Modelagem de Sistemas - AV

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Modelagem de Sistemas - AV

Description:
Modelagem de Sistemas - AV

Author:
AVATAR

Creation Date:
20/05/2019

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
A orientação a objetos não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade comprovadas, usadas em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipos de sistemas. Qual das alternativas abaixo, não representa uma vantagem na sua utilização: Quando o sistema é desenvolvido com esta tecnologia, tem-se: Mais segurança no uso dos componentes por parte do programador; Facilidade de manutenção; Melhor reaproveitamento do seu código; Necessidade de menor quantidade de requesitos funcionais; Melhor compreensão do código; .
Os diagramas UML da categoria comportamental são os de: casos de uso, sequência e classes. casos de uso, atividades e máquinas de estados. classes, objetos e componentes. classes, atividades e sequência. objetos, estrutura composta e máquinas de estado. .
A orientação a objetos não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade comprovadas, usadas em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipos de sistemas. Assinale dentro das opções apresentadas, aquela que não é verdadeira Quando o sistema é desenvolvido com esta tecnologia, temos: Melhor compreensão do código; A certeza do menor tempo de desenvolvimento Facilidade de Manutenção; Melhor aproveitamento do seu código; Maior segurança no uso de componentes por parte do programador; .
Qual da afirmação abaixo NÃO corresponde com as definições de Desenvolvimento de Softwares Orientado a Objetos? Modelos orientado a objetos são implementados convenientemente utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. A engenharia de software orientada a objetos é muito mais que utilizar mecanismos de sua linguagem de programação, é saber utilizar da melhor forma possível todas as técnicas da modelagem orientada a objetos. A orientação a objetos não pode ser utilizado em Softwares de larga escala. A orientação a objetos é uma tecnologia para a produção de modelos que especifiquem o domínio do problema de um sistema. A orientação a objetos não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade comprovadas usada em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipo de sistemas. Quando construídos corretamente, sistemas orientados a objetos são flexíveis a mudanças, possuem estruturas bem conhecidas e provêm a oportunidade de criar e implementar componentes totalmente reutilizáveis. .
Qual diagrama tem a função de representar um objeto do mundo real em termos conceituais de POO? Diagrama de casos de usos. Diagrama de estados. Diagrama de classes. Diagrama de componentes. Diagrama de atividades. .
Assinale a alternativa que contém um diagrama estrutural, um comportamental e outro diagrama estrutural, todos da UML, respectivamente. Diagrama de comunicação; diagrama de casos de uso; diagrama de interatividade. Diagrama de implantação; diagrama de atividade; diagrama de componentes Diagrama de objetos; diagrama de implantação; diagrama de classes. Diagrama de sequência; diagrama de casos de uso; diagrama de estados. Diagrama de casos de uso; diagrama de classes; diagrama de sequência .
É um princípio da orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos. Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. Objeto Encapsulamento Classe Herança Polimorfismo .
Assinale a opção que define corretamemte UML (Unified Modelling language). notação para o projeto físico de sistemas que usam linguagens orientadas a objetos como o Java e o C++. metodologia que determina como deve ser realizada a análise de requisitos de sistemas complexos. notação para facilitar representação visual de padrões de projeto e desenvolvimento da estrutura lógica de programas em plataformas de objetos distribuídas. linguagem de modelagem que usa os conceitos de orientação a objetos para permitir a especificação de sistemas em diversos níveis de abstração. metodologia de desenvolvimento de sistemas que inclui desde a análise de requisitos até a especificação de testes do sistema com modelos orientados a objetos. .
Um relacionamento entre casos de uso ajudam na descrição dos mesmos. Entre um ator e um caso de uso temos um relacionamento de : Extends. Especialização. Generalização. Include. Associação. .
Você foi contratado para construir uma aplicação de uma clínica médica. Inicialmente você utilizará qual diagrama para modelar o sistema e validar os requisitos junto ao cliente? Diagrama de Atividade Diagrama de Sequência Diagrama de Classes Diagrama de caso de uso Diagrama de Validação .
(NUCEPE-2015 - SEFAZ-PI) Sobre o Diagrama de Casos de Uso da UML, é correto afirmar que: Um Ator especifica necessariamente um papel executado por um usuário. Um Caso de Uso é representado por um retângulo, com o nome do caso de uso dentro ou abaixo. Não existe relação entre atores do tipo especialização. É utilizado para representar o relacionamento entre os componentes estruturais do software. A relação do tipo includes indica a efetivação obrigatória do comportamento do caso de uso incluído. .
