Navegação para mestrança

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Navegação para mestrança

Description:
Marinha do Brasil

Author:
AVATAR

Creation Date:
28/04/2018

Category:
Personal
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
É A ARTE E A CIÊNCIA DE DE CONDUZIR COM SEGURANÇA UMA EMBARCAÇÃO DE UM PONTO A OUTRO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. NAVEGAÇÃO MARCAÇÃO RUMO.
EXISTEM QUANTOS TIPO BÁSICOS DE NAVEGAÇÃO? 1 2 3 4.
Qual tipo de navegação é praticada em alto mar, a mais de cinquenta milhas da casta? Marítima Oceânica Costeira Águas restritas.
Qual tipo de navegação é praticada de um modo geral entre três e cinquenta milhas da costa? Marítima Oceânica Costeira Águas restritas.
Qual tipo de navegação é praticada a menos de três milhas da costa? Marítima Oceânica Costeira Águas restritas.
Existem quantos métodos de navegação? 2 3 4 5.
Método de navegação que as informações são obtidas através dos astros? Navegação astronômica Geonavegação Navegação estimada Navegação eletrônica.
Método de navegação que a informação foi obtida através do Globo Terrestre? Geonavegação Navegação astronômica Navegação Estimada Navegação Eletrônica.
Método de navegação quando o navegador recorre somente às características do movimento do navio (Rumo e velocidade constante) Geonavegação Navegação Estimada Navegação Eletrônica Navegação Astronômica.
Método de navegação quando a posição é obtida através de sinais Rádio-elétricos emitidos por radar, Radiogoniômetro, Navegador satélite, etc. Geonavegação Navegação estimada Navegação Astronômica Navegação Eletrônica.
Quais os sistemas de navegação? Visuais e Eletrônicos Visuais e Geonavegação Eletrônicos e Astronômicos Geonavegação e Astronômicos.
É o círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios, Norte e Sul? Eixo terrestre Equador terrestre Merdiano Paralelo terrestre.
É o círculo máximo que passa por ambos os pólos, perpendicularmente ao Equador terrestre? Meridiano Paralelo terrestre Equador terrestre Eixo terrestre.
É a medida do arco do meridiano, compreendido entre o Equador e o paralelo que passa pelo ponto. Latitude de um Ponto Longitude de um ponto Meridiano de Greenwich Coordenadas Geográficas.
É a medida do arco do Equador ou paralelo, compreendido entre o Primeiro meridiano e o meridiano que passa pelo ponto. Longitude de um ponto Latitude de um ponto Equador terrestre Coordenadas geográficas .
A Latitude é contada a parte de Equador terrestre e vai de: 00° a 90° Norte e de 00° a 90° Sul 000° a 180° Norte e de 000° a 180° Sul 00° a 90° Oeste e de 00° a 90° Leste 000° a 180° Oeste e de 000° a 180° Leste.
A Longitude é contada a partir de Primeiro Meridiano ou Meridiano de Greenwich e vai de: 000° a 180° Oeste e de 000° a 180° Leste 000° a 180° Norte e de 000° a 180° Sul 00° a 90° Norte e de 00° a 90° Sul 00° a 90° Oeste e de 00° a 90° Leste.
É o arco do Meridiano, compreendido entre os paralelos que passam por dois pontos de latitudes diferentes. Diferença de Latitude Diferença de Longitude Longitude de um ponto Latitude de um ponto.
É o arco do Equador ou paralelo compreendido entre os meridianos que passam por dois pontos de longitudes diferentes. Diferença de Longitude Diferença de Latitude Longitude de um ponto Latitude de um ponto.
É a latitude de um paralelo médio entre dois pontos de latitude diferentes. Latitude Média Longitude Média Diferença de Latitude Diferença de Longitude.
É a longitude de um meridiano médio entre dois pontos. Latitude Média Longitude Média Diferença de Latitude Diferença de Longitude.
Qual a publicação que tem como propósito expor a doutrina de navegação da Marinha do Brasil e padronizar relatórios? DN-11 Normas para a Navegação dos Navios da MB. DN-111 Normas para a Navegação dos Navios da MB. DN-21 Normas para a Navegação dos Navios da MB. DN-15 Normas para a Navegação dos Navios da MB.
É a determinação da posição da embarcação na carta náutica. Ponto Ponto Estimado Ponto Determinado Ponto Satélite Ponto Radar.
É a posição obtida através de uma posição conhecida, utilizando o rumo, a velocidade e o intervalo de tempo entre as posições. Ponto Ponto Estimado Ponto Determinado Ponto Radar Ponto Satélite.
