Modelagem de Dados

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Modelagem de Dados

Description:
Modelagem de Dados

Author:
AVATAR

Creation Date:
10/05/2019

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Analise as sentenças abaixo verificando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a alternativa quecorresponde ao resultado de sua análise. I - Os bancos de dados representam um repositório de dados, cujas definições são denominadas por metadados. II - O conceito chamado de abstração de dados refere-se ao processo que se dá pelos programas a ter que solicitaros dados para o SGBD. III - Os bancos de dados não permitem acesso simultâneo para que não aconteça uma inconsistência dos dados.Cada usuário deverá acessar um dado exclusivamente, independente se para leitura ou gravação. Estão corretas as sentenças II e III. Está correta somente a sentença I. Estão corretas as sentenças I e III. Estão corretas as sentenças I e II. Estão corretas as sentenças I, II e III.
Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados possuem propriedades fundamentais que determinam o sucesso dequalquer projeto de desenvolvimento. Marque a alternativa correta que NÃO indica um benefício da propriedade INDEPENDÊNCIA DOS DADOS. padroniza as estruturas de dados relacionadas ao banco de dados. garante a incidência da redundância dos dados. facilita a manutenção do sistema. provê ao programador facilidade no desenvolvimento dos programas. facilita o desenvolvimento de novos sistemas.
Comitê de Planejamento e Exigência de Padrões (SPARC) do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI), emmeados de 1970, elaborou uma estrutura cujo objetivo era auxiliar a fase de modelagem de banco de dados baseando-se em diversos níveis de abstração de dados. A arquitetura (ANSI/SPARC) considera apenas três níveis de abstração de dados, o externo, conceitual e interno. Assinale a opção que apresenta a correta sequência dos itens: (1) Modelo Externo, (2) Modelo Conceitual e (3) Modelo Interno. ( ) Considera o cenário do ambiente de dados de todos os tipos de usuários, porém, em especial, os usuários finais.Ou seja, Descreve a visão da base de dados de um grupo de usuários da base de dados. Cada visão descreve, em particular, cada parte da base de dados que um grupo está interessado e esconde resto da base de dados. ( ) Descreve a estrutura de armazenamento físico da base de dados, usa modelo de dados físico e descreve todos os detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acesso à base de dados. Ou seja, ele está ligado diretamente com a tecnologia do SGBD a ser utilizado. ( ) Permite uma abrangente abstração do banco de dados, simplesmente por proporcionar a integração de todas as visões externas (entidade, relacionamentos e, eventuais restrições de domínio e ou referencial) em uma visão única de todos os dados manipulados pela empresa. Ou seja, Descreve a estrutura de toda a base de dados, é uma descrição global da base de dados que omite detalhes da estrutura de armazenamento físico e concentra na descrição de entidades, tipos de dados relacionamentos e restrições 1-3-2 3-2-1 2-3-1 2-1-3 1-2-3.
Em um documento que registra requisitos de informação, o seguinte trecho foi encontrado: "Sobre os clientes é necessário saber o seu código, o seu CNPJ, o seu endereço (rua, numero, complemento) e um ou mais telefones de contato." Dado isso, marque a alternativa CORRETA. O endereço é modelado como um atributo simples. O CNPJ deveria ser modelado como um atributo obrigatório, mas não único. O CNPJ é um exemplo de atributo multivalorado. O código é, nesse caso, um atributo identificador. O código é um atributo opcional.
No modelo entidade relacionamento não é possível expressar relacionamentos entre relacionamentos. Uma das soluções é a transformação de um conjunto de relacionamentos em conjunto de entidades. Esse mecanismo é chamado de: Normalização Generalização Total Especialização Generalização Parcial Agregação.
Quando o atributo chave primária de uma entidade é exportado para outra entidade geram-se: views chaves primárias duplicadas agregações erros chaves estrangeiras.
Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. João Paulo, um dos sócios da loja e que já trabalhou diversos anos com banco dedados (BD) está projetando o BD que será utilizado pelo sistema de venda da loja que também será desenvolvido. Francisco é o primeiro funcionário contratado para trabalhar na loja. Vanessa e Janaína prestarão serviços à loja. A interação entre os quatro será fundamental para a construção e manutenção do bom funcionamento do sistema de venda. Janaína dará continuidade a todo o trabalho realizado por João Paulo, enquanto Vanessa também precisará interagir bem com ambos (João Paulo e Janaína). Já Francisco precisará de um treinamento dado por Vanessa. Assinale abaixo qual a alternativa indica corretamente quais tipos de usuários de banco de dados sãoFrancisco, Vanessa e Janaína, respectivamente: Usuário Final, Programador de Aplicações e Administrador Banco de Dados. Programador de Aplicações, Usuário Final e Administrador de Banco de Dados. Usuário Final, Administrador Banco de Dados e Programador de Aplicações. Administrador de Banco de Dados, Programador de Aplicações e Usuário Final. Programador de Aplicações, Administrador de Banco de Dados e Usuário Final.
