É USADO(A) O(A) D)PRATA. B)COBRE. .
20 - O TACÔMETRO DE INDICAÇÃO MECÂNICA RECEBE INFORMAÇÃO DO MOTOR, ATRAVÉS DE UM(A) C)EIXO FLEXÍVEL. D)GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA. .
1 - NUM EQUIPAMENTO QUE FREQUENTEMENTE É REMOVIDO, DEVE-SE UTILIZAR PORCA A)TIPO BORBOLETA. B)AUTO FRENO. .
2 - O CÓDIGO DE CORES, A FAIXA QUE INDICA TOLERÂNCIA DO VALOR ÔHMICO DO RESISTOR É A C)QUARTA. D)TERCEIRA. .
3 - O TAMANHO DO ALICATE É DETERMINADO PELO SEU COMPRIMENTO C)TOTAL. D)DO CABO. .
4 - A PARTE DE UM TRANSFORMADOR QUE RECEBE ENERGIA ELÉTRICA, POR INDUÇÃO, DO ENROLAMENTO PRIMÁRIO É O(A) D)ENROLAMENTO SECUNDÁRIO. C)ÍMÃ PERMANENTE. .
5 - É CHAMADO DE "VERNIER" DO PAQUÍMETRO A ESCALA MARCADA NO C)CURSOR. D)TENSOR. .
6 - O COMPONENTE DE UM GERADOR, QUE CONSISTE DE BOBINAS ENROLADAS EM UM NÚCLEO DE FERRO E UM COLETOR, DENOMINA-SE C)INDUZIDO. B)COLETOR. .
7 - NUM MICRÔMETRO, SE A LEITURA FOR DE 4MM NA BAINHA, DE 0,45MM NO TAMBOR E DE 0,003MM NO VERNIER, A LEITURA FINAL SERÁ DE A)4,453 MILÍMETROS. B)0,853 MILÍMETROS. .
8 - SOBRE O COMBUSTÍVEL DE OCTANAGEM 115/145, É CORRETO AFIRMAR QUE POSSUI O GRAU D)115 PARA A MISTURA POBRE E 145 PARA A MISTURA RICA. B)115 PARA A MISTURA RICA E 145 PARA A MISTURA POBRE. .
9 - UMA AERONAVE BALANCEADA E SUSPENSA POR UM PONTO IMAGINÁRIO IDEAL, DENOMINA-SE D)CENTRO DE GRAVIDADE. C)MOMENTO. .
10 - A COR QUE IDENTIFICA AS LINHAS DE COMBUSTÍVEL DAS AERONAVES É A C)VERMELHA. B)AMARELA. .
11 - SOBRE PARAFUSOS, É CORRETO AFIRMAR QUE OS DO TIPO C)BOLT SÃO USADOS QUANDO A FIRMEZA É UM FATOR IMPORTANTE. D)BOLT E OS DO TIPO SCREW TÊM CAPACIDADES IDÊNTICAS QUANTO À FIRMEZA. .
12 - O TIPO DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL QUE, POR SUA FORMA, REDUZ O PESO ESTRUTURAL E TEM MAIOR ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO DO COMBUSTÍVEL É O B)INTEGRAL. C)DE BORRACHA SINTÉTICA. .
13 - AO CONJUNTO COSSINETE E DESANDADOR DÁ-SE O NOME DE C)TARRAXA. A)TAMBOR. .
14 - EM UM CIRCUITO PARALELO, QUANTO MENOR FOR A RESISTÊNCIA TOTAL DO CIRCUITO B)MAIOR SERÁ A CORRENTE TOTAL DO CIRCUITO. A)MAIOR SERÁ A TENSÃO APLICADA. .
15 - SEGUNDO O PADRÃO INTERNACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO DE INCÊNDIOS, OS COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS RECEBEM A LETRA D)B. B)A. .
16 - A PARTE DA LIMA ONDE SE FIXA O CABO DENOMINA-SE B)ESPIGA. A)BORDA. .
17 - A MENOR MEDIDA QUE PODE SER VERIFICADA, EM POLEGADAS, COM UM PAQUÍMETRO, É A DE C)1/128. A)1/32. .
