Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPROVA DE HISTORIA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PROVA DE HISTORIA

Description:
Danilo Elvis

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/04/2019

Category:
Others

Number of questions: 22
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A Mesopotâmia foi o berço de muitos povos da antiguidade oriental, como os sumérios, responsáveis pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, e os assírios, famosos por terem construído a Grande Biblioteca de Nínive. O termo “Mesopotâmia” foi cunhado pelos gregos e seu significado faz menção: a) à posição geográfica daquela região entre os rios Tigre e Eufrates; b) a uma lenda existente na região a respeito de um ser mítico; c) à produção de tinta púrpura, que era parte importante do comércio da região; d) à trajetória de um importante rei lendário conhecido a partir do registro da Epopeia de Gilgamesh;.
A respeito dos povos mesopotâmicos, selecione a alternativa VERDADEIRA: a) Os acádios desenvolveram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. b) Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita alfabética da humanidade. c) O Código de Hamurábi tinha como lema a Lei de Talião, que defendia a ideia do “olho por olho, dente por dente”. d) Os caldeus tiveram como principal rei Assurbanípal, supostamente responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia.
Ligue as colunas : Sumérios Acádios Amoritas Assírios Caldeus.
Leia as afirmativas a seguir e encontre a alternativa FALSA: Os sumérios organizavam-se em cidades-estado e destacavam-se cidades como Ur, Uruk e Eridu. Os amoritas ficaram conhecidos por ter constituído o Primeiro Império Babilônico. Além de criar o Código de Hamurábi, o rei Hamurábi desenvolveu a agricultura na Babilônia. Os assírios constituíram uma sociedade extremamente militarizada, que, a partir da guerra, formaram um vasto império centralizado. Os caldeus tiveram na figura de Nabucodonosor o seu principal rei e foram conquistados por Alexandre, o Grande, após a Batalha de Gaugamela.
A escrita mesopotâmica era gravada em plaquetas de argila com objetos pontiagudos .baseada nessa informação, como se chamava a escrita da Mesopotâmia? grega puntiforme demotica cuneiforme.
Mesopotâmia era habitada pelos Acadianos, Amoritas, Arameus, Hititas, sumérios Gútios,sumérios, Elamitas, camamitas, calonitas Cassitas, egipcios , sumérios, Hurritas , xiitas assirios, sumérios, acádios, amoritas e caldeus.
Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios amoritas mesominions persas.
O Código de Hamurábi agrupava uma série de leis tradicionais da Mesopotâmia sobre o lema da lei da mesopotamia Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”. lei de Zeus do olho que tudo vê Olho de Sauron, e dente de minerva.
Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta: Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu. Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais. Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil. Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14. Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural: Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive. Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem. Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes. Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.
Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas; outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes abaixo se referem a evolucionistas, exceto: Lamarck. Darwin Wallace Aristóteles.
A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural. Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes. Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos. Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes. Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos: passaram por processos de seleção natural. possuem um ancestral comum. possuem a capacidade de hereditariedade passaram por processo de convergência adaptativa. passaram por mutações direcionais.
A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou: a seleção natural as mutações o uso e desuso dos órgãos a hereditariedade dos caracteres adquiridos.
Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta. A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História. Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita. Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História. A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante. Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.
Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: a utilização de metais como cobre e bronze. o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.