Considere o sistema de um vídeo game moderno (como o PlayStation 4 ou Xbox One), se o mesmo fosse modelado utilizando-se UML, pode-se dizer que possíveis Atores que apareceriam no respectivo Diagrama de Casos de Uso representados seriam: Atualizar o sistema, Carregar jogo, Navegar na Internet Direcional, Select e Start Blu-Ray, DVD e CD Pular, Saltar e Correr Player 1, Player 2 e CPU .
O diagrama da UML que fornece uma visão externa do sistema, representando um nível alto de abstração nos quais elementos externos (atores) interagem com o sistema é denominado diagrama de atividades. transição de estados. colaboração. casos de uso. sequência. .
A figura abaixo ilustra um Diagrama de Casos de Uso e é utilizada no desenvolvimento de projetos de sistemas, utilizando ferramentas da Análise Orientada a Objetos. O relacionamento entre o ator Cliente e o caso de uso Comprar um produto, é denominado e definido como: Globalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento. Associação / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento. Generalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento. Associação / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário. Generalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário. .
Quais são os relacionamentos possíveis entre Casos de Uso? agregação, inclusão, extensão composição, generalização e extensão generalização, inclusão e extensão agregação, generalização, associação associação, inclusão e extensão .
Analise as assertivas a seguir e classifique cada uma como verdadeiro (V) e falso (F): 1 - ( ) A Descrição de caso de uso não registra a lógica do sistema. 2 - ( ) A descrição de caso de uso, é representação textual dos casos de uso e auxilia a validação do entendimmento dos requisitos do sistema. 3 - ( ) Nem todos os casos de uso devem ser descritos. 4 - ( ) Quanto mais técnico forem os termos da descrição de casos de uso, melhor será para apresentar ao usuário. Com base em sua avaliação, assinale a alternativa que apresente a correta sequencia de V e F: V, F, V, V V, V, F, F F, V, F, F F, F, V, F F, F, V, V .
Depois que é feito o diagrama de casos de uso, o próximo passo é documentar essas funcionalidades descrevendo com detalhes suas principais características. Apesar de não existir uma padronização sobre essa especificação funcional, quais podem ser consideradas as principais informações relativas a um Caso de Uso? Diagrama de classe e de sequência correspondente Ator responsável, classe correspondente e lista de mensagens Ator responsável, fluxo principal e fluxos secundários Diagrama de implementação correspondente Protótipo e lista de mensagens .
Na UML, as suposições, pré-condições, pós-condições, garantias mínimas e garantias de sucesso são comumente utilizadas como recursos de narrativa de um(a): herança múltipla. pacote classe nó caso de uso .
A documentação de um caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem simples, informações sobre ele. Na UML, essa documentação: não pode ser feita por meio de outros diagramas não costuma deixar claro quais atores interagem com os casos de uso. deve ser feita por meio de fluxogramas. costuma descrever apenas, em linhas gerais, a função do caso de uso. não possui um formato específico definido. .
Analise a especificação abaixo, referente ao CENÁRIO PRINCIPAL do caso de uso INCLUIR CLIENTE, referente a um Sistema de Vendas. 1. Cliente informa seu CPF 2. Sistema valida CPF 3. Sistema Busca CPF - uses BUSCAR_CPF 4. Cliente informa demais dados 5. Sistema registra dados do cliente 6. Sistemas encerra o caso de uso Com base na especificação do caso de uso, analise as alternativas a seguir I. O cliente sendo um ator, significa que ele interage com o sistema informando diretamente os seus dados. II. Nesse caso de uso, não caberia nenhum cenário alternativo. III. O passo 3, da forma como esta descrito, mostra que no diagrama de casos de uso, haverá o caso de Uso BUSCAR_CPF, que estará relacionado com INCLUIR CLIENTE, através do relacionamento de ou Uses ou Include Com base em sua análise, assinale a única alternativa correta Está correta apenas a assertiva III Está correta apenas a assertiva I Estão corretas as assertivas I e II e III Estão corretas apenas as assertivas I e III Estão corretas apenas as assertivas II e III .
Quais informações deveram ser contempladas na descrição de um fluxo alternativo caso de uso de validar CPF. Informações de como foi validade do CPF Nenhuma informação deve ser apresentada. Informações de procedimentos a serem feitos se o CPF for inválido. Informações de atributos da classe CPF. Informações de procedimentos a serem feitos se o CPF for válido. .
