Qualidade de Software

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Qualidade de Software

Description:
Qualidade de Software

Author:
AVATAR

Creation Date:
20/08/2014

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Segurança de software é: c. Garantir em 90% o funcionamento, sem falhas, do software. b. Detectar e avaliar riscos em potencial, que possam causar falhas no software. a. Garantir em 100% o funcionamento, sem falhas, do software. d. Garantir que mesmo falhando o software possa ser confiável. e. Garantir um software 100% que funcione em qualquer ambiente.
A definição a seguir refere-se a que conceito? - "a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador num ambiente específico durante determinado tempo especificado". b. Garantia de qualidade c. Confiabilidade e. Eficácia d. Eficiência a. Segurança.
Relacione as 2 colunas, identificando a finalidade de cada norma do modelo ISO 9000. I.( ) ISO 9001 A. garantia qualidade em inspeções e testes finais. II.( ) ISO 9002 B. Gestão da qualidade e elementos do sistema de qualidade III.( ) ISO 9003 C. Garantia da qualidade em produção e montagem IV.( ) ISO 9004 D. Garantia da qualidade em projetos, produção, instalação e assistência. Com base na correta correlação entre as colunas, assinale a única opção correta. I=B, II=A, III=D, IV=C I=C , II=D, III=B, IV=A I=A, II=B, III=D, IV=C I=D, II=C , III=A,IV= B I=C , II=D, III=A, IV=B.
Assinale a alternativa correta para a seguinte frase, pertinente à Garantia Estatística da Qualidade (SQA). Considerar que 20% do código têm 80% dos defeitos. d. Sempre que se chega ao desenvolvimento de 20% do código, problemas acontecem e. de 20% a 80% dos problemas de software são de código b. Todo programa tem de 20% a 80% de defeitos. a. Grande parte dos defeitos concentra-se em pequena parte do código. c. Uma pequena parte dos defeitos concentra-se em grande parte do código.
Sobre a Garantia Estatística da Qualidade (Software Quality Assurance - SQA), podemos afirmar que: I. É uma das técnica de revisão; II. Registra a frequência de erros do software; III. Registra as inconsistências do software; IV. Apoia-se na questão qualitativa. Assinale a única opção correta. Estão corretas as opções II e III Estão corretas as opções I e IV Estão corretas as opções I e III Estão corretas as opções III e IV Estão corretas as opções II e IV.
Os fatores que afetam a qualidade do software podem ser categorizados em dois amplos grupos: (1) fatores que podem ser medidos diretamente (por exemplo, defeitos por ponto por função) e (2) fatores que podem ser medidos apenas indiretamente (por exemplo, usabilidade ou manutenibilidade). Em cada caso devem ocorrer medições. Devemos comparar o software (documentos, programas e dados) a algum valor e chegar a uma indicação da qualidade. McC all, Richards e Walters propõem uma categorização útil de fatores que afetam a qualidade do software. Esses fatores de qualidade do software concentram-se nos três aspectos importantes de um produto de software: suas características operacionais, sua habilidade de passar por modificações e sua adaptabilidade a novos ambientes. Baseado no texto acima, qual das questões, a seguir, indica os três aspectos importantes de um produto de software? operação do produto, confiabilidade e eficiência; operação do produto, revisão do produto e transição do produto; revisão do produto, flexibilidade e confiabilidade; transição do produto, reutilização e confiabilidade. operação do produto, confiabilidade e integridade;.
As revisões técnicas formais (RTF) ajudam a validar o software. Constituem-se em uma reunião com a participação de desenvolvedores e testadores de software. Existem diretrizes para estas reuniões. Dentre estas diretrizes podemos considerar: i) Revise o produto e não o produtor; ii) Fixe e mantenha uma agenda; iii) Proponha alternativas, mas não tente resolver o problema; iv) C ontrole o debate e a refutação. Indique qual a opção correta: apenas i e iii corretas; apenas iii e iv corretas; apenas i, ii e iii corretas; apenas ii, iii e iv corretas; apenas i, ii, iii e iv corretas;.
De uma maneira geral, podemos dizer que a ISO 9000 descreve: e. Como a empresa deve implementar a qualidade em seus processos. d. Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio, porém apenas a prestação de serviços c. Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio, porém apenas a produtos. a. Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio. b Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados exclusivamente a produtos e serviços de software.
Podemos entender qualidade de software, como: (i) Uso de métricas para desenvolver estratégias para a melhoria de processo de software; (ii) C onjunto de atividades que garante que cada produto de trabalho da engenharia de software exiba adequada qualidade; (iii) Atividades de segurança em cada projeto de software; (iv) C onformidade de requisitos funcionais a padrões de desenvolvimento. apenas i; ii e iii são corretos. apenas i e iii são corretos. apenas i e iv são corretos. apenas i; ii e iv são corretos. apenas i e iv são incorretos.
Abaixo são apresentados os 4 passos para realizar a Garantia Estatística da Qualidade (Software Quality Assurance - SQA) e criar um processo adaptativo de engenharia de software. Analise os passos e assinale a opção que representa a correta ordem dos fatos. I.( ) Considerar que 20% do código têm 80% dos defeitos. II.( ) Rastrear o defeito até sua causa subjacente. III.( ) Coletar e categorizar os defeitos de software encontrados. IV.( ) Corrigir os problemas que causaram os defeitos. I=1, II=4, III=3, IV=2 I=3, II=2,III=1, IV= 4 I=2, II=3, III=1, IV=4 I=3, II=2, III=4, IV=1 I=1, II=4, III=2, IV=3.
Assinale a alternativa CORRETA para a lacuna do texto a seguir: ____________________ é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos. Documentação de software Manutenção de software Análise de software Desenvolvimento de software Qualidade de Software.
Escolha, dentre as alternativas a seguir, a que não é provida por um sistema de garantia da qualidade. A estrutura organizacional da equipe de qualidade Capacita recursos Cria procedimentos e processos Satisfação do cliente Não define responsabilidades.
Dentre as vantagens trazidas pela norma ISO 9000 às empresas, podemos citar: I. Maior confiabilidade dos processos e consequentemente dos produtos e serviços da empresa. II. Prover confiança aos clientes de que os produtos da empresa e/ou serviços da empresa tendem a atender melhor a sua satisfação. III. Perda da credibilidade junto ao mercado. IV. Beneficia os fornecedores, uma vez que passarão a ter menos chances no mercado. Com base nas vantagens acima, da norma ISO 9000, assinale a única alternativa correta. Estão corretas as opções II e III Estão corretas as opções II e IV Estão corretas as opções I e III Estão corretas as opções I e II Estão corretas as opções III e IV.
Classifique cada frase abaixo, como Verdadeira (V) ou Falsa (F). I. Atualmente, o hardware e o software são usados para controlar sistemas de segurança críticos. II. Para a implementação da segurança, é importante a identificação da presença de riscos o mais tarde possível. III. A confiabilidade detecta e avalia riscos em potencial, que podem provocar falhas e impactar o desempenho de todo o sistema. Com base em sua análise, assinale a resposta com a correta sequência de V ou F. I=V, II=F, III=V I=F, II=F, III=V I=V, II=F, III=F I=F, II=V, III=V I=V, II=V, III= V.
