Módulo 02 - Puc Minas - Aplicações WEB

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Módulo 02 - Puc Minas - Aplicações WEB

Description:
Projeto de Aplicações WEB

Author:
AVATAR

Creation Date:
09/03/2015

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Projeto de Aplicações Web - Um dos casos de uso de um sistema de administração de clínica médica é o “cadastramento de dados da consulta pelo médico”. Esses dados são os pedidos de exames, o diagnóstico feito e os dados básicos da consulta. Essa função é executada sempre pelo médico que atende o paciente. O processo se dá conforme descrito no diagrama de sequência do sistema (DSS) abaixo: mostra quais operações o ator pode iniciar no sistema desde o início até o fim da execução do sistema. apresenta a interação entre o ator e os objetos internos ao sistema. mostra as interações do ator com o sistema sem mostrar mensagens de retorno. indica a sequência de mensagens que o ator pode enviar ao sistema em um cenário do caso de uso.
Projeto de Aplicações Web - Os princípios de projeto servem como critérios para avaliação da qualidade de um projeto. De acordo com os princípios de projeto todas as características abaixo devem ser evitadas em um projeto, EXCETO Escolha uma: Rigidez: o sistema é difícil de mudar porque cada mudança afeta muitas outras partes do sistema. Reusabilidade: o projeto possui estruturas que podem ser utilizadas em outro contexto indicando o baixo grau de acoplamento das estruturas internas. Viscosidade: fazer as coisas corretas no projeto é mais difícil do que fazer coisas erradas. Fragilidade: quando uma mudança é feita, outras partes que conceitualmente não são relacionadas com a mudança param de funcionar.
Projeto de Aplicações Web - O diagrama de comunicação a seguir apresenta a interação entre instâncias de quatro classes. De acordo com o diagrama, quais classes implementam quais métodos? Controlador:{msg5}, X:{msg1}, Y:{msg4}, Z:{msg2,msg3} Controlador:{msg5}, X:{msg1}, Y:{}, Z:{msg2,msg3} Controlador:{msg5}, X:{msg1}, Y:{}, Z:{msg2} Controlador:{msg1,msg2}, X:{msg3,msg5}, Y:{}, Z:{msg4}.
Projeto de Aplicações Web - Em qual das situações abaixo eu devo utilizar um diagrama de transição de estados da UML para modelar o comportamento? Escolha uma: Quando preciso mostrar as interações entre o objeto “conta bancária” e outros objetos internos ao sistema, indicando como eles respondem a cada troca de mensagens. Quando preciso mostrar as atividades que um ator internauta pode desempenhar no sistema mostrando o seu fluxo de trabalho. Quando preciso modelar os diversos estados de uma solicitação de matrícula em um curso e como essa solicitação reage a eventos como “cancelar matrícula”. Quando eu preciso modelar os estados de uma interface e mostrar como ela muda seu comportamento com a passagem do tempo.
Projeto de Aplicações Web - O diagrama de comunicação a seguir mostra a colaboração entre os objetos para realizar a msg_a( ). Considerando o diagrama, que tipo de visibilidade pode-se concluir que existe do objeto :A para o objeto c:C? Visibilidade por atributo. Incorreto Incorreta. Dentro do método msg_a ( ) da classe A é declarada uma instância c da classe C localmente para receber o retorno da chamada msg_1. Se a visibilidade fosse por atributo c seria declarado como um atributo de A e não localmente dentro de um método de A. Visibilidade local. Visibilidade por parâmetro. Visibilidade global.
Projeto de Aplicações Web - O padrão MVC divide a aplicação em três partes: Modelo, Visão e Controle. As funções de cada uma dessas três partes são apresentadas abaixo: I. interpreta eventos de entrada e envia requisições para o modelo de dados; em seguida, processa os dados carregados a partir do modelo e envia para a apresentação. II. encapsula o acesso aos dados e funções básicas da aplicação, fornecendo ao usuário procedimentos que executam tarefas específicas. III. exibe para o usuário os dados fornecidos e estabelece uma interface para interação entre o usuário e a aplicação. A associação correta de cada parte do MVC com sua função está expressa, respectivamente, em Escolha uma: Modelo I - Visão II - Controle III Modelo II - Visão I - Controle III Modelo II - Visão III - Controle I Modelo III - Visão II - Controle I.