Analise a especificação abaixo, referente ao CENÁRIO PRINCIPAL do caso de uso INCLUIR CLIENTE, referente a um Sistema de Vendas. 1. Cliente informa seu CPF 2. Sistema valida CPF 3. Sistema Busca CPF - uses BUSCAR_CPF 4. Cliente informa demais dados 5. Sistema registra dados do cliente 6. Sistemas encerra o caso de uso Com base na especificação do caso de uso, analise as alternativas a seguir: I. O cliente sendo um ator, significa que ele interage com o sistema informando diretamente os seus dados. II. Nesse caso de uso, não caberia nenhum cenário alternativo. III. O passo 3, da forma como esta descrito, mostra que no diagrama de casos de uso, haverá o caso de Uso BUSCAR_CPF, que estará relacionado com INCLUIR CLIENTE, através do relacionamento de Include Com base em sua análise, assinale a única alternativa correta Estão corretas apenas as assertivas II e III Está correta apenas a assertiva III Estão corretas apenas as assertivas I e III Estão corretas as assertivas I e II e III Está correta apenas a assertiva I .
Análise as assertivas a seguir, referentes a técnica de especificação de casos de uso: I. Todo Caso de Uso possui um descrição textual, que define seu passo a passo; II. A Descrição de Caso de Uso é uma seqüência de passos executados por um ator; III. Uma exceção descreve a recuperação da falha de um passo de um Caso de Uso. As assertivas corretas são: Somente a I e II; Somente a II; Somente a I; I, II e III. Somente a III; .
Assinale a opção que responde adequadamente ao que acontece quando um método é definido como protegido: Ele poderá ser visto por todas as classes Ele somente poderá ser visto dentro da própria classe Ele poderá ser visto por todas as classes que estão na estrutura de herança Ele poderá ser visto por todas as classes que se relacionam com a classe a qual pertence, qualquer que seja o relacionamento Ele não poderá ser visto por ninguém .
Analise os relacionamentos abaixo e assinale a alternativa verdadeira , que pode existir entre classes. I - Include (inclusão) II- Associação III- Agregação IV- Generalização V- composição VI - Extends (extenão). Estão corretas as sentenças II, III, IV ,V . Estão corretas as sentenças I, II, III,IV. Está correta somente sentenças III. Estão corretas as sentenças III,IV,V,VI. Estão corretas as sentenças II, III, IV ,VI . .
O relacionamento de agregação, entre classes, indica que uma das classes do relacionamento é parte outra classe. Assinale, dentre as alternativas apresentas, a que apresenta as palavras chaves usadas para identificar uma agregação consiste em , contém, é parte de ; consiste em , excluem, é parte de. consiste em , modificam, é parte de. mantem em, contém, é parte de. consiste em, contém, é consequência de .
É possível conectar uma classe a ela mesma, através de uma associação que representa, semanticamente, a conexão entre dois objetos conectados a mesma classe. Aponte dentre as opções abixo a opção que corresponde ao conceito colocado. Uma associação deste tipo é chamada de associação por especialização; Uma associação deste tipo é chamada de associação por generalização; Uma associação deste tipo é chamada de associação por classes associativas; Uma associação deste tipo é chamada de associação por include; Uma associação deste tipo é chamada de associação recursiva. .
Num diagrama de classes da UML, multiplicidade se refere: à quantidade máxima de objetos de uma classe que podem estar associados às demais classes presentes no diagrama. à informação dos limites inferior e superior da quantidade de objetos aos quais um outro objeto pode estar associado. ao número de chamadas de métodos de uma classe por um objeto de outra classe. aos dados sobre a quantidades de objetos participantes de uma classe associativa. ao tipo de associação entre várias classes que depende da quantidade de objetos que se relacionam. .
Os modelos são representados por símbolos e conceitos. No diagrama de classe, definido na UML para representação dos objetos e suas associações, assim como em outros diagramas, cada representação tem um significado. Indique o termo que indica as características de um objeto. direção atributo entidade tipo método papel da associação .
Na UML, o componente que tem acesso aos serviços do outro componente por meio da interface é conectado a ela usando um: relacionamento de generalização. relacionamento ternário. auto relacionamento. relacionamento de dependência. Diagrama de casos de uso; diagrama de classes; diagrama de sequência .
Analise as afrmativas abaixo em relação ao Diagrama de Classes da UML. I. É um diagrama comportamental da UML. II. Pode representar classes e interfaces. III. Pode representar relacionamentos de dependência e generalização. Assinale a alternativa VERDADEIRA: a conexão entre objetos no tempo e no espaço. Todas as afirmativas estão corretas. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. .