É a posição obtida, normalmente por sistema visual de navegação e meio astronômico. É utilizada em todos os tipos de navegação. Ponto Ponto Determinado Ponto Radar Ponto Satélite Ponto Estimado.
É a posição inicial ou final de navegação. Ponto de chegada ou partida Ponto Determinado Ponto Estimado Ponto Radar Ponto Satélite.
É a posição calculada pelo Navegador Satélite, quando na passagem de satélites artificias por o seu campo de acompanhamento. Ponto Ponto Satélite Ponto Estimado Ponto Radar Ponto determinado.
É a posição obtida através de duas ou mais distâncias observadas no radar Ponto Radar Ponto Ponto Satélite Ponto Estimado ponto Determinado.
Qual o valor aproximado em metros de uma Milha Marítima? 1654 metros 1852 metros 1792 metros 1854 metros.
Qual o valor aproximado em metros de um Pé (Ft)? 0,33 metros 1,83 metros 0,0254 metros 0,92 metros.
Qual o valor aproximado em metros de uma Jarda(Yd)? 0,33 metros 1,830 metros 0,92 metros 0,0254 metros.
Qual o valor aproximado em metros de uma Braça (Fht)? 0,33 metros 0,92 metros 0,0254 metros 1,830 metros.
Qual o valor aproximado em metros de uma Polegada (")? 0,33 metros 0,92 metros 1,830 metros 0,0254 metros.
No mar, a velocidade é expressada em: Nós Metro por segundo Quilômetro por hora Quilômetro por minuto.
Qual o nome do instrumento destinado à medida da distância percorrida pelo navio? Odômetro Ordômetro Odrômetro Medrômetro.
Os Odômetros são classificados de acordo a sua instalação no Navio e podem ser de: Superfície Fundo Proa Través Longitudinal.
Quais os tipos de Odômetro de Fundo? Hélice e de Pressão Hidrodinâmica Hélice e de Quilha Pressão Hidrodinâmica e de Quilha Pressão Hidrodinâmica e de Través.
Qual dessas substâncias reagem na presença de um campo magnético? Níquel Vidro Madeira Borracha.
Qual dessas substâncias não são influenciadas quando se aproximam de um campo magnético? Níquel Mercúrio Cobre Madeira.
Qual a principal substância magnética?.
A linha perpendicular ao eixo magnético e equidistante dos pólos: Linha Norte Linha Sul Linha Neutra Linha Intermediaria .
Qual a lei que diz: nos ímãs, pólos do mesmo nome se repelem e pólos do nomes contrários se atraem? Lei da imantação Lei do Magnetismo Lei dos ímãs Lei da atração e retração.
Selecione todos os tipos de processos que podemos imantar uma barra de aço. Por contato Por atrito ou fricção Por ação de corrente elétrica Por imersão Por emersão Por retificação.
Instrumento empregado pelo navegante para se orientar no mar e é dividido em duas espécies. Agulha Magnética Agulha Náutica Agulha Giroscópica Bússola.
Instrumento empregado pelo navegante para se orientar no mar e é baseado na propriedade apresentada por um ímã. Agulha Magnética Agulha Giroscópica Indicador Radar Bússola.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, recipiente cilíndrico não magnético, pintado internamente de branco, tendo na face lateral interna, dois traços diametralmente oposto a linha de fé. Cuba Estilete Feixe de ímãs Rosa circular Bitácula Capuchana.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, um eixo vertical, fixo na parte interna da cuba, tendo em sua extremidade superior, uma ponta muito fina, confeccionada em Irídio. Cuba Estilete Feixe de ímãs Rosa circular Bitácula Capuchana.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, são as hastes imantadas que que são afixadas, paralelamente, na parte inferior do flutuador. Cuba Estilete Feixe de ímãs Rosa circular Bitácula Capuchana.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, é um disco branco, confeccionado em plástico, em cuja a face superior existe uma graduação de 000° a 360°. Cuba Estilete Rosa circula Feixe de ímãs Bitácula Capuchana.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, é o suporte da cuba e dos ímãs compensadores da agulha, confeccionado em material não magnético e instalado de modo que a linha de fé da agulha, coincida com o plano longitudinal do navio. Cuba Capuchana Bitácula Estilete Rosa circular Feixe de ímãs.
Dentre as partes que compõe a agulha Magnética, é uma peça de metal não magnético, de formato aproximadamente esférico, adaptada a parte superior da cuba. Tem por finalidade proteger a cuba da incidência direta dos raios solares. Capuchana Bitácula Rosa circular Cuba Estilete Feixe de ímãs.