18 - A TENSÃO NO SECUNDÁRIO DE UM TRANSFORMADOR É DE 240 V, TENDO-SE 250 ESPIRAS NO SEU ENROLAMENTO PRIMÁRIO E 500 ESPIRAS NO SECUNDÁRIO, A TENSÃO APLICADA NO PRIMÁRIO SERÁ DE B)120 V. A)125 V. .
19 - A OPOSIÇÃO AO FLUXO DE CORRENTE, QUE AS INDUTÂNCIAS PROPORCIONAM NUM CIRCUITO, É CHAMADA DE B)REATÂNCIA INDUTIVA. A)CAPACITÂNCIA. .
20 - AS ASAS ENFLECHADAS AJUDAM NA ESTABILIDADE B)DIRECIONAL. A)TRANSVERSAL. .
1 - UMA CORROSÃO INTERGRANULAR ACENTUADA PODE CAUSAR AO METAL C)EXFOLIAÇÃO. D)FADIGA. .
2 - UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE ANTI-CORROSÃO NO AÇO É O NÍQUEL CARBONO.
3 - O PRODUTO UTILIZADO PARA ESTICAR UM TECIDO DE REVESTIMENTO DE AERONAVES E FAZÊ-LO HERMÉTICO E À PROVA D'ÁGUA, É DENOMINADO DOPE B)FIBRA DE VIDRO. .
4 - OS "SLATS" ESTENDIDOS PRODUZEM, NO AVIÃO A)MENOR ÂNGULO DE ATAQUE. C)MAIOR SUSTENTAÇÃO. .
5 - O TIPO DE FLAPE QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE SE DEFLEXIONA PARA BAIXO, TAMBÉM SE DESLOCA PARA TRÁS, RESULTANDO NUM AUMENTO DA ÁREA DA ASA, DENOMINA-SE D)FOWLER. C)COM FENDA. .
6 - EM UMA AERONAVE DE PEQUENO PORTE, QUANDO UM AILERON MOVE-SE PARA AUMENTAR A SUSTENTAÇÃO NAQUELA ASA, O AILERON DA OUTRA ASA MOVE-SE PARA C)CIMA, REDUZINDO A SUSTENTAÇÃO. B)BAIXO, AUMENTANDO A SUSTENTAÇÃO. .
7 - NO TESTE DE TENSÃO DE UM TECIDO NÃO DOPADO A DETERIORAÇÃO MÁXIMA PERMISSÍVEL PARA QUE O TECIDO SEJA CONSIDERÁVEL AERONAVEGÁVEL É DE D)30%. B)50%. .
8 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, INDIQUE O CORRETO PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE REPARO ESTRUTURAL NAS CHAPAS DE METAL B)É REDUZIDA A POSSIBILIDADE DE RACHADURAS QUE SE INICIAM NAS ARESTAS DOS CORTES, AO SE FAZER CORTES CIRCULARES OU OVAIS. C)A CHAPA DO REPARO DEVE POSSUIR A SEÇÃO TRANSVERSAL MENOR QUE A SEÇÃO DANIFICADA. .
9 - OS FREIOS AERODINÂMICOS SÃO INSTALADOS NO(A) C)ASA. B)ESTABILIZADOR HORIZONTAL. .
10 - DENTRE OS MAIORES ESTRESSES ESTRUTURAIS OS QUAIS TODAS AS AERONAVES ESTÃO SUJEITAS, AQUELE QUE IDENTIFICA A RESISTÊNCIA À FORÇA QUE TENDE A ESTICAR A AERONAVE DENOMINA-SE D)TENSÃO. B)COMPRESSÃO. .
11 - OS PLÁSTICOS TERMO-ENDURECIDOS ENRIJECEM QUANDO SÃO A)AQUECIDOS E, SE REAQUECIDOS, NÃO AMOLECEM. B)RESFRIADOS E, SE REAQUECIDOS, NÃO AMOLECEM. .
12 - O SISTEMA DE DETECÇÃO DE FOGO QUE UTILIZA O CROMEL E O CONSTANTAN COMO ELEMENTOS DENOMINA-SE C)PAR TÉRMICO. B)INTERRUPTOR TÉRMICO. .
13 - UM HELICÓPTERO DE CONFIGURAÇÃO SIMPLES, O ESTABILIZADOR HORIZONTAL LOCALIZA-SE NA SEÇÃO C)TRASEIRA. B)CENTRAL. .