O diagrama de sequencia é um diagrama fundamental na UML, que relaciona dois outros de suma relevância: classes e casos de uso. Sobre os conceitos e elementos do diagrama de sequencia, analise as assertivas que seguem I. O diagrama sequencia mostra, como as classes interagem para a implementação de um caso de uso II. Uma das limitações do diagrama de sequencia é a impossibilidade de representação de mensagens disparadas sob alguma condição. III. Iterações(repetições) são representadas no diagrama de sequencia e facilmente podemos identificar o conjunto de mensagens que se repetem, por um retângulo pontilhado envolvendo essas mensagens. IV. Uma das limitações do diagrama de sequencia é a impossibilidade de representar chamadas de métodos da própria classe (auto delegação). Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA alternativa correta Estão corretas as opções I, II, III e IV Estão corretas apenas as opções II e III Estão corretas apenas as opções I e III Estão corretas apenas as opções III e IV Estão corretas apenas as opções II, III e IV .
Baseado no diagrama abaixo relacione os elementos da simbologia: 1- Objeto; 2- Linha da Vida; 3-Caixa de Ativação; 4-Método; 5- auto delegação; 1- Objeto; 2- Mensagem; 3- Criação de Instância; 4- Caixa de Ativação; 5- Mensagem Assíncrona 1- Objeto; 2- Mensagem retorno; 3-Caixa de Ativação; 4- Mensagem Assíncrona; 5- Criação de Instância; 1-Caixa de Ativação; 2-Método; 3- auto delegação; 4- Objeto; 5- Linha da Vida; 1- Objeto; 2- Linha da Vida; 3-Caixa de Ativação; 4- auto delegação; 5-Método; .
Quais os modelos, da UML, que nos servem de base para o desenvolvimento do(s) diagrama(s) de sequencia? Diagrama de casos de uso com as respectivas descrições dos fluxos alternativos. Diagramas de estados, diagrama de interação e diagramas de fluxo de dados. Todos os outros modelos tem que estar prontos, para poder ser feito os diagramas de sequencia. Diagrama de implantação, diagrama de caso com as descrições dos casos de uso. Diagrama de Classe (modelo de negocia) e diagrama de caso de uso com as descrições dos casos de uso. .
A coesão é um conceito que define o quanto elementos devem permanecer juntos. Assinale a ÚNICA opção que apresenta as características corretas quando uma classe tem baixa coesão. normalmente são de alta visibilidade, difíceis de manter e de se reutilizarem. normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem. normalmente são difíceis de compreender, fácil de manter e de se reutilizarem. normalmente são fáceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem. normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de fácil reutilização; .
Um Analista pretende desenvolver um projeto utilizando UML 2.0 e, em seus propósitos, verificou a possibilidade de uso de alguns diagramas. Um deles é o Diagrama de Sequência que representa a indicação do conjunto de objetos envolvidos em um cenário e a especificação das mensagens trocadas entre estes ao longo de linhas do tempo que são linhas tracejadas, traçadas verticalmente da base dos objetos até a parte inferior do diagrama. Retângulos colocados sobre as linhas de tempo indicam: os períodos de ativação do objeto. o tempo decorrido entre as iterações de um processo recursivo. as etapas em que o objeto estará inativo. as interações entre as atividades, no tempo. os casos de uso de cada objeto. .
O analista de sistemas durante a modelagem e desenvolvimento de um sistema, tem uma grande preocupação em manter um código que tenha pequenos impactos na manutenção e favorecimento a reutilização de códigos. Para alcançar estes objetivos, o código deve ter: Um acoplamento fraco entre classes e manter uma alta coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma fraca coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma alta coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma baixa coesão nas classes. Um acoplamento fraco entre classes e manter uma fraca coesão nas classes. .
Em relação ao diagrama de sequência, suas principais características e aplicações no contexto da modelagem de um SI, assinale a alternativa CORRETA O diagrama de sequência é o primeiro diagrama estrutural a ser feito na modelagem de um SI, identificando cada uma das entidades do domínio em análise junto com seus respectivos relacionamentos o diagrama de sequência influencia a atualização e evolução dos diagramas de classe, a partir da eventual identificação de métodos nas classes do projeto O diagrama de sequência é utilizado principalmente para modelar a troca de mensagens entre componentes e nós de um projeto a partir da leitura de especificação de um caso de uso O diagrama de sequência ilustra a quantidade de estados possíveis que um objeto pode assumir a partir de uma sequência de interações específicas O diagrama de sequência ilustra a sequência de fluxos principais e secundários na modelagem de processos de negócio em projeto de desenvolvimento de software .
