Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPRIORIDADE 5) CER - Parte 2 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PRIORIDADE 5) CER - Parte 2 de 3

Description:
Parte 2 de 3

Author:
AVATAR

Creation Date:
01/02/2024

Category:
Others

Number of questions: 37
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
De acordo com o cerimonial da Marinha, a continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, à tropa formada e às autoridades, não podendo por estas ser dispensada via de regra. É incorreto afirmar que a autoridade pode dispensar a continência individual quando o militar estiver: fazendo parte de tropa armada. em postos de combate. praticando esportes. sentado, à mesa de rancho. remando ou dirigindo viatura.
Segundo o Cerimonial da Marinha (2016), uma bandeira de quatro panos corresponde a qual medida? 0,90 X 1,20m 1,60 x 2,40m 1,20 x 1,80m 0,40 X 0,60m 1,80 x 2,40m.
Assinale a opção INCORRETA, no que se refere aos sinais luminosos nos navios da Marinha do Brasil, previstos no Cerimonial da Marinha: Comandante de Força ou COMAPEM - em navio subordinado, uma luz branca no lais da verga a boreste e uma luz branca no tope do mastro. Comandante de Operações Navais (CON) ou ComemCh - duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro. Comandante da Marinha - uma luz branca no lais da verga a boreste e duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro. Presidente da República - três luzes brancas, convenientemente espaçadas, dispostas verticalmente a partir do tope do mastro. CEMA - uma luz branca no lais da verga a bombordo e duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro.
(QAA-VERDE-2022-41) De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, as honras fúnebres podem ser dispensadas, a critério da autoridade competente: I - Quando o falecido houver as dispensado em vida; II - Quando solicitação nesse sentido partir da própria família; III - Nos dias de grande gala do país entrangeiro, em cujo porto se encontrar o navio da Marinha do Brasil; IV - Nos dias de festa nacional; e V - Em condições adversas de tempo. Assinale a opção correta: Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras. Apenas III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, II e V são verdadeiras. Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
(QAA-AMARELA-2021-36) A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, à tropa formada e às autoridades. Não são dispensados de continência: os militares de sentinela, armados de fuzil. os Oficiais praticando esportes. os Oficias, mesmo armados ou em formatura, durante as honras de portaló. os militares fazendo parte de tropa armada. os militares em postos de continência ou de parada.
(QAA-AMARELA-2021-46) As bandeiras destinadas a assinalar a presença de determinada autoridade em OM da MB, bem como distinguir os cargos de autoridades militares ou civis são denominadas bandeiras insignias. Assim, coloque V ou F nas afirmativas abaixo, em relação ao hasteamento das bandeiras insígnias, assinalando a seguir a opção correta: ( ) São mantidas hasteadas em caráter transitório, nos navios capitânias, quando referente ao Comandante da Força embarcado. ( ) São mantidas hasteadas em caráter transitório, na respectiva OM de terra, quando referente à autoridade exercendo o cargo de comando, enquanto esta permanecer a bordo. ( ) São mantidas hasteadas em caráter permanente, no respectivo navio, unidade ou estabelecimento, quando referente à autoridade exercendo o cargo de comando. ( ) São mantidas hasteadas em caráter permanente, na OM visitada, quando referente à autoridade superior pertencente à cadeia de comando, substituindo a bandeira insígnia da autoridade exercendo cargo de comando ou direção. ( ) São mantidas hasteadas em caráter eventual, na OM visitada, em honra à autoridade visitante não pertencente à cadeia de comando. (V)(F)(V)(V)(V) (F)(F)(V)(F)(V) (F)(V)(F)(F)(V) (V)(V)(F)(V)(F) (F)(V)(F)(V)(V).
(QAA-AMARELA-2020-36) A Bandeira Nacional é hasteada diariamente, às 8h, mediante cerimonial específico. Nos navios em movimento, o local de hasteamento é o: Pau da bandeira Pau de surriola Mastro da fachada Penol da carangueja Pau do jeque.
(QAA-AMARELA-2020-39) A Bandeira do Cruzeiro é usada na seguinte condição: hasteada no tope do mastro principal nos navios incorporados à MB, substituindo a Flâmula de Comando. hasteada na proa das embarcações miúdas empregadas em serviços de saúde e das embarcações hospital de forças de desembarque. hasteada à meia adriça quando assim o for a Bandeira Nacional, por motivo de luto ou funeral. hasteada no tope do mastro principal nos navios e OM de terra ou no lais da verga de boreste. em haste apropriada, denominada pau da flâmula, na proa das embarcações miúdas.