Entre os sítios arqueológicos que contêm os maiores acervos de arte rupestre do mundo, alguns estão localizados no Brasil, no estado do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato. O nome do parque que administra esses sítios no Piauí chama-se: Parque Nacional Serra da Capivara Parque Nacional da Serra da Mantiqueira Parque Nacional da Serra das Areias Jardim Botânico Piauiense Parque Nacional Serra das Antas. .
A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres: o retrato das famílias, feito de forma realista, com o uso de carvão. a descrição de cenas relacionadas com a vida política da pólis. a descrição das trocas comercias intercontinentais a descrição de cenas de caça, rituais e símbolos cosmológicos. o retrato das personalidades da tribo.
a chegada do Homem à América é cercada de controvérsias e teorias. Nosso continente teria tido seu inicio de povoamento entre 100.000 e 10.000 a.C. Sobre o Homem na América é correto afirmarmos. Hoje sabemos que os primeiros hominídeos que vieram para a América foram os Australophitecus, que vieram da África através de séculos, passando pelo Oceano Atlântico. Uma das teorias mais aceitas da chegada do Homem à América é a teoria Clóvis, que diz que os primeiros grupamentos humanos teriam chegado à América pelo Estreito de Bering, entre o final do período Paleolítico e início do Neolítico. Esta comprovado pelo fóssil humano encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, a “Luzia”, que os humanos americanos não são descendentes de outros continentes, mas sim, teriam tido sua própria linha evolutiva na América É impossível o ser humano ter chegado às Américas por outra via que não o estreito de Bering, devendo algumas teorias que pregam sua vinda pelo Oceano Atlântico ou Pacífico serem ignoradas. Os primeiros hominídeos que vieram para nosso continente teriam vindo em busca de novas áreas agricultáveis, devido à escassez de terras no “Velho Mundo” quando da criação da propriedade privada. .
Os primeiros americanos NÃO são autóctones da América, porque nesse continente, SOMENTE foram encontrados(as) datações sobre o homem bem mais antigas que nos outros continentes. vestígios do Homo sapiens sapiens. vestígios de Australopitecinos. vestígios do Homo erectus. vestígios de primatas próximos do homem como por exemplo o gorila, chimpanzé e orangotango.
A Surpresa na face da Luzia Foto: Luzia – uma pitada de polêmica às teorias arqueológicas. (Mary Pérsia de Oliveira da Agência Estado) Não era atriz ou modelo, tampouco jovem, mas por causa da idade e da aparência, Luzia surgiu para a fama no ano passado. Tudo porque descobriu-se que ela (na verdade, um crânio, alguns ossos de 11.500 anos) tinha traços muito diversos dos seus companheiros de época e continente. Sua descoberta aconteceu no sítio arqueológico da Lapa Vermelha, em Lagoa Santa, perto de Belo Horizonte. Apesar de ter sido encontrado em 1975 pela francesa Annet Laming Emperaire, que morreu no ano seguinte, a notoriedade si veio em 1999, quando pesquisadores da Universidade de Manchester, por encomenda da rede de televisão britânica BBC, reconstituíram a face que provavelmente cobria o crânio. O resultado foi um rosto com traços negróides, similares aos nativos da África e Oceania, muito diferentes dos paleoíndios que, acreditava-se desde os primórdios da arqueologia nas Américas, eram únicos ancestrais dos nativos do Novo Mundo. Essa mulher baixa, de aproximadamente 1,50 m e pouco mais de 20 anos de idade, batizada de Luzia numa referência a “Lucy”, um crânio de 3,2 milhões de anos encontrado na Etiópia. Hoje exposta no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Luzia é tida como representantes dos “Homens da Lagoa Santa”, que seriam uma comunidade nômade de não mais de dez pessoas. Trabalhava com ferramentas feitas de pedra, já que era sapiens, mas, não tendo ainda capacidade de plantar, simplesmente colhia suas refeições das árvores. Luzia, de nariz largo, queixo proeminente e olhos arrendodados, atirou uma pitada de polêmica às teorias arqueológicas, mas ajuda a reforçar a teoria do povoamento da América não aconteceu através de uma, mas várias correntes migratórias, e por muitos pontos de chegada. Sobre Luzia e a vinda do Homem para a América, podemos afirmar Luzia tem características de povos asiáticos, porém com a cútis mais escura como a dos africanos Luzia, um dos fósseis mais antigos do Brasil, era incapaz de plantar, colhendo suas refeições em árvores. Luzia pertence ao ramo dos australopithecus, mantendo parentesco com o Homem atual. A partir de Luzia se comprovou a vinda do Homem pelo Estreito de Bering. Luzia fazia parte de um grande grupo que era característico do Brasil préhistórico.
Sobre a religião da mesopotamia, é correto: politeista monoteista cristã não havia religião.
Report abuse Consent Terms of use