De acordo com os padrões de projetos, os projetos devem ser desenvolvidos em camadas, função esta que fica a cargo do projetista de sistema. Analise as afirmativas a seguir I. O projetista deve garantir que o código seja reutilizável. II. O código deve ser de fácil manutenção. III. O código não precisa estar organizado de forma a atender as classes do domínio. Com base em suas assertivas, assinale a ÚNICA resposta correta: Somente a I; Somente a III; I, II e III. Somente a I e II; Somente a II; .
(IBGE) Considere as seguintes assertivas sobre a técnica de especificação de requisitos conhecida como casos de uso: I. Todo caso de uso possui um roteiro; II. O roteiro é uma sequência de passos executados por um ator; III. Uma exceção descreve a recuperação da falha de um passo de um caso de uso. As assertivas corretas são: Somente I. Somente I e II. I, II e III. Somente III. Somente II. .
A partir do diagrama de sequência da figura abaixo, indicar a opção que apresenta os métodos da classe CONTA. RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) RegistrarPedido(), RecuperarContaAtiva() ,RecuperarParaPedido(umMesa) RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) , Adicionar (umProduto, quantidade) RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) , RecuperarContaAtiva() RegistrarPedido(), Criar(umProduto, quantidade) , Adicionar (umProduto, quantidade) .
Analise as assertivas a seguir no que se refere aos conceitos inerentes a visibilidade de atributos e métodos de uma classe. I. Encapsular significa proteger o acesso aos métodos , que somente deve acontecer pelos atributos da classe. II. O encapsulamento é implementado pela visibilidade privada aos atributos da classe. III. O reaproveitamento de código pode ser implementado pelo uso da visibilidade Protegida em atributos ou métodos da classe base IV. Uma classe com atributos públicos fere o principio do encapsulamento. Com base me sua análise, assinale a única alternativa correta Estão corretas apenas as assertivas I e III Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV Estão corretas apenas as assertivas II e IV Está correta apenas a assertiva III Estão corretas apenas as assertivas II e III .
No que se refere a visibilidade das propriedades (atributos e métodos) de uma classe, assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA. Atributos com visibilidade privada só podem ser acessados pelos métodos da própria classe. Para os casos de herança devemos definir atributos e métodos como sendo protegidos Para garantir o principio do encapsulamento, os atributos devem apenas ser acessados pelos métodos das respectivas classes. Se em uma classe todos os seus métodos forem privados, ela não prestará nenhum serviço as demais classes do sistema. Os atributos devem ter, sempre que possível, a visibilidade pública .
Entre os diagramas da UML qual deles é responsável por exibir as interações entre os vários componentes de um sistema, e em especial, os objetos e como seus métodos interagem entre si e a ordem? Objetos. Classes. Sequencia. Atividades. Casos de usos. .
No que se refere ao diagrama de casos de uso e seus elementos e a necessidade de especificarmos o passo a passo de cada caso de uso, analise as assertivas que seguem I. O diagrama de casos de uso objetiva apresentar as objetos que ineteragem com os atores do sistema. II. Um diagrama de casos de uso é usado nas fases de levantamento e identificação dos requisitos do sistema III. O relacionamento INCLUDE ou USES, denota que no caso de uso principal haverá, obrigatoriamente, um desvio de curso para o caso de uso referenciado por esse relacionamento . IV. Quando o caso de uso principal esta relacionado a 3 casos de uso pelo relacionamento EXTENDS , significa que tais casos de uso podem ou não ser executados, conforme condição a ser avaliada. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas apenas as assertivas II e IV Está correta apenas a assertiva III Estão corretas as assertivas I, II, III e IV Está correta apenas a assertiva IV Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV .
Na UML, cada tipo de diagrama captura uma perspectiva diferente do sistema. Qual o diagrama que representa o comportamento interno dos objetos, demonstrando todo o seu ciclo de vida Diagrama de Estados. Diagrama de Atividades. Diagrama de Colaboração. Diagrama de Implementação. Diagrama de Atividade. .
Na máquina de estados, transição é a linha de vida de duração de um estado. um relacionamento entre dois estados. a conexão entre objetos no tempo e no espaço. uma especificação de uma ocorrência que tem uma localização no tempo e no espaço. uma situação na vida de um objeto, durante a qual ele satisfaz alguma condição. .