As diretrizes para uma Revisão Técnica Formal são: i)ser composta de 3 a 5 pessoas participantes; ii) ser conduzida pelo chefe do setor; iii) ter preparação antecipada; iv) ter tempo de reunião de até 2 horas. Indique a resposta correta: apenas ii e iii corretas; apenas ii, iii e iv corretas. apenas i e ii corretas; apenas i, iii e iv corretas; apenas i, ii e iii corretas;.
O aumento de qualidade sempre é acompanhado por aumento de produtividade e redução de custos. Com isso podemos afirmar que isto é feito na forma de ? Menos retrabalho e maior índice de perdas; Menos perdas com menos trabalho. Menos retrabalho e menor índice de perdas; Mais trabalho e certamente mais perda; Diminuir perdas, mas aumentar a quantidade de trabalho;.
Um software de qualidade deve atender a determinadas características. Quais das características a seguir são pertinentes ao alcance da referida qualidade? Confiável - Difícil de usar - Portável - Correto Inflexível - Reutilizável - Difícil de usar - Correto Confiável - Reutilizável - Portável - Correto Confiável - Reutilizável - Portável - Inflexível Inflexível - Reutilizável - Difícil de usar - Portável.
A definição abaixo refere-se a que conceito? "a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador num ambiente específico durante determinado tempo especificado". Eficiência. Portabilidade. Confiabilidade. Garantia de qualidade. Segurança.
Para Pressman (2002), o uso de um modelo de qualidade de software apoia a categorização de fatores de McCall (1997). Para o autor, o contexto a partir da qualidade interna e externa passa a ser categorizado por algumas características. Uma delas é a Manutenibilidade, que significa: relacionamento entre o nível de desempenho do software e a quantidade de recursos utilizados, sob condições estabelecidas. capacidade do software de manter seu nível de desempenho quando utilizado em condições estabelecidas. esforço necessário para se fazer modificações específicas no software. capacidade que o produto tem de ser entendido, aprendido, utilizado e ser atraente para o usuário. capacidade de fornecer funções que correspondam às necessidades explícitas e implícitas do usuário quando o software é utilizado sob condições especificadas.
Na ISO/IEC 9241, o nível no qual o objetivo global pretendido é estabelecido, é uma função do limite do sistema de trabalho e que fornece o contexto de uso, no que diz respeito a determinados elementos. O componente que define as características de conhecimento, habilidade, experiência, educação, treinamento, atributos físicos e capacidades sensoriais e motoras é denominado: Ambiente Tarefa Eficácia Equipamento Usuário.
A norma ISO/IEC 14598 oferece uma visão geral dos processos de avaliação de produtos de software e fornece guias para a avaliação, baseados na utilização prática da norma ISO/IEC 9126. Pela Norma, podem existir enfoques diferentes para a avaliação da qualidade de produto. Marque a opção correta que cita todos os enfoques identificados por esta norma: Processo para Desenvolvedores, Processo para Avaliadores e Processo para validadores Processo para Operadores e Processo para Avaliadores Processo para Desenvolvedores, Processo para Avaliadores e Processo para C ompradores Processo para Auditores, Processo para Avaliadores e Processo para desenvolvedores Processo para Desenvolvedores, Processo para Avaliadores e Processo para Operadores.
A "Usabilidade", um dos processos de qualidade de software pertencentes à natureza de apoio dos processos, tem como objetivo garantir que sejam considerados os interesses e necessidades dos envolvidos de forma a proporcionar: I. Otimização do suporte e do treinamento. II. Aumento da produtividade e da qualidade de trabalho. III. Melhoria das condições para o trabalho humano. IV. Aumento das possibilidades de rejeição do sistema por parte do usuário. Somente I, II e IV estão corretas Somente II, III e IV estão corretas Somente I, II e III estão corretas Somente I e III estão corretas Somente I, III e IV estão corretas.
A maioria dos problemas com a manutenção do software é causada por _______________ na maneira como o software foi _______________ e _______________. descaso, adquirido, comprado deficiências, planejado, desenvolvido esquecimento, planejado, testado deficiência, adquirido, comprado descaso, elaborado, implementado.
No cronograma sobre conceito de qualidade, o avanço nas práticas e processos da engenharia de software surgiu na década de 70. Neste surgimento pode-se afirmar que: Ainda não havia uma preocupação com relação a aplicações de ações corretivas antes da entrega do produto final. Já havia uma preocupação com relação a aplicações de ações corretivas antes da entrega do produto final. O desenvolvimento já era conduzido com padrões de qualidade. O planejamento do desenvolvimento do software era pautado nos critérios padronizados da excelência na qualidade. Os erros eram detectados antes do término do produto.
Tendo em vista que alguns fatores afetam a qualidade do software, McCall agrupou-os nas seguintes categorias: Medição de SOFTWARE, FTR, Operação. FTR, Operação, Transição. Revisão, Operação, Transição. FTR, Medição de SOFTWARE, Revisão. FTR, Transição, Revisão.
Suponha um software que tenha como confiabilidade de 0,87, por oito horas corridas de processamento. Significa dizer que se o software for executado 100 vezes por um tempo de execução de 8h: é provável que funcione corretamente 98 das 100 vezes. é provável que não funcione corretamente. é provável que não seja confiável. é provável que funcione corretamente 87 das 100 vezes. é provável que funcione corretamente 13 das 100 vezes.
Segundo McCall (1977), muitas das métricas só podem ser medidas ........................ Por isso, considera importante, mais uma vez, a utilização de uma lista de verificação (checklist) para graduar atributos específicos do software. Marque a opção que completa essa afimativa: integralmente. subjetivamente. tecnicamente. operacionalmente. especificamente.
Quando a norma ISO/IEC 9241 especifica as características de componentes no uso de software, ela leva em consideração: Usuário, atividades, processos e procedimentos Tarefa, equipamento e ambiente Usuário, tarefa e equipe Equipamento, auditor, tarefa e ambiente Usuário, tarefa, equipamento e ambiente.
Segundo a ISO/IEC 14598, uma das atividades do processo de avaliação de software é a revisão do relatório de avaliação e liberação dos dados de avaliação, bem como a devolução, pelo avaliador, do produto avaliado e seus componentes. Essa atividade é denominada: Execução da avaliação Análise da avaliação Projeto de avaliação Conclusão da avaliação Especificação da avaliação.
A Norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de ciclo de vida de software construída a partir de uma estrutura de processos e seus inter-relacionamentos descritos tanto em nível de propósito/saída como em termos de processos, atividades, tarefas, propósito e resultados que servem para ser aplicados durante a aquisição de software, de um produto de software independente ou de um serviço de software, ou durante o fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software. Cabe às partes envolvidas a responsabilidade de adaptação dos processos, atividades e tarefas da norma a fim de atender ao modelo de ciclo de vida para o projeto de software. De acordo com a natureza dos processos, estes se agrupam da seguinte forma: Fundamental - De apoio - Organizacional - Adaptação Principal - De acordo - Organizacional - Adaptação Principal - De apoio - Organizacional - Manutenção Levantamento - Requisitos - Análise - Codificação Fundamental - De lógica - Organizacional - Manutenção.