(QAA-AMARELA-2020-40) Sobre a flâmula de fim de comissão, pode-se afirmar que: Tem cor azul-marinho, forma retangular, metade do número de panos da Bandeira Nacional que for hasteada, dividida em quatro quadriláteros iguais por uma série de estrelas brancas. Tem branca, forma retangular, com uma cruz grega de cor vermelha no centro e os ramos paralelos aos lados da bandeira. Possui a forma retangular, farpada, da cor amarela da Bandeira Nacional, com vinte e uma estrelas azuis dispostas em cruz. É retangular, na cor verde da Bandeira Nacional, com as Armas Nacionais no centro. Tem cor azul-marinho, forma triangular, alongada, cuja a base coincide com a ralha, sendo a altura igual à metade da guinda do mastro principal, ocupada por vinte e uma estrelas brancas, igualmente espaçadas entre si.
(QAA-AMARELA-2020-41) Salva é a honra prestada, por meio de tiros de canhão, à terra, navio, autoridade ou em data festiva. Quando devida, cabe a seguinte autoridade: Presidente da República - dezenove tiros Vice-Almirante - dezesete tiros Contra-Almirante - quinze tiros Patrono da Marinha - vinte e um tiros Ministro de Estado - dezenove tiros.
(QAA-AMARELA-2020-46) A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, à tropa formada e às autoridades. Marque a alternativa em que a continência individual deve ser executada pelo militar. Militar de sentinela e armado de fuzil Fazendo parte de tropa armada Em postos de continência Em postos de Parada Integrando formatura comandada, em honra à Bandeira Nacional.
(QAA-VERDE-2018-35) No que se refere à transmissão de cargo de Almirantes Comandantes de Força, assinale a opção INCORRETA: A bordo de navio, a tripulação do capitânea guarnece formatura geral e as tripulações dos demais navios de Força guarnecem formatura geral, em seus respectivos navios. A bordo de navio, a tripulação do capitânea guarnece formatura geral e os Comandantes das OM subordinadas formam junto ao local das honras, em seus respectivos navios. Ao se retirar de bordo o oficial que transmitiu o cargo, são prestadas, pelo novo Titular, honras como na apresentação, após se retirarem de bordo as autoridades superiores. Em OM de terra, ao fim da cerimônia, a guarnição do Comando e as representações das unidades subordinadas desfilam em continência à autoridade empossada. Em OM de terra, as normas são as mesmas que a bordo de navio, sendo que uma das alterações é que as representações das guarnições das unidades subordinadas formam no local da cerimônia.
(QAA-VERDE-2018-36) Uma embarcação da MB, ao aproximar-se de um navio para atracar, sem que tenha arvorada a bandeira insígnia do Comandante da marinha embarcado, emitirá, independente do horário, o seguinte sinal sonoro de apito ou buzina, indicando a precedência ou posto do Comandante da Marinha: três sinais longos e um curto três sinais longos e dois curtos três sinais longos e três curtos quatro sinais longos e dois curtos quatro sinais longos e três curtos.
(QAA-VERDE-2018-49) Com relação às características do pavilhão do Comandante da Marinha, é correto afirmar que: Possui a mesma cor, feitio e heráldica da Bandeira do Cruzeiro, tendo a meio do quadrilátero superior esquerdo o escudo redondo do Cruzeiro do Sul e a meio do quadrilátero inferior esquerdo uma âncora. Possui a mesma cor, feitio e heráldica da Bandeira do Cruzeiro, porém farpado, tendo no quadrilátero superior direito o escudo do Cruzeiro do Sul e uma âncora a meio do quadrilátero inferior direito. É da mesma cor, feitio e heráldica da Bandeira do Cruzeiro, porém farpado, tendo a meio do quadrilátero superior esquerdo o escudo redondo do Cruzeiro do Sul e a meio do quadrilátero inferior direito uma âncora. É da mesma cor, feitio e heráldica da Bandeira do Cruzeiro, porém farpado, tendo a meio do quadrilátero superior esquerdo o escudo redondo do Cruzeiro do Sul e a meio do quadrilátero inferior esquerdo uma âncora. Possui a mesma cor, feitio e heráldica da Bandeira do Cruzeiro, tendo no quadrilátero superior direito o escudo do Cruzeiro do Sul e a meio do quadrilátero inferior esquerdo uma âncora.