Projeto de Aplicações Web - Reflita sobre os conceitos de interação e interface. Em relação à interação e interface é correto afirmar que Escolha uma: ação é o que o usuário faz na funcionalidade da aplicação a partir da interpretação da interação com a aplicação. A interface e a interpretação é o que caracteriza a interação. interpretação é o que o usuário faz na interação com o sistema. A cada ação através da interface do sistema, o usuário está interagindo. A interação e a ação é o que caracteriza a interface. interação é o que o usuário faz na interpretação ou ação com o sistema. A interpretação e a ação é o que caracteriza a interface. ação é o que o usuário faz na interface do sistema em função da interpretação que teve em relação à resposta do sistema. A interpretação e a ação é o que caracteriza a interação.
Projeto de Aplicações Web - Os princípios de projeto de interface servem como critérios para avaliação da qualidade de um projeto. Considerando que “todo elemento gráfico, correspondente ao mundo real, que possui ações que se assemelham às do mundo real, é utilizado com o intuito de tornar a interface mais fácil de ser entendida e memorizada”, a qual princípio essa definição se refere? Escolha uma: Antecipação. Metáfora. Consistência. Flexibilidade.
Projeto de Aplicações Web - Parasuraman (2000) criou o TR (Technology Readiness - Prontidão para tecnologia), que fala sobre a prontidão das pessoas em adotar novas tecnologias. O TR afirma que existem condutores e inibidores mentais que influenciam nas nossas decisões de adoção. Os condutores são indicados pelo otimismo e pelo caráter inovador. Os inibidores são indicados pelo desconforto e insegurança. Quando você utiliza uma avaliação do TR dos seus usuários, o que você está caracterizando ou descobrindo a respeito deles? Parasuraman, A. Technology readiness index (TRI): a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of Service Research, 2(4), 2000. p. 307-320. Escolha uma: A propensão do usuário a aceitar ou rejeitar a tecnologia. A forma de comunicação da tecnologia ao interagir com o usuário. O impacto que a tecnologia pode trazer para a vida profissional e pessoal do usuário. A satisfação/insatisfação do usuário com uma determinada tecnologia que ele já adotou.
Projeto de Aplicações Web - Correlacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, considerando as orientações de projeto de leiaute de interface: A – Favoreça a liberdade de navegação B – Não estenda o espaço da página C – Organize elementos do leiaute do canto superior esquerdo ao inferior direito. I. Uma página web deve respeitar a mesma direção de leitura da página de um livro, pois é assim que os usuários farão a leitura e compreensão de uma página. II. A grande maioria dos usuários prefere usar uma aplicação que não possui barra de rolagem. Ela deve ser utilizada apenas quando existir muito conteúdo detalhado para ser apresentado e não for viável dividi-lo em várias páginas. III. O usuário pode chegar em uma página qualquer de diversas formas, inclusive vindo a partir de uma máquina de busca. Precisamos ter certeza que ele consiga entender onde está e tudo que pode fazer a partir dali. A correlação está corretamente feita em: AI - BIII - CII AI - BII - CIII AIII - BII - CI AIII - BI - CII.
Projeto de Aplicações Web - Considere as afirmações abaixo: I ) O primeiro passo para o projeto de um sistema é entender bem os usuários. A variabilidade das tarefas e das características dos usuários são fatores de grande impacto na usabilidade dos sistemas. Deve-se procurar ter acesso a usuários-chave representantes do sistema. II ) Nem sempre é possível atingir todos os atributos de usabilidade. Nesses casos, é necessário priorizar os atributos para considerar primeiro os mais relevantes. III) A prevenção contra erros indica que o sistema guia o usuário nas suas tarefas, de forma que, durante sua utilização, o usuário não cometa erros ou cometa apenas pequenos desvios. É desejável também que o sistema se recupere prontamente dos erros. Das afirmações acima, Escolha uma: apenas I é verdadeira. apenas I e II são verdadeiras. apenas II e III são verdadeiras. todas são verdadeiras.