(FGV-2015 - TCE-SE) Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software. Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: Diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de atividades; Diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de máquina de estados. Diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de máquina de estados; Diagrama de comunicação, diagrama de objetos e diagrama de atividades; Diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de atividades; .
Em relação ao diagrama de estados, na modelagem comportamental de um sistema, assinale a alternativa CORRETA: É um diagrama que utilizado para representar o estado de cada item de hardware e software identificado na arquitetura do sistema Esse tipo de diagrama é usada para modelar as funcionalidades do sistema com os respectivos perfis de acesso É um diagrama que ilustra o comportamento dos objetos quando reagem a estímulos, mudando de estado durante o seu ciclo de vida É um diagrama estrutural que modela o estado de todas as classes do sistema de informação de acordo com cada fase de modelagem É um diagrama usado para representar o total de estados de um sistema a partir de uma cada funcionalidade .
Análise abaixo, os conceitos relacionados ao Diagrama de Estados: I - Um estado é a condição em que um objeto se encontra. II - Um evento acarreta uma transição de estados. III - Uma transição indica o relacionamento entre dois estados, indicando que o objeto mudará de estado. IV - Um estado implementa um INCLUDE entre os objetos. Com base em sua análise, assinale a ÚNICA alternativa correta Estão corretas apenas I e III. Estão corretas apenas I, II e III. Estão corretas apenas I ,II e IV Estão corretas apenas II , III e IV. Estão corretas apenas I, III,IV .
Uma ocorrência significativa que pode alterar o estado de um objeto, provocando uma mudança; Como se chama o elemento que uma vez ocorrido provoca essa mudança de estado? Assinale a alternativa correta Generalização; Estado; Estimulo; Evento; Acoplamento; .
(Concurso: Banco do Nordeste) A UML tem sido amplamente adotada no desenvolvimento de sistemas. Sobre os seus principais conceitos e técnicas, é CORRETO afirmar que: o diagrama de estado mostra a seqüência de estados de um objeto em resposta a um estímulo recebido. o diagrama de classes descreve as funcionalidades do sistema, por meio de uma visão de atores externos, mostrando o relacionamento entre os atores e o sistema. a UML é uma poderosa linguagem de programação, que vem sendo utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para o ambiente WEB. o diagrama de caso de uso mostra a seqüência de estados de um objeto em resposta a um estímulo recebido. o diagrama de caso de uso mostra as relações entre as classes. .
Analise as assertivas a seguir pertinentes ao diagrama de estados. I- O diagrama de estado exibe os possíveis estados que os objetos de uma classe podem assumir e as transições que eles podem fazer de estado para estado. II- Um estado pode ser composto por outros estados, situação em que recebe o nome de Superestado. III- A modelagem dos estados de uma classe inicia-se com um modelo essencial e faz o mapeamento dele para uma tecnologia escolhida. Com base em sua análise, assinale a UNICA alternativa correta Estão corretas as assertivas I e II Estão corretas apenas as assertivas II e III Está correta apenas a assertiva II Está correta apenas a assertiva I Estão corretas as assertivas I, II, III .
No que se refere ao diagrama de atividade da UML, assinale a opção que apresente o nome do elemento do diagrama de atividade, abaixo descrito A partir desse elemento as atividades seguintes serão efetuadas em paralelo. Raias de natação Transição Encruzilhada Junção Separação .
Sobre as raias de natação que podem, opcionalmente, ser desenhadas no diagrama de atividades , assinale a opção INCORRETA. Mostra onde (raia) são executadas as ações Pode-se ter no mínimo duas raias e no máximo seis raias Muito úteis na modelagem de processos Agrupam atividades relacionadas as atividades que executam As raias podem ser representadas por departamento ou setor da empresa, função empresarial (como Gerente e vendedor) ou ainda pelo nome de um funcionário específico. .
Analise as duas asserções a seguir. I. Um diagrama de atividades pode ser útil para elaborarmos uma visão gráfica da especificação de um caso de uso complexo. PORQUE II. Casos de uso complexos podem requerer atividades executadas em paralelo, o que seria um tanto inviável expor numa descrição textual. É correto apenas o que se afirma em As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira. A primeira asserção esta correta e a segunda esta errada. As duas asserções estão erradas. A segunda asserção esta correta e a primeira esta errada. As duas asserções estão corretas e a segunda não justifica a primeira. .