“A Bandeira Nacional é hasteada diariamente, às 8h, mediante cerimonial específico, em todas as Organizações da MB. Nos navios e em todas as OM que mantenham serviço ininterrupto será arriada exatamente no pôr do sol, podendo permanecer hasteada no período noturno devido alguma situação especial.” De acordo com o Cerimonial da MB, em relação à citação acima, qual das situações especiais abaixo os navios da Marinha do Brasil mantêm a Bandeira Nacional hasteada após o pôr do sol: quando avistando Estandarte de Chefe de Estado estrangeiro. quando avistando o Pavilhão de Ministro da Defesa. quando avistado o Estandarte Presidencial. quando a bordo o Chefe de Estado-Maior da Armada. quando a bordo qualquer Governador de Unidade da Federação.
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação à participação de tropas estrangeiras, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta: (.....) As Forças estrangeiras que participem, em território brasileiro, de paradas em comemoração a data festiva, nacional ou estrangeira, têm posição de destaque na vanguarda das forças em parada. (.....) Pequeno destacamento de forças brasileiras precede, se possível, as forças estrangeiras, como guarda de honra. (.....) A precedência entre as forças estrangeiras é definida por esses dois critérios: antiguidade entre os comandantes das forças ou antiguidade entre os comandantes de destacamentos em parada. (.....) Se o desfile for em comemoração a data festiva de nação estrangeira, o destacamento da nação festejada tem precedência sobre os demais. ( F ) ( F ) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( V ) ( V ) ( V ) ( V ) ( V ) ( F ) ( V ) ( V ) ( F) ( F ) ( V ).
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação à posse de Oficiais de Marinha, a cerimônia de transmissão de cargo de Almirante nomeado Comandante ou Diretor de OM obedece, no que couber e conforme as peculiaridades da respectiva OM, às mesmas normas estabelecidas para a cerimônia de transmissão de cargo________________. do Órgão de Direção Setorial. do Comandante da Marinha. do Chefe de Estado-Maior da Armada. de Almirante COMAPEM. de Almirante Comandante de Força.
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação ao hasteamento de bandeira nacional estrangeira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: Será hasteada no tope do mastro principal: I. em substituição à Bandeira Nacional, por ocasião de embandeiramento em arco ou nos topes, em homenagem à nação estrangeira. II. em substituição à bandeira de guerra da nação, caso esta não a possua ou não esteja disponível. Será hasteada na verga de boreste do mastro principal. III. em substituição à bandeira de guerra da nação, quando esta, sendo reconhecida pelo governo brasileiro como independente e possuindo bandeira nacional própria, faz uso de bandeira de guerra da comunidade, império ou federação da qual é parte ou domínio. IV. quando a nação, por mandato ou representante, exerce o governo de outra nação que não tenha bandeira nacional própria. Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação ao sepultamento no mar, assinale a alternativa INCORRETA. Quando as circunstâncias obrigarem ao sepultamento no mar, as honras fúnebres, caso as condições permitam, limitam-se ao seguinte, observando-se a função, posto ou graduação que o falecido tinha em vida: o navio responsável pelo sepultamento paira sob máquinas, assim como os que o acompanham. são executadas as honras de portaló, seguidas de três descargas de fuzilaria, antes de ser lançado ao mar o féretro. a banda de música, toca acordes de marcha fúnebre, antes de cada descarga de fuzilaria. logo após, inicia a salva final, quando devida, ocasião em que a bandeira-insígnia a que tinha direito o morto é atopetada, sendo arriada ao término da salva. os despojos mortais vão, se possível, em caixão fechado, broqueado, e suficientemente lastrado para garantir a submersão.