O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". A REPRESENTAÇÃO POR ESTÁGIOS oferece uma abordagem estruturada e sistemática para a melhoria de um estágio por vez. Atingir um estágio significa que uma estrutura de processo adequada foi estabelecida como base para o próximo estágio. Assinale a alternativa que corresponde ao seguinte estágio: "Processos melhores caracterizados e entendidos são descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. O foco neste nível é a padronização do processo, tendo como KPA's (key process área ‐ áreas de processo): requisitos de desenvolvimento; soluções técnicas; integração de produtos; verificação; validação; foco no processo organizacional; treinamento organizacional; gerenciamento de projeto integrado; gerenciamento de riscos; integração da equipe de trabalho; gerenciamento integrado de suprimentos; análise de decisões; ambiente organizacional para integração". Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Nível 2: Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente gerido Nível 5: Otimizado.
Podemos entender qualidade de software, como: (i) Uso de métricas para desenvolver estratégias para a melhoria de processo de software; (ii) Conjunto de atividades que garante que cada produto de trabalho da engenharia de software exiba adequada qualidade; (iii) Atividades de segurança em cada projeto de software; (iv) Conformidade de requisitos funcionais a padrões de desenvolvimento. apenas i e iv são incorretos. apenas i; ii e iv são corretos. apenas i; ii e iii são corretos. apenas i e iii são corretos. apenas i e iv são corretos.
Assinale a alternativa CORRETA para a lacuna do texto a seguir: ____________________ é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos. Desenvolvimento de software Análise de software Documentação de software Qualidade de Software Manutenção de software.
Abaixo são apresentados os 4 passos para realizar a Garantia Estatística da Qualidade (Software Quality Assurance ‐ SQA) e criar um processo adaptativo de engenharia de software. Analise os passos e assinale a opção que representa a correta ordem dos fatos. I.( ) Considerar que 20% do código têm 80% dos defeitos. II.( ) Rastrear o defeito até sua causa subjacente. III.( ) Coletar e categorizar os defeitos de software encontrados. IV.( ) Corrigir os problemas que causaram os defeitos. I=2, II=3, III=1, IV=4 I=1, II=4, III=3, IV=2 I=3, II=2, III=4, IV=1 I=1, II=4, III=2, IV=3 I=3, II=2,III=1, IV= 4.
Classifique cada frase abaixo, como Verdadeira (V) ou Falsa (F). I. Atualmente, o hardware e o software são usados para controlar sistemas de segurança críticos. II. Para a implementação da segurança, é importante a identificação da presença de riscos o mais tarde possível. III. A confiabilidade detecta e avalia riscos em potencial, que podem provocar falhas e impactar o desempenho de todo o sistema. Com base em sua análise, assinale a resposta com a correta sequência de V ou F. I=V, II=F, III=V I=V, II=F, III=F I=V, II=V,III= V I=F, II=V, III=V I=F, II=F, III=V.
O que é qualidade de software? São as características do produto software. São os modos de representação - tanto quantitativa quanto qualitativa - do software. São as normas de funcionamento do software. É um processo não sistemático. É um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos especificados, prevenindo e eliminando defeitos.
A Garantia Estatística da Qualidade (Software Quality Assurance - SQA) está baseada no que se denomina "poucas causas vitais" dos problemas. Assinale a opção que explica corretamente esse conceito. São as poucas causas que são responsáveis pela maioria dos problemas. São as poucas causas que são responsáveis por todo os problemas. São as muitas causas que são responsáveis pela maioria dos problemas. São as poucas causas mais importante São as poucas causas irrelevantes.
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO 9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11. Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Esta norma definiu alguns efeitos como o da USABILIDADE. De acordo com as definições, assinale a resposta que represente corretamente o efeito citado: Conjunto de ações necessárias para alcançar um objetivo . Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. Disposição das informações na interface de acordo com a necessidade da aplicação. Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto.
A ISO/IEC 14598-2 (avaliação de software) aborda especificamente o quê? I. Processo para desenvolvedores quanto aos indicadores medidos na fase de desenvolvimento e, posteriormente, possibilitam tomadas de decisões estratégicas e gerenciais. II. Visão geral das partes da norma. III. Planejamento e gestão necessários para a avaliação de produto de software. IV. Processo para avaliadores de produtos de software. Apenas II e IV Apenas II e III Apenas I e IV Apenas I Apenas III.
Numa empresa XYZ, é comum, na Engenharia de Software, o uso de ferramentas de software que auxiliam na realização de diversas atividades do desenvolvimento. Nesse contexto, ferramentas de: cobertura de código determinam em que grau o código-fonte de um sistema corresponde aos seus requisitos não funcionais. integração contínua são destinadas a automatizar a implantação do produto de software no ambiente de produção. refatoração auxiliam a modificação de uma região do código-fonte de um sistema, com o objetivo de alterar comportamento externo deste último. análise estática do código permitem obter métricas de qualidade de um produto de software, tais como o grau de dependência entre seus componentes. engenharia reversa são destinadas ao controle das diversas versões de um produto de software.
As organizações estão cada vez mais dependentes de sistemas de informação para a realização de seus negócios. Com isso, uma das preocupações, na área de desenvolvimento de software, é a obtenção cada vez mais rápida de sistemas que atendam às necessidades atuais e que sejam flexíveis para acompanhar as mudanças de tecnologia e práticas de negócio. Neste contexto, a ___________________ tem sido considerada uma das formas para obter redução dos custos e do tempo de desenvolvimento e aumento da produtividade e da qualidade do produto de software. aplicação de técnicas de modelagem reutilização de componentes de software utilização da ergometria aplicação de técnicas de gerenciamento de projetos aplicação de técnicas de programação.
Segundo a ISO /IEC 9126-1, a precisão da qualidade depende, em grande parte, das métricas escolhidas para que se possa aumentar a confiabilidade dos resultados. Escolha a alternativa que melhor especifica todas as métricas necessárias para o alcance de resultados positivos na qualidade de produto de software. significância, custo e complexidade, repetibilidade, reprodutibilidade, validade, objetividade, imparciabilidade. significância, repetibilidade, reprodutibilidade, simplicidade, unicidade, validade, continuidade, imparcialidade. custo e complexidade, reprodutibilidade, validade, objetividade, significância. custo e complexidade, reprodutibilidade, validade, objetividade, unicidade, imparciabilidade. complexidade, repetibilidade, significância, validade, imparciabilidade, continuidade.
Pela ISO/IEC 9241-11 a usabilidade dos computadores depende do contexto de uso e de usabilidade alcançado dependerá das circunstâncias específicas nas quais o produto é recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos são definidos como: durabilidade satisfação eficiência eficácia usabilidade.
Segundo a ISO/IEC 14598, uma das atividades do processo de avaliação de software é a descrição dos objetivos da avaliação coerentes com o software e possíveis riscos associados. As percepções dos usuários do produto, fornecedores, compradores, desenvolvedores, operadores e mantenedores do produto devem ser levadas em consideração. Essa atividade é denominada: Projeto de avaliação Conclusão da avaliação Execução de avaliação Estabelecimento de requisitos de avaliação Especificação de avaliação.