A cuba é cheia de uma mistura de água destilada e álcool etílico, que serve para diminuir o ponto de congelamento da água. Qual a porcentagem deste mistura? 55% de água destilada e 45% de álcool etílico 45% de água destilada e 55% de álcool etílico 55% de água destilada e 65% de álcool etílico 65% de água destilada e 45% de álcool etílico.
Como é denominado o ângulo horizontal, formado entre o norte verdadeiro e o norte magnético? Declinação Magnética Declinação da Agulha Desvio da Agulha Desvio da Giro.
Ao unir todos os ponto que possuem a mesma declinação magnética teremos o que chamamos de: Linha Isomagnética Linha Isogônica Linha de fé Linha longitudinal.
Nas cartas náuticas onde são encontrados os valores locais da declinação magnética local, o ano em que ela foi determinada e a variação anual? No interior da Rosa dos Ventos No Rodapé da carta No interior da Rosa Circular Na legenda da carta.
Recurso encontrado no interior das cartas náuticas que serve para facilitar o traçado de rumos e marcações Rosa dos Ventos Rosa das virtudes Rosa Circular Rosa Náutica.
É uma agulha mecânica, que utiliza em sua operação, as propriedade do giroscópio, e mais as forças de rotação e gravidade da terrestre, e é independente do magnetismo terrestre ou dos ferros de bordo. Agulha Magnética Agulha Giroscópica Bússola Desvio da Agulha Giroscópica.
Por não depender do magnetismo terrestre, a agulha giroscópica é instalada num compartimento mais protegido a bordo. PCI PCA CPD MCP.
Agulha magnética a que estiver mais bem instalada a bordo, sob o ponto de vista magnético, ou seja, o mais longe possível das influências magnéticas de bordo. Normalmente, é instalada no tijupá do navio. Agulha padrão Agulha giroscópica Bússola Agulha de Governo.
Agulha utilizada pelo timoneiro para governar o navio. Agulha de Governo Agulho de Rumo Agulha Padrão Agulha Gisroscópica.
É uma agulha portátil, geralmente guardada em uma caixa de madeira, que a torna facilmente transportável, facilitando seu uso em embarcações miúdas do navio. Agulha de pequena embarcação Agulha Padrão Agulha de Governo Agulha gisroscópica.
É o ângulo horizontal, formado entre o Norte Magnético e o Norte da Agulha. Declinação da Agulha Desvio da Agulha Diferença da Agulha Inclinação da Agulha.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Agulha? Rv = 354° Dec,Mag = 08°W Dag = 03°E Rag 359° Rag 358° Rag 000° Rag 001° Rag 002° .
Calunga: Qual o valor do Rumo da Agulha? Rv = 020° Dec,Mag = 12°W Dag = 03°W Rag 035° Rag 025° Rag 030° Rag 022°.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Agulha? Rv = 000° Dec,Mag = 01°E Dag = 01°W Rag 000° Rag 359° Rag 001° Rag 002°.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Agulha? Rv = 270° Dec,Mag = 20°W Dag = 03°W Rag 293° Rag 287° Rag 284° Rag 296°.
Tem como referência o Norte Verdadeiro: Desvio da agulha Declinação Magnética Desvio da Giro Declinação da Agulha Desvio Magnético Declinação da Giro.
Qual agulha tem como finalidade materializar o Meridiano Verdadeiro que passa sobre o centro da mesma, ou seja, a direção nela tomada tem como referência, o Norte Verdadeiro. Agulha Giroscópica Agulha de Governo Agulha Magnética Agulha Padrão.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Giro? Rv = 358° Dgi = 04°W Rgi 002° Rgi 000° Rgi 358° Rgi 004°.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Giro? Rv = 048° Dgi = 03°E Rgi 045° Rgi 042° Rgi 048° Rgi 051°.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Giro? Rv = 355° Dgi = 02°W Rgi 357° Rgi 353° Rgi 359° Rgi 348° Rgi 351°.
Calunga: Qual o valor do Rumo da Giro? Rv = 002° Dgi = 02°E Rgi 000° Rgi 360° Rgi 002° Rgi 004°.
É o ângulo horizontal formado pelo norte de referência e a proa da embarcação. É contado de 000° a 360° sempre no sentido horário. Rumo Marcação Proa Norte da proa.
Ângulo formado do Norte verdadeiro até a proa da embarcação. Rumo verdadeiro Rumo magnético Rumo da Agulha Rumo da giro Rumo prático.
Ângulo formado do Norte Magnético até a proa da embarcação. Rumo vedadeiro Rumo prático Rumo da giro Rumo Magnético Rumo da Agulha.