De acordo com o Cerimonial da MB, as bandeiras destinadas a caracterizar estabelecimentos, forças, unidades de tropa e os navios incorporados à MB, bem como as condições em face de comissões que forem cometidas, são denominadas: Insígnias Distintivos. Símbolos. Estandartes. Galhardetes.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação às visitas oficiais, o Comandante de Força ou de navio, ao chegar a porto na capital de Estado, que não a sua sede, dependendo do caráter de representação da comissão, deve fazer visita oficial ao respectivo Governador, acompanhado: do Capitão de Bandeira e do seu Chefe de Estado-Maior. do Capitão de Bandeira e dos Oficiais do seu Estado-Maior. dos Oficiais do seu Estado-Maior. dos demais Comandantes de Navios sob suas ordens. dos demais Comandantes de Navios sob suas ordens e dos Oficiais do seu Estado-Maior.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação às honras aos Oficiais de Marinha, qual dos vocativos abaixo está correto? Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra. Vice-Almirante - Comandante em Chefe da Esquadra. Almirante - Comandante. Capitão de Mar e Guerra - Comandante de Força. Oficial Intermediário - Comandante.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação ao embarque e desembarque numa embarcação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I . A embarcação da MB colocada à disposição de Almirante lhe é apresentada por oficial designado para tal. II . Em embarcação miúda ou viatura, o mais antigo embarca por último e desembarca em primeiro lugar. III . no caso de embarque de Almirante ou do Titular da OM, a que pertença à embarcação, o patrão e a respectiva guarnição levantam-se e fazem a continência individual, já os demais presentes não prestam. IV . no caso de embarque dos demais oficiais, apenas o patrão faz a continência. V . em circunstâncias especiais, no desembarque, o mais antigo pode determinar que mais modernos desembarquem na sua frente utilizando-se da expressão “está quem manda”. Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, II e V são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação ao Título III - Salvas e suas generalidades, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. O Comandante do Distrito Naval da área, obedecendo a circunstâncias especiais ditadas pela cortesia, pode designar outra OM de terra ou navio, neste caso denominado navio de salva, para dar ou responder salvas. II. Ao navio em que se encontrar o Comandante da Força compete dar e responder salvas, quando as mesmas caibam a um só navio. III - Denomina-se Estação de Salva a OM de terra, designada em ato do COMAP da área, dotada de meios para dar ou responder salvas. A salva é iniciada pelo canhão de salva mais de vante: IV. do bordo que estiver voltado para terra, navio ou autoridade em cuja honra for dada a salva. V. de boreste, nos demais casos. Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, II e V são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas IV e V são verdadeiras.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: Os navios em mar aberto podem prescindir da exibição da Bandeira Nacional, salvo nas seguintes situações: I. durante o cruzamento, no mar, com outro navio. II. na passagem próxima de farol ou estação semafórica. III. quando sobrevoado por alguma aeronave. IV. durante postos de continências ou de combate. V. quando fotografados ou filmados. Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras. Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação à presença do Presidente da República nas proximidades de OM, assinale a alternativa INCORRETA. Estando o Presidente da República no mar próximo à OM da MB, ao cruzá-la, dentro da distância de reconhecimento, é observado o seguinte: a guarnição forma em postos de continência. a guarnição dá sete vivas e a guarda apresenta armas. a banda de música toca o Hino Nacional. a execução do toque de apito por ocasião das honras de passagem.
“Nos navios, quando no porto, no período de 8h ao pôr do sol, a ausência de autoridade, por um período de até setenta e duas horas, é indicada pelo hasteamento da corneta substituta.” De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, em relação à indicação de ausência de bordo, a quarta substituta indica a ausência: do Comandante de Força embarcado. do Chefe de Estado-Maior embarcado. do Comandante. da autoridade militar ou civil cuja bandeira-insígnia esteja atopetada. do Comandante Mais Antigo Presente Embarcado.
De acordo com o Cerimonial da Marinha do Brasil, assinale a alternativa que apresenta as honras devidas a um Comandante, no curso ordinário do serviço, ao chegar pela segunda vez ao dia na sua OM: São prestadas honras de portaló pelo Imediato. São prestadas honras de portaló pelo Imediato e oficialidade. São prestadas honras de portaló pelo Imediato e oficialidade, não havendo toques. É recepcionado pelo Imediato ou, na ausência deste, pelo oficial mais antigo a bordo e ainda o oficial de serviço, não havendo toques. do Comandante Mais Antigo Presente Embarcado.
De acordo com o cargo ocupado, qual das autoridades abaixo pode modificar as prescrições do Cerimonial da Marinha do Brasil? Comandante de Navio. Comandante de Distrito Naval. Comandante de Força - COMAPEM. Titular do Órgão de Direção Setorial. Chefe do Estado-Maior da Armada.