O diagrama de atividades tem diferentes propósitos mas em linhas gerais apresenta um conjunto de ações que são executadas para diversos propósitos. Com relação ao diagrama de atividades analise as assertivas que seguem I. Um dos propósitos é especificar as ações que ocorrem na realização de um caso de uso. II. Um de seus elementos é a raia de natação, ou swinlines, que informam quem ou onde as atividades são realizadas III. O diagrama de atividades não comporta expressar condições IV. A barra de sincronização permite especificar atividades sequenciais. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas apenas as opções I, II, e IV Estão corretas apenas as opções I e II Estão corretas apenas as opções I, II e III Estão corretas apenas as opções I, III e IV Estão corretas apenas as opções II e IV .
I. Um Diagrama de Atividade serve para modelar melhor e detalhar o passo a passo da execução de um caso de uso. POR QUE II. O Diagrama de Atividade permite escolher a ordem pela qual as coisas devem ser feitas. Analise as opções e assinale a ÚNICA correta. A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa A assertiva II é verdadeira e a assertiva I é falsa As assertivas I e II são falsas As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira .
Analise as 2 asserções seguintes I. O diagrama de atividade é uma excelente ferramenta (diagrama da UML) para modelagem do fluxo de trabalho e programação para multiprocessamento. PORQUE II. O diagrama de atividade permite representar o processamento paralelo. Sobre essas asserções, assinale a opção correta A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. .
Texto - Esse diagrama é uma maneira alternativa de se mostrar interações, que ocorrem em um caso e uso com a possibilidade de expressar que ações são executadas. Assinale a opção que apresente o diagrama a que se refere o texto acima Diagrama de sequencia Diagrama de Implementação Diagrama de pacotes Diagrama de Atividade Diagrama de colaboração .
Sobre os diagramas de implantação, da UML (Unified modeling language), uteis, especialmente, na fase de projeto de software é INCORRETO afirmar Modelam uma visão estática de funcionamento de um sistema. É direcionado para a distribuição, entrega e instalação das partes que formam o sistema físico. Envolvem a topologia do sistema, descrevendo a estrutura do hardware. Pode ser integrado ao diagrama de componentes, mostrando que componentes executam em que nó. É um conjunto de nós conectados, onde um nó é única e exclusivamente uma estação ou servidor. .
O diagrama de componentes visa modelar a solução da arquitetura do software em termos de seus elementos, que são chamados de componentes. Sobre os conceitos e práticas desse diagrama, analise as assertivas que se seguem I. O diagrama de componentes mostra, além dos componentes que irão compor o software, a dependência entre eles II. A dependência entre os componentes denota que um componente precisa do outro para executar as suas funcionalidades. III. Componentes não podem ser classes IV. A reutilização de componentes entre vários sistemas é um desejo da equipe de desenvolvimento. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas apenas as opções II e III Estão corretas apenas as opções I, II e IV Estão corretas apenas as opções II e IV Estão corretas as opções I, II, III e IV Estão corretas apenas as opções I, III e IV .
Analise cada assertiva pertinente ao diagrama de componentes classificando em V (verdadeira) ou F (falsa). I. Um componente necessariamente representa uma biblioteca, como por exemplo uma DLL. II. O diagrama de componentes está diretamente relacionado a arquitetura do software. III. O diagrama de componentes mostra a dependência entre os componentes de software. Assinale a ÚNICA opção que possui a correta sequencia de V e F, para cada assertiva I, II e III. I - V, II - V, III - V. I - V, II - F, III - V. I - F, II - V, III - V. I - F, II - F, III - V. I - F, II - V, III - F. .
Dentre as alternativas apresentadas, assinale a que se refere ao diagrama que mostra: - a arquitetura física do hardware e do software no sistema, além de mostrar os atuais computadores e periféricos junto com as conexões que eles estabelecem entre si. Diagrama de ATIVIDADES; Diagrama de SEQUENCIA; Diagrama de IMPLANTAÇÃO; Diagrama de COMPONENTES; Diagrama de ATIVIDADES/COLABORAÇÃO; .
O diagrama de implantação é também chamado por alguns autores de diagrama de execução. Aponte dentre as opções abaixo aquela que corresponde a opção correta em relação aos objetivos deste diagrama. mostrar a organização do modelo conceitual de classes com o modelo conceitual de dados; mostrar a organização dos casos de uso a ligados aos dispositivos físicos. mostrar a organização do hardware necessário ao especificado nos casos de uso. mostrar a organização do hardware e a ligação do software aos dispositivos físicos. mostrar a organização do hardware e a ligação com o diagrama de classes;. .