Ângulo formado do Norte da agulha até a proa da embarcação. Rumo Prático Rumo da Giro Rumo da agulha Rumo verdadeiro Rumo magnético.
Ângulo formado do Norte agulha giroscópica até a proa da embarcação. Rumo magnético Rumo da giro Rumo prático Rumo verdadeiro Rumo da agulha.
Quando se navega em rios, canais estreitos ou em águas confinadas, é comum orienta-se por referência da Terra, e não por rumos da agulha. Estas direções nas quais o navio deve governar para manter-se safo de perigo denomina-se? Rumos práticos Rumo verdadeiro Rumo da giro Rumo da agulha Rumo magnético.
Quando as marcações são feitas para astros (Sol, Lua, Estrelas, Planetas etc.), denomina-se? Azimute Marcação verdadeira Marcação pólar Marcação relativa.
Como é chamado o ângulo formado entre o norte de referência e um objeto na superfície da terrestre? Marcação Marcação vedadeira Marcação magnética Marcação da giro.
Qual o mais simples instrumento de marcar? Alidade de Pínulas Sextante Alidade telescópica Taxímetro.
Consta de uma luneta provida de retícula montada sobre um círculo de marcação; serve para se ter uma marcação mais rigorosa do objeto. Alidade telescópica Alidade de pínulas Sextante Taxímetro.
É um anel que, adaptado a parte superior da cuba ou repetidora, possui duas pínulas (ocular e objetiva) diametralmente opostas as quais quando levantadas permite alinha o olha do observador, o cetro da rosa e o objeto marcado. Círculo Azimutal Círculo da Rosa Círculo de Marcação Círculo de Ângulo.
É igual ao círculo de marcação, possuindo um prisma e um aparelho de reflexão total (a mais) Círculo Azimutal Círculo da Rosa Círculo da Marcação Círculo de Ângulo.
É um instrumento usado com a alidade de pínula e, consta de uma cuba com uma rosa sem agulha. Taxímetro Sextante Alidade Telescópica Alidade de Pínula.
Instrumento ótico destinado medir ângulos VERTICAIS E HORIZONTAIS entre dois ou mais pontos, sendo usado, principalmente, na navegação astronômica, quando se tomam alturas de astros em relação ao horizonte. Sextante Taxímetro Alidade de Pínulas Alidade Telescópica.
Instrumento que serve para medir distância de um outro navio ou um objeto com altura conhecida, quando se está navegando em formatura. Taxímetro Estadímetro Sextante Tambor Micrométrico .
Instrumento montado em uma suspensão cardan, dentro de uma caixa de madeira com fundo acolchoado e é regulado para indicar a Hora Média de Greenwich (HMG). Cronômetro Taxímetro Estadímetro Sextante.
É a diferença entre a Hora Média de Greenwich e a Hora do Cronômetro. Estado absoluto Marcha do cronômetro Comparador Conógrafo.
Instrumento cuja principal condição de funcionamento é a de que tenha a macha uniforme durante um certo intervalo de tempo. Regulado pela HMG e sua finalidade é auxiliar na observação da navegação astronômica. Comparador Cronômetro Cronógrafo Taxímetro.
Instrumento destinado a medir pequenos intervalos de tempo. Cronógrafos Cronômetros Taxímetro Comparador.
É um relógio comum, regulado para indicar a hora legal (HLeg) corresponde ao fuso em que se navega. Relógio de Antepara Cronógrafo Comparador Cronômetro.
Marque as opções corretas em relação as agulhas magnéticas. Não deixar objetos de material magnético próximo a bitácula; Não mexer ao alterar a posição dos ímãs compensadores; Quando expostas em lugar quentes e externos, providencia a troca líquido da cuba; Manter a bitácula sempre bem fechada, usando para tal, fechaduras e cadeados não magnéticos; eliminar, quando necessário, as bolha de ar que se formar no interior da cuba;.
Marque as opções corretas em relação ao Cronômetro: Não deixá-lo exposto ao sol ou a umidade; Não aproximar do mesmo, material magnético (ímãs); Não dar pancadas, pois sua macha pode ser alterada Verificar o prazo de validade do óleo lubrificante ou da bateria; Fazer os ajustes necessários conforme a Hora Legal (HLeg);.
É o ângulo formado entre uma direção fixa tomada como referência, e a direção que passa pelo objeto. Marcação de um Objeto Marcação Verdadeira Marcação da Agulha Marcação Magnética Marcação da Giroscópica.
É o ângulo de marcação que parte do Norte Magnético até o objeto. Marcação Magnética Marcação Verdadeira Marcação da Giroscópica Marcação Polar Marcação Relativa Marcação da Agulha.
