Simulado anac - eletricidade básica

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Simulado anac - eletricidade básica

Description:
Simulado ANAC

Author:
Igor Avi2009
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/05/2011

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
A carga elétrica negativa é chamada? Próton. Nêutron. Elétron. Núcleo.
A eletricidade é: Um agente físico que se associa à estrutura atômica da matéria. A reunião dos átomos. A reunião dos elétrons. O movimento dos elétrons de um ponto para outro.
O átomo é definido como sendo: Menor partícula indivisível da matéria. Partícula indivisível da matéria. Menor partícula indivisível da matéria. Menor partícula divisível que mantém as mesmas propriedades da matéria.
Supõe-se que os prótons se mantêm coesos no núcleo do átomo através de: Uma energia desconhecida. Um campo magnético. Atração das cargas. Uma energia positiva.
Um átomo que perdeu ou adquiriu elétrons e que não pode voltar ao equilíbrio é chamado: Próton. Cátion. Nêutron. Íon.
Cargas iguais: Atraem-se. Neutralizam-se. Repelem-se. Combinam-se.
Um elétron livre: Não se afasta facilmente de sua órbita. Não se afasta, a menos que acompanhado por um nêutron. Pode afastar-se facilmente, quando atraído por um átomo desequilibrado. Pode afastar-se facilmente, quando repelido por um elétron.
A corrente elétrica é produzida pela movimentação de: Elétrons. Prótons. Nêutrons. Íons.
Um elétron preso ou planetário: Afasta-se facilmente de sua órbita. Dificilmente poderá afastar-se de sua órbita. Afasta-se de sua órbita quando estiver possuído de carga positiva. Dificilmente poderá afastar-se de sua órbita, em virtude de ser neutro.
Segundo o conceito moderno, de eletricidade, acredita-se na existência de um fluxo de corrente elétrica de um ponto de potencial negativo a um ponto de potencial positivo. A verdade desta afirmativa reside no fato de: Somente os prótons podem movimentar-se . Somente os nêutrons podem movimentar-se. Somente os prótons isolados podem movimentar-se. Somente os elétrons podem movimentar-se.
A eletricidade é uma forma de energia cuja origem é: O equilíbrio de cargas dos átomos. O desequilíbrio de cargas dos átomos. A neutralização de cargas dos átomos. O desbalanceamento entre as órbitas dos átomos e o núcleo.
Considera-se uma substancia como condutora quando: Possui uma resistência elevada. Possui equilíbrio atômico. Retém elétrons. Não retém os elétrons com facilidade.
A condutância é definida como sendo: Inverso reatância. Inverso da resistência. Inverso da transcondutância. Inverso da intensidade de corrente elétrica.
A principal fonte de eletricidade estática denomina-se: Indução. Pressão. Contato. Fricção .
No caso de um condutor esférico, as cargas se distribuem: Uniformemente. Irregularmente Na superfície. Na parte central.
partes móveis das aeronaves são ligadas a estrutura principal com o propósito de: Evitar descarga elétricas quando a aeronave pousar. Evitar ruídos no radio. Evitar a eletricidade estática. Qualquer uma das respostas dadas.
A principal fonte de produção de energia é obtida através de: Ação química. Pressão. Magnetismo. Calor.
O dispositivo usado para produzir F. E. M. através de ação do calor é conhecido pelo nome de: Célula fotoelétrica. Bateria. Cristal piezoelétrico. Elemento térmico.
Numa determinada substância, a resistência é: Proporcional ao comprimento, não sendo influenciada por sua seção transversal Inversamente proporcional ao comprimento e proporcional a seção transversal. Inversamente proporcional ao comprimento e transversal. Proporcional ao comprimento e inversamente proporcional a seção transversal.
Um pedaço de fio utilizado num circuito possui uma resistência de 10 ohms. Se este fio fosse substituído por outro, do mesmo material e comprimento, porém com uma seção transversal reduzida da metade , a resistência seria: 20 ohms. 5 ohms. 10 ohms. 15 ohms.
As pilhas são classificadas es: Primárias Secundárias. Primárias e terciárias. Primárias e secundárias.