14 - EM UM SISTEMA DE EXTINÇÃO DE FOGO QUE UTILIZA GARRAFAS DE DIÓXIDO DE CARBONO E QUE SÃO EQUIPADAS COM TUBOS SIFÃO, ESTES TÊM A FINALIDADE DE A)TORNÁ-LAS À PROVA DE ESTILHAÇAMENTO. D)TRANSPORTAR CO2 PARA O BICO DE DESCARGA NO ESTADO LÍQUIDO. .
15 - O ESTRESSE QUE RESISTE À FORÇA QUE TENDE A FAZER COM QUE UMA CAMADA DO MATERIAL DESLIZE SOBRE UMA CAMADA ADJACENTE É CHAMADO DE C)CISALHAMENTO. B)COMPRESSÃO. .
16 - O DISPOSITIVO USADO NOS SISTEMAS DE COMANDO DE VOO, COM A FINALIDADE DE AJUSTAR A TENSÃO DOS CABOS, DENOMINA-SE B)ESTICADOR. A)CONECTOR. .
17 - CONSIDERANDO-SE QUE A LINHA DATUM NO NARIZ DA AERONAVE, A ESTAÇÃO 137 ESTÁ LOCALIZADA A 137 D)POLEGADAS ATRÁS DO NARIZ DA AERONAVE. B)CENTÍMETROS ATRÁS DO NARIZ DA AERONAVE. .
18 - EM UM EQUIPAMENTO PARA SOLDAGEM E OXIACETILENO, ONDE HÁ A UNIDADE MISTURADORA DO OXIGÊNIO E DO ACETILENO NA PROPORÇÃO IDEAL PARA A SOLDAGEM, DENOMINA-SE C)MAÇARICO. D)REGULADOR E PRESSÃO. .
19 - NAS RODAS DE FLANGE REMOVÍVEL, OS ROLAMENTOS SÃO DO TIPO B)ROLETES CÔNICOS. C)ENGRENAGENS HELICOIDAIS. .
20 - APÓS UM POUSO DURO OU UMA CARGA DE VOO ANORMAL, PARA ASSEGURAR QUE OS COMPONENTES NÃO ESTEJAM TORCIDOS E OS ÂNGULOS PERMANEÇAM DENTRO LIMITES ESPECIFICADOS, VERIFICA-SE O(A) D)DIEDRO E ÂNGULO DE INCIDÊNCIA. A)BALACEAMENTO ESTÁTICO E DINÂMICO. .
1 - NA CONSTRUÇÃO DE UM RELÉ, EMPREGA-SE BOBINA COM NÚCLEO DE C)FERRO. A)COBRE. .
2 - O INSTRUMENTO GIROSCÓPIO EM MONTAGEM SEMI-RÍGIDA POSSUI D)DOIS GRAUS DE LIBERDADE E UM ANEL GUIMBAL. C)DOIS GRAUS DE LIBERDADE E DOIS ANÉIS GUIMBAL. .
3 - O REGULADOR DE PRESSÃO, QUANDO SOFRE A PRESSÃO MÁXIMA PARA A QUAL ESTÁ REGULADO, ENVIA A PRESSÃO EXCEDENTE DA BOMBA, PARA A)O RESERVATÓRIO. D)FORA DO SISTEMA, ATRAVÉS DO DRENO. .
4 - AS ALETAS E OS DEFLETORES EXISTENTES NO INTERIOR DOS RESERVATÓRIOS ABERTOS PARA A ATMOSFERA, TÊM A FINALIDADE DE MANTER O FLUÍDO HIDRÁULICO A)LIVRE DE MOVIMENTOS. D)SEM A PRESENÇA DE MATERIAL ESTRANHO. .
5 - O ÓLEO HIDRÁULICO É USADO PARA TRANSMITIR E DISTRIBUIR POTÊNCIA AS UNIDADES A SEREM ACIONADAS, PORQUE POSSUI, PARA TAL, A PROPRIEDADE DENOMINADA B)INCOMPRESSIBILIDADE. C)VOLATIBILIDADE. .
6 - É CORRETO AFIRMAR QUE, COMO AUXÍLIO NO CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO A)AS LINHAS HIDRÁULICAS E OS CONECTORES DEVEM SER ENCERRADOS, LOGO APÓS A DESCONEXÃO. B)O FLITRO DO TIPO MICRÔNICO NÃO NECESSITA DE MANUTENÇÃO, POR POSSUIR VÁLVULA DE DESVIO. .