Projeto de Aplicações Web - O projeto da arquitetura da informação é composto por uma base de elementos que atuam de forma conjunta. Qual das opções abaixo retrata os três elementos da base de arquitetura da informação? Escolha uma: Organização do Conteúdo, Conhecimento e Navegação. Rotulação, Interpretação e Navegação Interação, Rotulação, Busca. Organização do Conteúdo, Rotulação e Navegação.
Projeto de Aplicações Web - Observe a interface apresentada na imagem abaixo: Alfabético. Geográfico. Cronológico. Aleatório.
Projeto de Aplicações Web - Prates e Barbosa (2003) utilizam expressões naturais para indicar aspectos que precisam ser revistos em uma interface. Observe algumas das expressões e dos seus significados. E agora? O usuário não sabe o que fazer e procura descobrir qual é o seu próximo passo. Os sintomas incluem vagar com o cursor do mouse sobre a tela e inspecionar os menus de forma aleatória ou sequencial. Onde estou? O usuário efetua operações que são apropriadas para outros contextos, mas não para o contexto atual (por exemplo, tenta digitar um dado em um campo desabilitado; digita um comando em um campo de dado ou um dado no campo reservado para comandos). Um sintoma típico é desfazer a ação incorreta e mudar em seguida para o contexto desejado. Considerando o conceito de arquitetura da informação, qual dos elementos de arquitetura está sendo revisto com as expressões e suas definições descritas acima? Referência: PRATES, Raquel; BARBOSA, Simone (2003). Avaliação de Interfaces de Usuário − Conceitos e Métodos. Jornadas de Atualização em Informática (JAI) – CSBC 2003. Escolha uma: Navegação. Comunicação. Ordenação. Rotulação.
Projeto de Aplicações Web - A figura mostra um mapa conceitual conforme os que são utilizados na disciplina para apresentarem o conteúdo. Estrutura linear. Estrutura hierárquica. Estrutura de grade. Estrutura de grade.
Projeto de Aplicações Web - A web semântica é uma extensão da web atual, que permite aos computadores e humanos trabalhar em cooperação. A web semântica interliga significados de palavras e, nesse âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador. A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de metadados, ontologias, agentes computacionais, entre outras, favorece o aparecimento de serviços web que garantam a interoperabilidade e cooperação. Todas as opções abaixo indicam uma característica de qualidade da arquitetura da informação que a Web Semântica favorece, EXCETO: Escolha uma: Utilização de relações temporais. Composição com múltiplos dados dinâmicos. Separação entre informação e aplicação. Controlar a apresentação dependendo do contexto e semântica de links.
Projeto de Aplicações Web - Quais diagramas você escolheria para realizar a atividade de projeto funcional da arquitetura da Informação? Escolha uma: Diagrama de classes, Diagrama de Interface e Diagrama de Casos de uso. Diagrama de Sequência do Sistema, Diagrama de Transição de Estados e Diagrama de Implantação. Diagrama de Sequência do sistema, Diagrama de Atividades e Diagrama de Componentes. Diagrama de Sequência do sistema, Diagrama de Atividades e Diagrama de Casos de uso.
Projeto de Aplicações Web - Na arquitetura em camadas, uma camada se comunica com as camadas adjacentes através de uma interface bem definida. O padrão arquitetural de camadas deve ser usado para os fins listados abaixo, EXCETO: Escolha uma: Promover reuso. Promover a separação de interesses ou preocupações representando abstrações em diferentes níveis. Facilitar testes incrementais e independentes por camada. Melhorar o desempenho da aplicação expandindo o número de camadas da arquitetura.
Projeto de Aplicações Web - Considere o diagrama de componentes da UML 2 que mostra a organização dos componentes, suas dependências e suas interfaces de comunicação. o componente Web browser se comunica com o componente Adventure Catalog DB através do protocolo http. o componente Consumer Website é consumidor dos serviços oferecidos pelo componente OPC. o pacote Adventure Builder provê cinco serviços externos. o pacote Adventure Builder comunica com outros componentes através do padrão ponto a ponto.