O processo de _______________ chega ao seu final no momento da _______________ do software, ou seja, quando não se vai mais utilizá-lo. avaliação, entrega liberação, entrega manutenção, descontinuação manutenção, entrega avaliação, implementação.
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO 9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11. Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Esta norma definiu alguns efeitos como o da EFICIÊNCIA. De acordo com as definições, assinale a resposta que represente corretamente o efeito citado: Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Conjunto de ações necessárias para alcançar um objetivo. Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. Medida de atendimento imediato das funcionalidades definidas. Recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos.
Na ISO/IEC 9241, a escolha e o nível de detalhes de cada medida de usabilidade depende dos objetivos das partes envolvidas na medição. Deve-se considerar a importância relativa de cada medida para os objetivos. Essas medidas são: I. Tarefas II. Eficiência III. Satisfação IV. Eficácia Apenas III e IV Apenas I e II Apenas II e III Apenas II, III e IV Apenas I, II e III.
Assinale a resposta que contém alguns questionamentos que poderão ser feitos em uma análise de requisitos de software: I- As interfaces externas e internas são adequadamente definidas? II - Os requisitos têm consistência com os prazos, os recursos e o orçamento? III- Os fatores de qualidade foram explicitamente avaliados? IV- Os recursos e as ferramentas de teste foram identificados e estão à disposição? III e IV. II e IV. I, III e IV. I e II. I, II e III.
O que é qualidade de software? São as normas de funcionamento do software. É um processo não sistemático. São as características do produto software. São os modos de representação - tanto quantitativa quanto qualitativa - do software. É um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos especificados, prevenindo e eliminando defeitos.
Medidas e modelos de confiabilidade e disponibilidade de software referem-se a: Revisões Técnicas Formais; Padrões de melhoria de produto. Garantia da qualidade de software; Padrões de melhoria do processo; Princípios da gerência de risco;.
A segurança de software é considerada uma atividade de garantia de qualidade de software, que se concentra na identificação e avaliação de causalidades em potencial, que possam exercer impacto negativo sobre o software e provocar falhas no sistema. Para tanto, aconselha-se que as causalidades sejam categorizadas, por criticalidade e risco. O passo seguinte seria analisar, por meio de técnicas, a gravidade e a probabilidade de ocorrência. Algumas técnicas são aplicáveis, tais como a lógica de tempo real, que consiste em: I. Construir um modelo gráfico das combinações sequenciais e concorrentes de eventos que podem apresentar um estado perigoso. II. Desenvolver um plano de segurança sequencial que envolva relacionamentos de diferentes componentes do sistema. III. desenvolver um modelo de eventos e ações correspondentes, que deve ser estudado por meio do uso de operações lógicas para testar o tempo de ocorrência. Apenas III Apenas I e III Apenas II e III Apenas II Apenas I.
Os requisitos expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário. Em geral, independem da tecnologia empregada na construção da solução, sendo uma das partes mais críticas e propensas a erros no desenvolvimento de software. Quanto aos requisitos de software, a descrição acima está: incoerente ao afirmar que independem da tecnologia. incoerente ao afirmar que expressam restrições. incoerente ao afirmar que os requisitos são uma das partes mais críticas e propensas a erros. incoerente ao afirmar que expressam características do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário. totalmente coerente.
Quanto à avaliação de software, NÃO é quesito de Funcionalidade: Maturidade Conformidade Adequação Acurácia Interoperabilidade.
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO 9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11. Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Esta norma definiu alguns efeitos como o do CONTEXTO DE USO. De acordo com as definições, assinale a resposta que represente corretamente o efeito citado: Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. Medida de atendimento imediato das funcionalidades definidas. Usuários, tarefas, equipamento (hardware, software e materiais), e o ambiente físico e social no qual um produto é usado. Sistema, composto de usuários, equipamento, tarefas e o ambiente físico e social, com o propósito de alcançar objetivos específicos. Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto. Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.
A "Resolução de Problemas", um dos processos de qualidade de software pertencentes à natureza de apoio dos processos, tem como objetivo: I. Assegurar que todos os problemas identificados sejam analisados e resolvidos e que as tendências sejam identificadas. II. Analisar e resolver os problemas descobertos durante a execução do desenvolvimento, operação, manutenção ou outros processos. III. Garantir o emprego de padrões de modelagem de análise de sistemas e de programação. Somente I está correta Somente I e III estão corretas Somente I e II estão corretas Somente II e III estão corretas Somente II está correta.
No gerenciamento da qualidade de software, são esperadas algumas atividades. Quais são estas atividades? I. Apenas garantia da qualidade II. Garantia, controle, custo e planejamento da qualidade III. Apenas controle e custo da qualidade IV. Apenas planejamento da qualidade V. Apenas garantia da qualidade e planejamento da qualidade I V II IV III.
A ISO/IEC 9241-11 esclarece que determinados elementos requerem uma especificação de características de uso e o nível no qual o objetivo global pretendido e estabelecido. Podemos considerar que é uma função do limite do sistema de trabalho em consideração e que fornece o contexto de uso. As características relevantes do equipamento, tais como o hardware, software e materiais associados com o computador, precisam ser descritas. O conjunto de produtos pode ser o foco da especificação ou avaliação de usabilidade, ou um conjunto de atributos ou características de desempenho do hardware, software ou outros materiais. De acordo com as características listadas abaixo, identifique o elemento citado: Ambiente. Material. Equipamentos. Usuário. Tarefas.
Segundo a ISO/IEC 14598, uma das atividades do processo de avaliação de software é o preparo de um plano de ação de acordo com a especificação do avaliador e com base nos métodos a serem usados para a realização das medições estabelecidas na especificação. Um documento guarda, portanto, as especificações da avaliação, o cronograma, os recursos necessários e disponíveis para realizar a avaliação. Essa atividade é denominada: Conclusão da avaliação Especificação de avaliação Execução de avaliação Análise de avaliação Projeto de avaliação.
Os requisitos, conforme a norma ISO/IEC 14598, expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário. Em geral, independem da tecnologia empregada na construção da solução, sendo uma das partes mais críticas e propensas a erros no desenvolvimento de software. Quanto aos requisitos de software, a descrição acima está: incoerente ao afirmar que independem da tecnologia. totalmente coerente. incoerente ao afirmar que expressam características do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário. incoerente ao afirmar que expressam restrições. incoerente ao afirmar que os requisitos são uma das partes mais críticas e propensas a erros.
A precisão da qualidade depende, em grande parte, das métricas escolhidas. Para aumentar a confiabilidade dos resultados são necessárias algumas características que as métricas deveriam apresentar, de acordo com o requisitos especificados na ISO/IEC 9126-1. Uma característica relevante para medição é "Custo e complexidade", que pode ser descrita como: I. Os resultados gerados devem ser idênticos ao aplicar a medição no mesmo produto. II. A medição não deve ser tendenciosa, ou seja, preservar a publicação dos resultados. III. Aplicação da métrica deve ser econômica e tecnicamente viável. Apenas I Apenas I e II Apenas III Apenas II Apenas II e III.