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados é conjunto complexo de software que deve prover um conjunto básicode funcionalidades, dentre elas a capacidade de permitir que haja evolução na descrição dos dados da empresa,sem que os sistemas ou aplicações tenham que ser alterados. Esta funcionalidade refere-se: Independência de Dados Restrições de Acessos Redundância de Dados Compartilhamento de Dados Restrições de Integridade.
A Modelagem conceitual e lógica de dados é um conjunto de definições que descrevem a estrutura de um banco dedados que reflete situações do mundo real, como tipo de dados, relacionamentos e restrições sobre esses dados.Assinale a alternativa que contém conceitos presentes em um modelo de dados de alto nível. Pastas,arquivos e permissões. Registro, tupla e caminho de acesso. Entidades, relacionamentos e atributos. Classes, objeto e herança. Esquemas, instâncias e Objetos.
Um atributo para ser identificador dever ser classificado como: Único e Obrigatório Composto e monovalorado Não único e simples Único e opcional Composto e Obrigatório.
A afirmação: "um empregado trabalha em um e apenas um departamento e em um departamento trabalham nenhum ou vários empregados", mostra que as cardinalidades de empregado para departamento e de departamento para empregado são respectivamente: (0,1) e (1,N) (1,1) e (0,N) (0,N) e (0,1) (1,1) e (1,N).
Na confecção de Modelo de Entidade e Relacionamento, não é permitido o relacionamento entre relacionamentos.Mas, existe um elemento qual os relacionamentos são tratados como entidades de mais alto nível, permitindo estetipo de relacionamento. O elemento o qual o texto se refere é uma ? Entidade Fraca. Especialização. Generalização Parcial. Agregação. Generalização.
A especificação de chaves estrangeiras para atributos de uma tabela R em relação a ela própria é umacaracterística necessária nos SGBD para a tradução de diagramas ER que contêm: auto-relacionamentos. estruturas de generalização; estruturas de especialização; atributos multi-valorados; dependências funcionais circulares;.
A arquitetura ANSI/SPARC de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) divide-se nos níveis físico, conceitual e lógico externo, conceitual e interno físico, indexador e recuperador externo, lógico e recuperador interno, indexador e lógico.
Com relação às características de um SGBD, o compartilhamento de dados: permite que usuários diferentes utilizem o dado ao mesmo tempo. permite que aplicações diferentes utilizem o dado com conceitos diferentes permite que um dado seja dividido pelas aplicações. permite que usuários diferentes utilizem o dado com conceitos diferentes. permite que usuários diferentes utilizem o dado em tempos diferentes.
O Diagrama Entidade-Relacionamento, proposto por P. Chen, é uma ferramenta tipicamente utilizada para aelaboração do seguinte modelo de dados: Externo Lógico Físico Interno Conceitual.
Durante a modelagem de um sistema de controle de funcionários, foram levantadas as diversas informações,dentre elas: Um funcionário pode possuir vários dependentes, o qual é necessário identificar o seu nome e o grau de parentesco. Já por sua vez o dependente só pode pertencer a um funcionário. Para o funcionário é preciso armazenar seu nome, endereço, telefone, CPF e data de admissão. Sabe-se que um dependente só existe para a empresa enquanto o funcionário existir. Sendo assim, em relação a Dependente é correto afirmar: Dependente é uma entidade Forte. Dependente é uma entidade fraca. Dependente é um atributo de relacionamento. Dependente é um atributo composto da Entidade Funcionário. Dependente é um atributo multivalorado.
Uma das propriedades do diagrama entidade- relacionamento é manter informações sobre a associação(relacionamento) entre objetos. Considere uma situação em que pessoas são representadas por uma entidade, e casamentos são representados por um relacionamento. Nesse caso, o relacionamento de casamentos constituirá um exemplo de .. entidade associativa. autorrelacionamento. relacionamento ternário. cardinalidade especialização.
A afirmação: "A receita federal classifica os contribuinte como pessoas físicas ou jurídicas". Seria convenientementerepresentada em uma estrutura de: Agregação entre contribuintes e receita federal. Relacionamento ternário entre contribuinte, pessoa física e pessoa jurídica. Generalização/Especialização total e exclusiva. Agregação entre pessoa física e pessoa jurídica. Generalização/Especialização parcial com superposição.