É o ângulo de marcação que parte do Norte Verdadeiro até o objeto. Marcação Verdadeira Marcação Magnética Marcação da Giroscópica Marcação Relativa Marcação da Agulha Marcação Polar.
É o ângulo de marcação que parte do Norte da Agulha até o objeto. Marcação da Agulha Marcação da Giroscópica Marcação Relativa Marcação Magnética Marcação Polar Marcação Verdadeira.
É o ângulo de marcação que parte do Norte da Giro até o objeto. Marcação Giroscópica Marcação Verdadeira Marcação Magnética Marcação Polar Marcação Relativa Marcação da Agulha.
É o ângulo horizontal formado a partir da proa da embarcação até a direção do objeto. Marcação Polar Marcação Relativa Marcação da Gisroscópica Marcação Magnética Marcação da Agulha Marcação Verdadeira.
É o ângulo horizontal formado também a partir da proa da embarcação até a direção do objeto. No entanto, a Marcação é contada de 000° a 180° para Boreste (BE) ou para Bombordo (BB). Marcação Polar Marcação Magnética Marcação Verdadeira Marcação Relativa Marcação da Agulha Marcação da Giroscópica.
Calunga: Qual o valor do Marcação Magnética? Mv = 027° DecMag = 04°W Mmag 031° Mmag 035° Mmag 033° Mmag 023°.
Calunga: Qual o valor do Marcação Magnética? Mv = 358° DecMag = 05°W Mmag 352° Mmag 002° Mmag 003° Mmag 359°.
Calunga: Qual o valor do Marcação Magnética? Mv = 357° DecMag = 03°W Mmag 000° Mmag 002° Mmag 001° Mmag 003°.
Calunga: Qual o valor do Marcação Giroscópica? Mv = 015° Dgi = 02°W Mgi 017° Mgi 019° Mgi 015 Mgi 021.
Calunga: Qual o valor do Marcação Giroscópica? Mv = 291° Dgi = 04°E Mgi 287° Mgi 283 Mgi 295° Mgi 293°.
Calunga: Qual o valor do Marcação Giroscópica? Mv = 356° Dgi = 02°E Mgi 358° Mgi 354° Mgi 000° Mgi 352.
Calunga: Qual o valor do Desvio da Giro? Rv = 015° Rgi = 017° Dgi 02°E Dgi 02°W.
Calunga: Qual o valor do Desvio da Giro? Rv = 358° Rgi = 002° Dgi 04°E Dgi 04°W Dgi 02°E Dgi 02°W.
Calunga: Qual o valor do Desvio da Giro? Rv = 002° Rgi = 005° Dgi 03°W Dgi 03°E Dgi 02°W Dgi 02°E.
Calunga: Qual o valor do Declinação Magnética? Rv = 181° Rmag = 179° DecMag 02°E DecMag 02°W DecMag 03°E DecMag 03°W.
Calunga: Qual o valor do Declinação Magnética? Rv = 351° Rmag = 358° DecMag 07°E DecMag 07°W DecMag 06°E DecMag 06°W.
Calunga: Qual o valor do Declinação Magnética? Rv = 354° Rmag = 004° DecMag 08°E DecMag 10°W DecMag 04°E DecMag 04°W DecMag 10°E DecMag 08°W.
Calunga: Qual o valor da Marcação Verdadeira? Rv = 080° MPBE= 040° Mv 040° Mv 120° Mv 060° Mv 100°.
Calunga: Qual o valor da Marcação Verdadeira? Rv = 080° MPBB= 040° Mv 040° Mv 060° Mv 100° Mv 120°.
Calunga: Qual o valor da Marcação Verdadeira? Rv = 080° Mrl= 340° Mv 040° Mv 060° Mv 380° Mv 420° Mv 080°.
Calunga: Qual o valor da Marcação Verdadeira? Rv = 090° MPBB= 090° Mv 180° Mv 000° Mv 360° Mv 090°.
Calunga: Qual o valor da Marcação Verdadeira? Rv = 275° MPBE= 025° Mv 300° Mv 250° Mv 225° Mv 325°.
Calunga do mal: Qual o valor da Marcação Giroscópica? Rmag = 270° MPBE= 100° Rgi = 283° Mgi 113° Mgi 173° Mgi 087° Mgi 023° Mgi 187°.
Calunga super do mal: Qual o valor da Declinação Magnética? Rmag = 093° MPBB= 125° Mv = 319° DecMag 09°E DecMag 09°W DecMag 08°E DecMag 08°W DecMag 07°E DecMag 07°W.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.