Projeto de Aplicações Web - Diagramas de implantação da UML mostram a distribuição dos elementos de software pelos elementos de hardware em uma aplicação. Observe o diagrama abaixo:No diagrama de implantação da UML apresentado, qual o nome dos elementos 1 e 2? Escolha uma: Componente e barramento. Nó de processamento e conexão Camada e interface Objeto e mensagem.
Arquiteturas orientadas a serviços (SOA) e computação nas nuvens são dois estilos arquiteturais. Comparando SOA com computação nas nuvens, é correto afirmar que Escolha uma: SOA é um estilo arquitetural voltado para serviços de infraestrutura, enquanto computação nas nuvens é um estilo voltado apenas para serviços de plataforma. Apenas em SOA é possível implementar atributos como elasticidade e custo flexível. Apenas em computação nas nuvens é possível oferecer serviços voltados para o negócio da empresa. Utilizando SOA, é possível integrar serviços para construir aplicações que podem ser armazenadas e executadas nas nuvens.
Projeto de Aplicações Web - O diagrama de componentes abaixo mostra a relação de dependência entre os diversos elementos de software, por meio da notação UML 1.x. Se removermos o componente dbacs.dll, qual dos componentes listados NÃO será afetado? EScolha uma: find.html find.exe nateng.dll nenhum componente será afetado.
Projeto de Aplicações Web - Relacione a coluna da esquerda e a coluna da direita considerando as definições de requisitos não funcionais e exemplos relacionados. A – escalabilidade B – degradação C – disponibilidade D - manutenibilidade I. O sistema deve ser desenvolvido usando orientação a aspectos para permitir separação entre lógica de negócio e o código de monitoramento. II. O sistema deve ser capaz de executar 100 transações em paralelo com desempenho de 0.5 s por transação. Se existirem mais de 100 transações em paralelo seu desempenho só pode cair no máximo 5% para estas transações acima da centésima. III. O sistema não pode ficar fora do ar e para isso deve ser estabelecida a redundância de servidores. IV. O sistema está sendo desenvolvido para atender a 10 milhões de usuários cadastrados, onde cerca de 30% desses usam o sistema a cada dia. A-IV, B-I, C-II, D-III. A-II, B-I, C-III, D-IV A-IV, B-III, C-II, D-I A-IV, B-II, C-III, D-I.
Projeto de Aplicações Web - Considere a seguinte situação: eu preciso representar o comportamento de um sistema mas percebo que este comportamento pode variar dependendo do conjunto dos valores dos atributos dos objetos deste sistema em cada momento no tempo. Qual diagram de projeto da UML é o mais apropriado para capturar o comportamento deste sistema? Escolha uma: Diagrama de Implantação. Diagrama de Transição de Estados Diagrama de Comunicação. Diagrama de Pacotes.
Projeto de Aplicações Web - Observe a interface apresentada na imagem abaixo extraída do site do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte:Qual o modelo de ordenação utilizado pela interface apresentada para organizar a informação? Alfabético Cronológico Espacial Aleatório.
Projeto de Aplicações Web - O diagrama de estados a seguir mostra o fluxo de tarefas com três papéis diferentes: do segurado, da seguradora e da oficina. Considere as afirmações abaixo: I ) A atividade Consertar Automóvel precisa ser realizada antes da atividade Cobrar Franquia. II ) A atividade Pagar Franquia e a atividade Consertar Automóvel podem ser executadas em quaqluer ordem mas ambas precisam estar concluídas para se dar continuidade ao fluxo de tarefas. III) Este fluxo de tarefas pode se iniciar pela atividade Acionar Seguro, ou Recolher Automóvel, ou Avaliar Danos pois são as primeiras atividades de cada raia. Escolha a alternativa correta: Escolha uma: Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras Apenas a afirmativa I é verdadeira Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras Apenas a afirmativa II é verdadeira.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.