A especificação de chaves estrangeiras para atributos de uma tabela R em relação a ela própria é uma característicanecessária nos SGBD para a tradução de diagramas ER que contêm: dependências funcionais circulares; atributos multi-valorados; estruturas de generalização; auto-relacionamentos. estruturas de especialização;.
Sabe-se que todo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) possui características principais. Marque a alternativa que define a característica que se trata da existência de um catálogo que armazena as informações chamadas metadados. Compartilhamento de dados e processamento de transações de multiusuários. Suporte para as múltiplas visões de dados. Natureza auto descritiva. Modelagem representativa da natureza do negócio. Isolamento entre os programas e os dados e abstração de dados.
Relativo ao Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD), assinale a alternativa incorreta Um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dadosé denominado Sistema de Gestão de Bases de Dados, (SGBD). Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistemade Gestão de Bases de Dados (SGBD). Existem muito tipos diferentes de SGBD, podendo ir de pequenos sistemas que funcionam emcomputadores pessoais a sistemas de grande porte que estão associados a mainframes. Os dados e sua respectiva descrição são armazenados na base e gerenciados pelo SGBD. Um SGBD para funcionar precisa obrigatoriamente de um Banco de Dados instalado, e a recíproca é verdadeira.
A vantagem do SGBD, responsável por evitar que dados repetidos sejam armazenados no sistema, consumindo deforma ineficiente os recursos de armazenamento, chama-se: Controle de acesso mais especializado. Compartilhamento de Dados e Transações. Controle de Redundância. Suporte a Visões. Independência entre operação e programa.
O conceito que permite ao SGBD dispor de recursos que possibilite selecionar a autoridade de cada usuário é: controle de acesso controle de integridade controle de redundância compartilhamento de dados independência de dados.
No Modelo Entidade Relacionamento, podemos definir Entidade como: A quantidade de instâncias da entidade ligada a outra entidade ou a ela mesma Unidade de representação dos objetos do mundo real com características semelhantes Um foto da entidade em um dado momento O processo de conversão dos objetos do mundo real para o virtual A representação da estrutura de uma entidade.
A arquitetura de Sistema Gerenciador de Banco de Dados chamada de ANSI/SPARC e, também conhecida por arquitetura de três camadas, surgiu para minimizar um grande problema que ocorre entre um banco de dados (ou armazenamento de dados em sistema de arquivos) e uma aplicação, conhecido por: manipulação de dados. concorrência de dados. representação de dados. dependência de dados. desempenho de acesso a dados.
Um atributo para ser identificador dever ser classificado como: Único e Obrigatório Composto e monovalorado Não único e simples Composto e Obrigatório Único e opcional.
Sejam as seguintes afirmações sobre o modelo entidade-relacionamento utilizado em bancos de dados: I. Um relacionamento, em um diagrama entidade-relacionamento, não pode ter atributos. II. Uma entidade fraca não tem atributos suficientes para formar uma chave primária. III. Em um diagrama entidade-relacionamento, os retângulos representam conjuntos de atributos. Sobre as afirmações, pode-se dizer que apenas II e III são corretas apenas I e III são corretas apenas I e II são corretas I, II e III são corretas. apenas II é correta.
Qual das propriedades abaixo denomina o número de tuplas de uma relação ? Cardinalidade Grau Duplicação de Tuplas Ordenação de tuplas. Ordenação dos atributos.
Por definição a cardinalidade representa o número de vezes que um elemento da Entidade de Dados participa do relacionamento através de um Limite Inferior e Limite Superior. Analisando o negócio de uma loja onde a fabricação de seus produtos é exclusiva para um cliente, podemos afirmar que: Cada produto participará 0-1, significando que o elemento da entidade PRODUTOS não pode existir sem participar do relacionamento e poderá não estar relacionado a um CLIENTES na venda. Cada produto participará 0-1, significando que o elemento da entidade PRODUTOS pode existir sem participar do relacionamento e só poderá estar relacionado a um CLIENTES na venda. Cada produto participará 1-N, significando que o elemento da entidade PRODUTOS não pode existir sem participar do relacionamento e poderá estar relacionado a muitos CLIENTES na venda. Cada produto participará 0-N, significando que o elemento da entidade PRODUTOS pode existir sem participar do relacionamento e poderá estar relacionado a vários CLIENTES na venda. Cada produto participará 1-1, significando que o elemento da entidade PRODUTOS não pode existir sem participar do relacionamento e só poderá estar relacionado a um CLIENTES na venda.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.