Quando a norma ISO/IEC 9241 especifica as características de componentes no uso de software, ela leva em consideração: Tarefa, equipamento e ambiente Equipamento, auditor, tarefa e ambiente Usuário, tarefa, equipamento e ambiente Usuário, tarefa e equipe Usuário, atividades, processos e procedimentos.
De acordo com a ISO/IEC 14598-5 (avaliação de software), as características esperadas do Processo de Avaliação são: I. Repetitividade, imparcialidade, objetividade II. Reprodutividade, repetitividade, imparcialidade III. Repetitividade, reprodutividade, imparcialidade, objetividade IV. Subjetividade, imparcialidade, reprodutividade, repetitividade Apenas II Apenas III Apenas I Apenas I e II Apenas II e IV.
Quanto à avaliação de software, analisabilidade, modificabilidade e estabilidade são quesitos de: Manutenibilidade Portabilidade Funcionalidade Usabilidade Eficiência.
Pela ISO/IEC 9241-11 a usabilidade dos computadores depende do contexto de uso e afirma que o nível de usabilidade alcançado dependerá das circunstâncias específicas nas quais o produto é usado. Parte do equipamento (hardware, software e materiais) para o qual a usabilidade é especificada ou avaliada é definida como: tarefa eficiência produto contexto medida.
(PRODEB 2008) Auditorias da qualidade são revisões independentes realizadas por auditores treinados ou avaliadores terceirizados. Quando executadas corretamente, essas auditorias trazem benefícios. Assinale a alternativa que apresenta um item que não se relaciona aos benefícios da auditoria da qualidade: São identificadas melhorias na qualidade. Aderência ao plano de qualidade do projeto. Relato e comparação dos resultados atuais com aqueles descritos no plano de gerenciamento do projeto. Confirmação da implementação de solicitações de mudanças aprovadas, medidas corretivas, medidas preventivas e reparos de defeitos. Aderência a leis e padrões aplicáveis.
A utilização de software de qualidade garante a segurança das transações, dos negócios, das pessoas envolvidas e mantém alta disponibilidade dos serviços. Produtos e serviços são considerados aceitáveis se apresentarem desempenho dentro de certos limites. É relevante afirmar que os esforços pela qualidade nos mais diversos setores organizacionais já provaram que a qualidade não tem custo ao considerar que se paga em pouco tempo. O aumento de qualidade sempre é acompanhado por quais fatores? I. aumento de produtividade e redução de custos na forma de menos retrabalho e menor índice de perdas; II. aumento de produtividade e aumento de custos na forma de menos retrabalho e menor índice de perdas; III. redução de produtividade e aumento de custos na forma de menos retrabalho e menor índice de perdas. Apenas I Apenas III Apenas I e III Apenas II e III Apenas I e II.
Segundo a Norma ISO 9000-3, é exigido a investigação e análise das causas de software não conformes e adoção de medidas para prevenir a reincidência destas não conformidades. Os procedimentos de controle de documentos e dados visam controlar ______________________ que afetem o processo de ciclo de vida do software. treinamento ações corretivas e preventivas a produção sistemas aplicativos comerciais.
Assinale a resposta que contém alguns questionamentos que poderão ser feitos em uma análise de requisitos de software: I- As interfaces externas e internas são adequadamente definidas? II - Os requisitos têm consistência com os prazos, os recursos e o orçamento? III- Os fatores de qualidade foram explicitamente avaliados? IV- Os recursos e as ferramentas de teste foram identificados e estão à disposição? III e IV. I e II. I, II e III. II e IV. I, III e IV.
As pesquisas em torno da engenharia de software mostram a relevância da resolução de problemas de falhas em projetos, basear-se em modelos de melhoria e processo que permeiam três variáveis de suma importância e nenhuma mais importante que a outra, mas conjuntamente expressivas no contexto de desenvolvimento de software. São elas: projeto, tecnologia e pessoas gerente, analista e programador processo, tecnologia e pessoas projeto, software e pessoas processo, software e pessoas.
_______________ é qualquer evento ou condição em potencial que, em se concretizando, pode afetar positiva ou negativamente um objetivo do projeto, por exemplo, o software que está sendo desenvolvido. Análise Programação Teste individual Ação corretiva Risco.
A ISO/IEC 15504, conhecida também como SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination), consiste em uma norma para definição de processos de: gerenciamento de custos de software Desenvolvimento de software testes de software gerenciamento de projetos de software escopo do software.
Segundo Pressman (2004), alguns passos são necessários para realizar a GARANTIA ESTATÍSTICA DA QUALIDADE (SQA estatística) e criar um processo adaptativo de engenharia de software no qual são feitas modificações para aprimorar os elementos do processo que promovem erro. Quais são estes passos? I. Coletar e categorizar os defeitos de software encontrados II. Rastrear o defeito até sua causa subjacente III. Considerar que 100% do código têm 80% dos defeitos IV. Corrigir os problemas que causaram os defeitos Apenas II e IV Apenas I e II Apenas I, II e III Apenas I, II e IV Apenas II, III e IV.
Quanto à avaliação de software, maturidade, tolerância a falhas e recuperabilidade são quesitos de: Manutenibilidade Funcionalidade Confiabilidade Usabilidade Portabilidade.
O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". A REPRESENTAÇÃO POR ESTÁGIOS oferece uma abordagem estruturada e sistemática para a melhoria de um estágio por vez. Atingir um estágio significa que uma estrutura de processo adequada foi estabelecida como base para o próximo estágio. O estágio Nível 4 tem como objetivo: "O foco é o _______________________ e possui as seguintes KPA's (key process área e áreas de processo): performance organizacional do processo e gerenciamento de projetos". gerenciamento de escopo do projeto gerenciamento qualitativo de projetos gerenciamento quantitativo de projetos gerenciamento de integração em projetos gerenciamento de custos em projetos.
A ISO/IEC 9241-11 esclarece que determinados elementos requerem uma especificação de características de uso e o nível no qual o objetivo global pretendido e estabelecido. Podemos considerar que é uma função do limite do sistema de trabalho em consideração e que fornece o contexto de uso. As características relevantes do ambiente físico e social precisam ser descritas. Os aspectos que podem ser necessários, por exemplo, a rede de trabalho local, o local de trabalho, mobiliário, temperatura, umidade, práticas de trabalho, estrutura organizacional e atitudes. De acordo com as características listadas no texto em destaque, identifique o elemento citado: Usuário. Material. Equipamentos. Tarefas. Ambiente.
De uma maneira geral, podemos dizer que a ISO 9000 descreve: Como a empresa deve implementar a qualidade em seus processos. Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio, porém apenas a prestação de serviços Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados exclusivamente a produtos e serviços de software Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio, porém apenas a produtos. Os elementos de garantia em termos genéricos, que podem ser aplicados a qualquer negócio.