7 - PARA PERMITIR UM FLUXO LIVRE DE UM SENTIDO E IMPEDI-LO EM OUTRO, USA-SE A VÁLVULA SELETORA UNIDIRECIONAL.
8 - O CILINDRO ATUADOR É UM COMPONENTE DO SISTEMA HIDRÁULICO QUE TEM A FINALIDADE DE C)TRANSFORMAR A ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO HIDRÁULICA EM FORÇA MECÂNICA. D)AMORTECER AS OSCILAÇÕES DE PRESSÃO CAUSADAS PELO ESFORÇO DA BOMBA. .
9 - CONTRA A ENTRADA DE MATERIAL ESTRANHO DURANTE O ABASTECIMENTO, MUITOS RESERVATÓRIOS HIDRÁULICOS INCORPORAM A)FILTRO NO BOCAL DE ENCHIMENTO. B)DEFLECTORES INTERNOS. .
10 - UM MOTOR HIDRÁULICO TRANSFORMA ENERGIA HIDRÁULICA EM ENERGIA D)MECÂNICA. C)PNEUMÁTICA. .
11 - NO SISTEMA DE FREIO INDEPENDENTE, O PISTÃO DO CILINDRO-MESTRE RETORNA PARA A POSIÇÃO DE REPOUSO, SOB AÇÃO DO(A) A)PRESSÃO DE ÓLEO. C)MOLA. .
12 - EM UM CIRCUITO EM SÉRIE, SENDO A VOLTAGEM DA BATERIA 24 VOLTS E TENDO AS TRÊS RESISTÊNCIAS OS VALORES DE 3,4 E 5 OHMS, A CORRENTE NO CIRCUITO SERÃO DE A)2,0 AMPERES. C)1,0 AMPERES. .
13 - EM UM SISTEMA DE CICLO DE AR, O COMPONENTE USADO NO SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR DA CABINE, PARA REMOVER A UMIDADE EXCESSIVA DO AR, DENOMINA-SE A)SEPARADOR DE ÁGUA. D)TROCADOR DE CALOR PRIMÁRIO. .
14 - O EXCESSIVO DESGASTE EM TODA A PARTE CENTRAL DA BANDA DE ROLAGEM DE UM PNEU INDICA QUE O(A) A)PRESSÃO USADA NO PNEU É ACIMA RECOMENDADO. B)PRESSÃO USADA NO PNEU É ABAIXO DO RECOMENDADO. .
15 - A FINALIDADE DA VÁLVULA DE ALÍVIO DE PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO É A)ASSEGURAR O SISTEMA QUANTO À PRESSÃO EXCESSIVA. B)DRENAR TODO O ÓLEO DO SISTEMA DURANTE A MANUTENÇÃO. .
16 - NOS FUROS FEITOS EM NERVURAS E CARVENAS, COM O INTUITO DE REDUZIR O PESO, PARA FORTALECER A ÁREA DA QUAL O MATERIAL FOI REMOVIDO, SÃO GERALMENTE FEITOS(AS) C)FLANGES AO REDOR DOS FUROS. B)APLICAÇÃO DE FIBRAS DE VIDRO PARA PREENCHER OS FUROS. .
17 - OS TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA DE CICLO DE AR SÃO REFRIGERADOS POR A)AR DE IMPACTO. B)GÁS NATURAL. .
18 - O FREIO INSTALADO NA PERNA DE FORÇA DA RODA ESQUERDA É CONTROLADO PELA APLICAÇÃO DA PARTE SUPERIOR A)DO PEDAL DE DIREÇÃO ESQUERDO. B)DE AMBOS OS PEDAIS. .
19 - AS TUBULAÇÕES DO SISTEMA DE OXIGÊNIO, UTILIZADAS PARA RESISTIR A ALTAS PRESSÕES, SÃO FEITAS DE LIGA DE C)COBRE. B)ALUMÍNIO. .
20 - A VÁLVULA UNIDIRECIONAL EM LINHA DO TIPO ORIFÍCIO POSSUI GERALMENTE GRAVADA EM SEU CORPO A)DUAS SETAS APONTANDO A DIREÇÃO DO FLUXO RESTRITO E IRRESTRITO. D)UMA SETA APONTANDO A DIREÇÃO DE SAÍDA DO FLUXO RESTRITO. .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.