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação às características e aos signos apresentados nas bandeiras, assinale a alternativa INCORRETA: A estrela das Armas Nacionais, nas cores e formato próprios. O brasão d’Armas do Marquês de Tamandaré. Estrelas, de cinco pontas. Âncora singela, na cor branca, com a haste coincidente com uma das diagonais do quadrilátero, de modo que o anete fique voltado para cima e junto à tralha, não dispondo de cabo ou amarra. Dois fuzis cruzados, na cor branca, com as coronhas voltadas para baixo, alinhados com as diagonais do quadrilátero, cujo centro coincide com a interseção dos fuzis.
“O navio da MB em que se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua bandeira-insígnia exibe, quando fundeado, no período entre o pôr e o nascer do sol, no mastro em que se achar hasteada a bandeira-insígnia”. De acordo com o Cerimonial da MB, em relação ao enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta o sinal luminoso correspondente ao Comandante da Marinha: Uma luz branca no tope do mastro. Duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro. Uma luz branca no lais da verga a bombordo e duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro. Uma luz branca no lais da verga a boreste e duas luzes brancas, uma sobre a outra, a partir do tope do mastro. Três luzes brancas, convenientemente espaçadas, dispostas verticalmente a partir do tope do mastro.
De acordo com o Cerimonial da MB, em relação às salvas, dadas por navio da MB, à terra e autoridades estrangeiras, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: I - São aguardadas respostas, tiro por tiro, por parte de estação de salva ou navio de guerra estrangeiro, às salvas em honra à terra estrangeira. Não são esperadas respostas às salvas dadas: II - em honra ao Chefe de Estado ou de Governo a que pertencer o porto. III - em honra a autoridade civil ou militar que o visite oficialmente. IV - por motivo de festa, luto ou comemorações nacionais. Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. Todas a afirmativas são verdadeiras.
De acordo com o Cerimonial da MB, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: Quando em cerimônia de transmissão de comando comparecer autoridade a quem estejam subordinados, na cadeia de comando, os respectivos titulares, são observadas as seguintes normas, quanto ao hasteamento dos pavilhões a que tiverem direito: I - nos navios de mais de um mastro, a bandeira-insígnia da referida autoridade é hasteada no mastro principal e a de quem passa o cargo é transferida para outro, onde permanece até o momento da transmissão do cargo, quando é substituída pela do oficial que assume; II - nas OM de um só mastro, a bandeira-insígnia da referida autoridade é hasteada na adriça central do mastro principal e a do oficial que deixa o cargo na de boreste do mesmo mastro; e III - no caso de transmissão de Comando de Força, se realizada em navio capitânia, a Flâmula de Comando é substituída pela bandeira-insígnia da autoridade acima mencionada. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. Apenas a afirmativa II é verdadeira. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
Segundo o Cerimonial da Marinha, quanto mede uma Bandeira de dois panos? 1,20 X 1,80m. 0,80 x 1,50m. 0,90 X 1,20m. 1,80 X 1,40m. 0,45 X 0,60m.
Assinale a opção correta, no que se refere às considerações gerais estabelecidas no Cerimonial da: Denomina-se amarra à unidade de distância cujo valor é de duzentos metros. A denominação Comandante significa o Oficial de Marinha investido do cargo de comando. Não são previstos toques, continências de guarda e salvas no período compreendido entre o hastear e o arriar da Bandeira. Os horários citados no Cerimonial da Marinha referem-se aos do meridiano de Greenwich. Guarda da Bandeira é a tropa armada para prestar homenagem às autoridades militares e civis que a ela tenham direito.
Durante as honras de portaló na recepção, quando a autoridade chega próximo ao patim inferior da escada de portaló, extremidade inferior da prancha ou local designado para recepção nas OM de terra, o oficial a quem caiba receber proclama, a viva voz, o vocativo a que tem direito a autoridade e comanda um toque: Sentido. Apresentar armas. Presença. Ombro armas. Continência.
De acordo com o Cerimonial da Marinha, marque a opção INCORRETA em relação às SALVAS. É a honra prestada, por meio de tiros de canhão, à terra, a navio, à autoridade ou em data festiva. É dada a uma distância nunca superior a três milhas de quem ou do que se deseja honrar. O intervalo entre tiros de uma salva é de cinco segundos, incluindo-se o funeral. Ao navio em que se encontrar o COMAPEM compete dar e responder salvas, quando as salvas couberem a um só navio, podendo o COMAPEM dispor diferente se o navio se encontrar impossibilitado para tal. Denomina-se Estação de Salva a OM de terra designada por ato do Comandante do Distrito Naval da área e dotada de meios para dar ou responder salvas.
Report abuse Consent Terms of use