Na visão de Sommerville (2007), os padrões exigidos devem englobar boas práticas para que sejam gerados produtos de alta qualidade. Dessa forma, acredita que há muito mais gerenciamento de qualidade do que padrões e burocracia associada para assegurar que os padrões foram seguidos. A documentação de qualidade deve variar de acordo com o tamanho do software tendo como propósito a comunicação entre a equipe que participa do desenvolvimento do software. Sommerville (Engenharia de Software, 2007) diz ainda que o gerenciamento de qualidade está estruturado em três atividades principais. Quais são estas três atividades? I. Garantia de qualidade - padrões que conduzem a um software de alta qualidade. II. Planejamento de qualidade - seleção de procedimentos e padrões apropriados adaptados para um projeto de software específico. III. Controle de qualidade - aprovação de processos que assegurem que o desenvolvimento de software tenha seguido corretamente os procedimentos e padrões de qualidade de projeto. IV. Custo de qualidade - custos envolvidos na procura da qualidade Apenas I, II e IV Apenas I, II e III Apenas II, III e IV Apenas I e III Apenas I, III e IV.
Uma atividade essencial para a garantia da qualidade de software no que diz respeito à coleta e disseminação de informações é aquela em que os resultados de revisões, auditorias, controle de mudanças, testes e outras atividades de Garantia da Qualidade de Software (Software Quality Assurance - SQA) tornam-se parte de um registro histórico de um projeto, acessível a todos que participam da equipe de desenvolvimento de software. Essa atividade é denominada: teste de software procedimentos formais medição de software revisão técnica formal manutenção de registros.
Em termos gerais, Musa (1987), citado por Pressman (2002, p. 768), define a confiabilidade de um software como "a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador num ambiente específico durante determinado tempo especificado". A confiabilidade, então: I. considera que um número máximo de falhas ocorrerá na compilação do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade. II. considera que um número mínimo de falhas ocorrerá na execução do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade. III. considera que um número mínimo de acertos ocorrerá na execução do software, dada a garantia de que atenderá a parâmetros de conformidade. Apenas II e III Apenas II Apenas I Apenas I e III Apenas III.
Para Pressman (2002), o uso de um modelo de qualidade apoia a categorização de fatores de McCall (1997). Para o autor, o contexto a partir da qualidade interna e externa passa a ser categorizado por algumas características. Uma delas é a Funcionalidade, que significa: esforço necessário para se fazer modificações específicas no software. capacidade do software de manter seu nível de desempenho quando utilizado em condições estabelecidas. capacidade que o produto tem de ser entendido, aprendido, utilizado e ser atraente para o usuário. capacidade de fornecer funções que correspondam às necessidades explícitas e implícitas do usuário quando o software é utilizado sob condições especificadas. relacionamento entre o nível de desempenho do software e a quantidade de recursos utilizados, sob condições estabelecidas.
Existe uma atividade que é aplicada no processo de engenharia de software, validada pelos desenvolvedores quanto ao cumprimento de determinadas normas exigidas e que está sujeita à auditoria. Essa atividade é denominada: controle de mudanças revisão técnica formal manutenção de registros teste de software prática de padrões e procedimentos formais.
De uma maneira, geral podemos dizer que a ISO 9000 descreve os elementos de garantia em termos genéricos: que podem ser aplicados exclusivamente a produtos e serviços de software. que podem ser aplicados a qualquer negócio, porém apenas à prestação de serviços. que podem ser aplicados a qualquer negócio. que podem ser aplicados a qualquer negócio, porem apenas a produtos. que são focados exclusivamente no Cliente.
Para Pressman (2002), o uso de um modelo de qualidade de software apoia a categorização de fatores de McCall (1997). Para o autor, o contexto a partir da qualidade interna e externa passa a ser categorizado por algumas características. Uma delas é a Usabilidade, que significa: relacionamento entre o nível de desempenho do software e a quantidade de recursos utilizados, sob condições estabelecidas. esforço necessário para se fazer modificações específicas no software. capacidade que o produto tem de ser entendido, aprendido, utilizado e ser atraente para o usuário. capacidade do software de manter seu nível de desempenho quando utilizado em condições estabelecidas. capacidade de fornecer funções que correspondam às necessidades explícitas e implícitas do usuário quando o software é utilizado sob condições especificadas.
Pela ISO/IEC 9241-11 a usabilidade dos computadores dependente do contexto de uso e afirma que o nível de usabilidade alcançado dependerá das circunstâncias específicas nas quais o produto é usado. Essa norma apresenta alguns efeitos: I. usabilidade II. eficácia III. eficiência IV. maleabilidade Apenas II, III e IV Apenas II e IV Apenas I, II e III Apenas I e II Apenas I, II e IV.
Entende-se por requisitos funcionais: (i) As declarações de serviços que o sistema deve fornecer; (ii) As atividades de processamento das funções pelo sistema; (iii) Os atributos de qualidade do serviço a ser executado pelo sistema; (iv) As restrições de funcionamento do sistema. i, ii, iii e iv corretos. apenas i e ii corretos; apenas i e iv corretos; apenas ii e iii corretos; apenas iii e iv corretos;.
Entre os critérios de qualidade da norma ISO 9126, não se inclui: a eficácia. a funcionalidade; a manutenibilidade; a confiabilidade; a utilizabilidade;.
Em que pode consistir o aumento de qualidade em uso de um software para o processo? Qualidade percebida pela própria empresa sobre o software; Não levar em conta o usuário, tudo é definido pela empresa; Não precisar aferir o software; Na aferição da qualidade do software em cada contexto específico. Fazer uma aferição apenas no final do processo;.
Com relação ao conceito de qualidade, a seleção de procedimentos e padrões apropriados adaptados para um projeto de software específico, refere-se a: Definição Planejamento Objetivo Garantia Controle.
Existe uma atividade que coleta um conjunto de medidas técnicas e orientadas para a administração das especificações do software. Essa atividade é denominada: revisão técnica formal manutenção de registros medição de software procedimentos formais teste de software.
McCall agrupou fatores que afetam a qualidade do software em categorias. Uma dessas categorias é a Revisão, que, segundo ele, agrupa três fatores a saber: Manutenibilidade; Flexibilidade; Testabilidade. Os conceitos desses fatores, na sequência, são: I. Esforço para se modificar um programa operacional; II. Tempo necessário para se testar um programa, a fim de garantir que ele execute a função pretendida; III. Capacidade de reparação de erros no programa de forma a torná-lo disponível para uso; IV. Controle de acesso ao software ou a dados de forma controlada. III, II, IV. I, II, III. II , III, IV. III, I, II. III, IV, II.
Em termos gerais, Musa (1987), citado por Pressman (2002, p. 768), define a confiabilidade de um software como a probabilidade de operação: com falhas num ambiente aberto durante determinado tempo especificado. livre de falhas num ambiente específico durante determinado tempo especificado. com falhas num ambiente aberto durante um tempo especificado. com falhas num ambiente fechado durante determinado tempo especificado. sem falhas num ambiente aberto durante determinado tempo especificado.
Suponha um software que tenha como confiabilidade de 0,96, por oito horas corridas de processamento. Significa dizer que se o software for executado 100 vezes, por um tempo de oito horas, é provável que funcione corretamente: 8 das 96 vezes 96% das 8 vezes 8% das 100 vezes 4% das 100 vezes 96 das 100 vezes.