A definição de um componente, considera entre outras coisas, as condições físicas que o sistema irá executar, por exemplo, tamanho de memória, tempo de execução, módulos mais utilizados, tamanho dos módulos, dentre outros. Supondo, por exemplo, o módulo de login em um software e que o módulo para efetuar o login é de 10 Mbytes e que o software compilado, tem 60 Mbytes. Com base na narrativa acima aponte a opção correta para a seguinte questão: O módulo de login deve ser compilado juntamente com o restante do software gerando um único componente executável? Sim, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 5 Mbytes de código que não será mais executado. Sim, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 15 Mbytes de código que não será mais executado; Não, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 10 Mbytes de código que não será mais executado. Além disso, se desenvolvido em separado poderá ser reutilizado em outros sistemas Não, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 15 Mbytes de código que não será mais executado. Não, pois o módulo de login será executar várias vezes, e irá ocupar a memória com 20 Mbytes de código que não será mais executado. .
A UML é uma linguagem que possibilita a modelagem nas diversas fases de um processo de desenvolvimento de software. Na fase de projeto, definidos a arquitetura e componentes do software e ganham destaque os diagramas de componentes e de implantação. Com base nesses dois diagramas, analise as assertivas a seguir I. O diagrama de implantação modela os aspectos físicos do sistema, mostrando a organização do hardware. II. Em uma diagrama de componente, apenas código em linguagem de programação pode ser representado como um componente III. O diagrama de componentes mostra as dependências entre os elementos do hardware que sustentará o software. IV. O ideal é que um componente desenvolvido possa ser usado em vários sistemas Assinale a ÚNICA opção correta, com base em sua análise das assertivas Apenas as assertivas III e IV estão corretas Apenas as assertivas II e III estão corretas Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas Apenas as assertivas I e IV estão corretas Apenas as assertivas I e II estão corretas .
No que se refere ao diagrama de atividades, analise as assertivas a seguir. I. O diagrama de atividades não permite que se expressem decisões. II. O diagrama de atividades permite que atividades complexas sejam decompostas em outros diagramas de atividades (sub atividades) III. O diagrama de atividade somente precisa ter estado inicial, não sendo necessário expressar o estado final. Com base em sua análise das assertivas, assinale a única alternativa correta. Apenas III está correta Apenas II e III estão corretas Apenas II está correta Apenas I e III estão corretas I,II e III estão corretas. .
Um dos diagramas da UML é usado como técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Esse diagrama, de várias formas, desempenha um papel semelhante aos fluxogramas, mas a principal diferença entre esse diagrama e o fluxograma é que o diagrama suporta comportamento paralelo. Como se chama esse diagrama acima descrito ? Diagrama de estados Diagrama de sequencia Diagrama de comunicação Diagrama de Atividades Diagrama de componentes .
Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta. As combinações de eventos, estados e transições de estado para determinada classe não podem ser representadas em um único diagrama de estados. Um estado é uma condição ou situação na vida de um objeto durante a qual o objeto satisfaz alguma condição, realiza alguma atividade ou aguarda um evento Uma condição de guarda é uma expressão booleana que precisa ser falsa para que uma transição ocorra. Não há como expressar condições em diagramas de estados Diagramas de estados não podem ser aninhados (decompostos em outros diagramas de estados) e, portanto, não são capazes de expressar situações complexas. .
O diagrama de estados mostra os estados que um objeto pode ter ao longo de seu ciclo de vida. Assinale a ÚNICA opção INCORRETA no que se refere ao diagrama de estados. O diagrama de estados deve ser usado para toda classe que tenha pelo menos 2 estados. O diagrama de estado pode não ter estado final. Representa além dos estados, todas as transições (mudanças) de estados, evidenciando o evento que acarretou a transição, e se necessário as condições de guarda das transições O diagrama de estado apenas pode ter 1 estado Final O diagrama de estados permite que determinadas transições aconteçam caso uma condição seja verdadeira .
É empregado para a modelagem dos aspectos físicos de um sistema Orientado a Objetos. Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que nele existem. Trata-se de qual diagrama da UML ? (assinale a alternativa correta) componente atividade comunicação implantação sequência. .
No que se refere ao diagrama de atividade, assinale a opção que apresente o nome correto do elemento desse diagrama, abaixo descrito - permite mostrar, por exemplo, em qual parte da organização o trabalho é realizado ou ainda que classe realiza o trabalho Evento Raia de natação Transição Junção Separação.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.