"Usuários são capazes de atingir metas especificadas com acurácia e completitude". Este contexto está falando sobre? Eficácia; Funcionalidade; Segurança. Produtividade; Confiabilidade;.
Observe a afirmativa e marque a opção que corresponde à subcaracterística: "...capacidade que o produto tem de ser transferido de um ambiente para outro..." MANUTENIBILIDADE. PORTABILIDADE. CONFIABILIDADE. USABILIDADE FUNCIONALIDADE.
O produto de software completo pode ser avaliado pelos níveis de ___________________ escolhidas. Essas métricas visam descrever a interação com o ambiente e são avaliadas pela observação do software em operação. métricas internas. técnicas internas. subcaracterísticas. métricas externas. métricas centralizadas.
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO 9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11. Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Esta norma definiu alguns efeitos como o da EFICÁCIA. De acordo com as definições assinale a resposta que represente corretamente o efeito citado: Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto. Conjunto de ações necessárias para alcançar um objetivo. Medida de atendimento imediato das funcionalidades definidas. Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos.
Pela ISO/IEC 9241-11 a usabilidade dos computadores depende do contexto de uso e afirma que o nível de usabilidade alcançado dependerá das circunstâncias específicas nas quais o produto é usado. A medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso é definida por: durabilidade eficiência usabilidade satisfação eficácia.
Referente a usabilidade de produto conforme a Norma ISO/IEC 9241 pode se a firmar que a USABILIDADE é definida como: Usuários, tarefas, equipamento (hardware, software e materiais), e o ambiente físico e social no qual um produto é usado. Sistema, composto de usuários, equipamento, tarefas e o ambiente físico e social, com o propósito de alcançar objetivos específicos. Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. Recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos. Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Conjunto de ações necessárias para alcançar um objetivo.
Segundo a ISO/IEC 14598-2, a função de apoio à avaliação deve fornecer um suporte abrangente à organização para projetos de desenvolvimento de software, aquisição de software e avaliação de software. Ela pode ser interna ou externa à organização que está avaliando o software. Alguns papéis são relevantes, tais como: I. Obtenção de padrões e de informações técnicas. II. Desenvolvimento de padrões e ferramentas. III. Criação de critérios para feedback. IV. Avaliação da eficácia e qualidade de qualquer aquisição ou desenvolvimento de software. Apenas I, II e IV Apenas I, II e III Apenas I, III e IV Apenas I e II Apenas II, III e IV.
Producibilidade, rastreabilidade, geração de relatórios, controle de mudanças são razões para criar _______________. um baseline uma fábrica de testes um protótipo uma fábrica de software um repositório de backup.
Segundo a Norma ISO 9000-3, devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários e, assim, garantir a qualidade. Os programas devem assegurar que: I. As necessidades de treinamento em qualidade são identificadas. II. Treinamento em qualidade é fornecido para aqueles que precisam dele. III. Pessoas são capacitadas a executar as tarefas do sistema de qualidade. IV. Registros acurados e apropriados dos treinamentos são dispensados. Apenas II e III Apenas I, II e IV Apenas I, III e IV Apenas II, III e IV Apenas I, II e III.
Referente a melhoria do processo de software podemos afirmar que: para o avanço das organizações intensivas em software (desenvolvimento/aquisição), a prática da melhoria de processo de software tem se mostrado _____________________. Marque a opção que completa a firmativa corretamente: viável e eficiente utilizável, eficaz e eficiente eficaz e eficiente viável, eficaz e eficiente viável e eficaz.
Segundo a Norma ISO 9000-3, devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção do software. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios, obedecendo alguns critérios: I. Identificar e definir a qualidade das informações que devem ser coletadas. II. Desenvolver um sistema de controle de auditoria e segurança. III. Desenvolver um sistema de controle dos registros da qualidade. IV. Desenvolver procedimentos para manter e controlar os registros da qualidade. Apenas II e IV Apenas II, III e IV Apenas I, III e IV Apenas I, II e III Apenas II e III.
Segundo a norma 9000-3, alguns procedimentos são executados no processo de auditoria da qualidade de software a ser realizado dentro de uma organização: I. Os auditores devem ser internos à organização. II. Identificação dos critérios para auditoria (processo, padrões, informações pertinentes). III. Preparação do material adequadamente. IV. Preparação de um checklist (lista de atividades) que sirva de guia durante a execução da auditoria. Apenas I, II e IV Apenas I, II e III Apenas II e III Apenas I, III e IV Apenas II, III e IV.
A "Auditoria", um dos processos de qualidade de software pertencentes à natureza de apoio dos processos, tem como objetivo determinar de forma independente, a conformidade dos produtos e processo selecionados com os requisitos, planos e contratos, quando apropriado. O resultado da auditoria requer que os problemas detectados e identificados sejam comunicados aos responsáveis pelo (a) administração dos negócios provedor de acesso administração dos negócios ação corretiva e sua respectiva resolução gerência de produção.
As pesquisas em torno da engenharia de software mostram a relevância da resolução de problemas de falhas em projetos, basear-se em modelos de melhoria e processo que permeiam três variáveis de suma importância e nenhuma mais importante que a outra, mas conjuntamente expressivas no contexto de desenvolvimento de software. São elas: projeto, tecnologia e pessoas projeto, software e pessoas processo, tecnologia e pessoas processo, software e pessoas gerente, analista e programador.
São atributos para avaliação da manutenibilidade: Analisabilidade, estabilidade, inteligibilidade, testabilidade e conformidade Apreensibilidade, estabilidade, estabilidade, testabilidade e confiabilidade Analisabilidade, modificabilidade, estabilidade, testabilidade e conformidade Analisabilidade, modificabilidade, inteligibilidade, testabilidade e confiabilidade Analisabilidade, estabilidade, inteligibilidade, apreensibilidade e conformidade.
A Norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de ciclo de vida de software construída a partir de uma estrutura de processos e seus inter-relacionamentos descritos tanto em nível de propósito/saída como em termos de processos, atividades, tarefas, propósito e resultados. Os processos organizacionais são chamados pelos outros processos e devem existir independentemente do projeto que está sendo executado. As atividades e tarefas em um processo organizacional são de responsabilidade da organização que o utiliza. Um dos processos de natureza de APOIO confirma que são atendidos os requisitos de um USO ESPECÍFICO pretendido para o produto de trabalho de software. Nos resultados são fornecidos os produtos de trabalho de software, da forma como foram desenvolvidos, e como foram adequados para o USO ESPECÍFICO pretendido. Este processo é: Verificação Validação Engenharia de software Garantia de qualidade Revisão conjunta.
Sobre a Norma ISO/IEC 12207, considere: I. Possui relação direta com métodos, ferramentas, treinamentos, métricas ou tecnologias empregadas. Seus processos fundamentais são: Projeto, Desenvolvimento, Validação e Documentação. II. Estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades. III. Estabelece um framework comum para os processos de ciclo de vida de software , com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. IV. Contém somente processos e atividades que devem ser aplicadas durante a aquisição de um produto ou serviço de software e durante o fornecimento, desenvolvimento, operação, manutenção e descarte de produtos de software . O termo software não inclui a parte de software de firmware . Está correto o que consta APENAS em I e III. III e IV. II e III. I e IV. II.
Para Pfleeger (2004), um processo envolve um conjunto de métodos, técnicas, ferramentas e pessoas de forma a prescrever todas as suas principais atividades. Complementa que cada atividade do processo tem critérios de entrada e saída, de modo que seja possível saber quando o processo começa e termina. Considera-se que o processo de criação de um produto pode ser concebido como um ciclo de vida composto por procedimentos. Da mesma maneira, pode-se considerar que o processo de desenvolvimento de software constitui ser parte: da homologação do software do manual do usuário do ciclo de vida do software do software como produto acabado da manutenção do software.
Com o propósito de produzir software com qualidade, segundo o CMMI, a Garantia de Qualidade de Software (SQA) tem o objetivo de estabelecer planos exequíveis para desenvolver um determinado software, bem como para gerenciar o projeto de desenvolvimento do software segundo esses planos. estabelecer a responsabilidade organizacional para as atividades do processo de software, que melhoram, como um todo, a capacitação do processo de software da organização. fornecer uma visão realista do efetivo progresso do projeto, permitindo que a gerência de desenvolvimento possa tomar ações eficazes quando o desempenho do projeto desviar-se de forma significativa dos planos de software. fornecer à gerência a visibilidade da eficácia dos processos utilizados pelo projeto de desenvolvimento de software e da qualidade dos artefatos que estão sendo criados. estabelecer e manter a integridade dos produtos do projeto de software ao longo do ciclo de vida de software.
Considerando as áreas de processo no CMMI, assinale a opção correta. No CMMI, as pessoas diretamente responsáveis pelo gerenciamento e execução das atividades do processo são, normalmente, as que avaliam a aderência. No nível de maturidade 3, uma área de processo relaciona-se à gerência quantitativa dos processos visando possibilitar que sejam atingidos objetivos de qualidade e desempenho estabelecidos. As áreas de processo podem ser organizadas em categorias como gerência de processos e de projetos. Na gerência de processos, uma área visa possibilitar que as organizações entendam quantitativamente os seus processos. No nível de maturidade 2, uma área de processo visa o desenvolvimento dos talentos e dos conhecimentos das pessoas na organização, uma outra área de processo visa à gerência de riscos. No nível de maturidade 1, uma área de processo relaciona-se à gerência de requisitos, uma outra área de processo relaciona-se ao acompanhamento do projeto e identificação de ações corretivas.
Quanto ao modelo CMMI, assinale a opção correta. A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo. No nível de capacidade 3, objetivos quantitativos para as qualidades e performances dos processos são estabelecidos e usados para gerenciá-los. As qualidade e performances dos processos são entendidas em termos estatísticos. No nível de capacidade 1, padrões e processos podem ser diferentes entre projetos. No nível 2, os processos para um projeto são resultantes da configuração de processos já existentes e padronizados pela organização. A validação visa garantir que o produto atenda aos requisitos especificados e não pode ser feita via testes, demonstrações e simulações. A verificação visa demonstrar que o produto fornecido atenderá ao uso que se pretende dar ao mesmo e não pode ser feita via revisão por pares. Uma organização no nível de maturidade 5 procura modificar e adaptar os seus processos a partir do entendimento quantitativo dos mesmos. Há uma preocupação com a melhora contínua dos processos.
O modelo CMMI por maturidade apresenta quantos níveis? 7 níveis de maturidade. 4 níveis de maturidade; 3 níveis de maturidade; 6 níveis de maturidade; 5 níveis de maturidade;.
Uma das estratégias de gerenciamento de riscos no processo de desenvolvimento de software diz respeito ao preparo de documento para a gerência superior informando a importância e relevância do projeto para a empresa, a fim de conquistar a concordância e conscientização dos riscos encontrados. A que risco se refere esta estratégia? Problemas de recrutamento Doença de pessoal da equipe Acesso físico Componentes com defeito Problemas financeiros na organização.
Uma das estratégias de gerenciamento de riscos no processo de desenvolvimento de software suscita a necessidade de reorganizar a equipe de maneira que haja maior superposição de trabalho e compartilhamento de atividades. A que risco se refere esta estratégia? Problemas financeiros na organização Problemas de recrutamento Componentes com defeito Acesso físico Doença de pessoal da equipe.
No que se refere aos riscos, analise as assertivas abaixo. I. No início do projeto os riscos são menores. II. O impacto do risco aumenta na medida em que o tempo passa. III. O planejamento dos riscos visa minimizar as consequências dos eventos negativos. / IV. O planejamento dos riscos visa minimizar as consequências dos eventos positivos. / Assinale a única alternativa correta. Estão corretas as assertivas I e IV Estão corretas as assertivas I e II Estão corretas as assertivas III e IV Estão corretas as assertivas II e IV Estão corretas as assertivas II e III.
Segundo Sommerville, Inspeções de Projeto ou de Programa é um tipo de revisão capaz de: Assegurar que padrões de qualidade definidos foram seguidos. Fornecer informações para a gerência sobre o progresso geral do projeto. Verificar a perfomance do Software. Controlar os custos do projeto. Detectar erros nos requisitos, projeto ou código.
De acordo com conceito de qualidade, os padrões especificados (standards): Garantem principalmente a portabilidade, visto que hoje é um critério de escolha de software. São criados unicamente para a satisfação dos requisitos do usuário (cliente). Garantem uma boa manutenção do produto de software Garantem os atributos de usabilidade. Definem um conjunto de critérios de desenvolvimento.
A garantia de software promove à gerência sênior da organização uma melhor visibilidade apropriada sobre o processo de desenvolvimento, enquanto o controle objetiva: relatar e remover seus defeitos. testar os produtos de software de modo a encontrar, relatar e remover seus defeitos. avaliar os erros identificados remover seus defeitos testar os produtos de software.
No entendimento da NBR ISO/IEC 9126 as necessidades explícitas e implícitas são entendidas como ______________________ que vise à presença da qualidade. características básicas de um produto de software após a definição do hardware e dos porfissionais que vão desenvolvê-lo características e subcaracterísticas complexas de um produto de software características e subcaracterísticas básicas de um produto de software características básicas e fatores derivados de um produto de software características e fatores complexos de um produto de software.
Segundo a ISO/IEC 9241, no caso de um sistema ser julgado insatisfatório, convém que sejam conduzidas análises sistemáticas da contribuição de diferentes componentes do contexto de uso. Devem ser consideradas as contribuições diretas e as interações entre os componentes de modo a determinar a causa principal dos problemas. Esta aplicação se refere a: Relação com usabilidade Avaliação dos atributos Projeto de um sistema Avaliação de diagnóstico Especificação de requisitos.
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO 9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11. Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Esta norma definiu alguns efeitos como o da SATISFAÇÃO. De acordo com as definições, assinale a resposta que represente corretamente o efeito citado: Recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos. Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto. Disposição das informações na interface de acordo com a necessidade da aplicação. Completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.