A quantidade de força eletromotriz (F. E.M.) gerada pela bateria depende: Do material com que são feitas as placas e o tamanho das mesmas. Do tamanho das placas e do tipo de solução empregada. Do tipo de solução e do matéria com que são feitas as placas. Da quantidade de solução e do tamanho das placas.
A pilha seca é um tipo de: Elemento primário. Elemento secundário. Elemento terciário. Elemento secundário, com algumas características do elemento primário.
A placa positiva de um acumulador de ácido é feita de: Peróxido de chumbo. Sulfato de chumbo. Chumbo esponjoso. Clorato de chumbo.
A lei de 0 H M pode ser definida como: I = E/R R = R1+R2 W=12 . R I = R/E.
Uma resistência de 100 ohms – 100 wats está ligada em série a outra resistência de 100 0hms – 400Watt como medida de segurança a corrente que atravessa o circuito não deverá exceder: ½ amper. 1 amper. 2 amperes. 4 amperes.
Uma corrente de 5 amperes passa através de uma resistência de 50 ohms. A potência dissipada é de equivalente a: 25 W. 250 W. 125 W. 1250 W.
O fusível é sempre ligado em: Série com a carga. Paralelo através da carga. Série – paralelo com carga. Em série ou em paralelo, dependendo das constantes do circuito.
Caso um circuito não oferecesse nenhuma resistência a F. E. M.. medida na carga: Exatamente idêntica a F.E.M da fonte. Inferior a F.E.M. da fonte. Superior a F.E.M. da fonte. Automaticamente idêntica a voltagem exigida pela carga.
O campo magnético está associado com um: Condutor. Isolador. Cobre. Ferro.
Quando retirado o núcleo de um eletroímã retém parte de suas propriedades magnéticas: isto resulta da ação: Do campo dielétrico. Da resistência interna. Do magnetismo residual. Da relutância magnética.
Permeabilidade é o inverso de: Atração magnética. Relutância magnética. Resistência ôhmica. Força magnética.
Quando uma substância magnética atinge o ponto de saturação, seu campo magnético: Pode ser aumentado se elevarmos o número de ampere-espiras. Não pode ser aumentar, a menos que se eleve a força magnétomotriz. Não pode ser aumentado. Pode ser aumentado, se usarmos fio adicional em torno do solenóide.
O voltímetro é ligado em paralelo com a fonte em virtude da: resistência de um circuito em paralelo ser sempre inferior a de um circuito série Ter que medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito. Ligação em paralelo permitir melhor observação de corrente. Resistência do medidor ser muito baixa.
Uma corrente unidirecional pulsante é aquela onde a: Direção da corrente varia periodicamente. Direção da corrente varia de acordo com a alteração da resistência. Intensidade se modifica e a direção permanece uniforme. Intensidade é constante e a direção se altera.
Um ciclo representa: Uma reversão completa de direção. Duas reversões completas de direção. Três reversões completas de direção Quatro reversões completas de direção.
O termo freqüência refere-se: A voltagem completa de direção. Ao número de ciclos atingidos num determinado período de tempo. Ao numero de pólos de um alternador. Ao valor eficaz da corrente atingida em determinado momento.
Para induzir uma voltagem através de um solenóide é necessário: Uma corrente de grande valor. Uma voltagem de grande valor. Uma variação do campo que corta a bobina. Que o campo não sofra variações.
A voltagem induzida é sempre: C.A. C.C. C.C. pulsante. C.A. atuando como C.C.
Indutância vem a ser: Propriedade que se opõe a qualquer variação da corrente ou campo magnético de um circuito elétrico. Propriedade que se opõe ao aumento da corrente ou campo magnético de um circuito elétrico. Propriedade que se opõe a redução da corrente ou campo magnético de um circuito elétrico. Propriedade que se opõe ao aumento da voltagem ou campo magnético de um circuito elétrico.
A presença de um campo magnético em torno de um condutor resulta: Da resistência do fio. Do isolante que cobre o fio. Da passagem da corrente através do fio. Da inércia do metal.
A voltagem induzida que se opõe à F.E.M. originalmente aplicada ao circuito denomina-se: F.E.M. terminal. F.E.M. do circuito. F.E.M. de carga. F.C.E.M.
A unidade de medida da indutância é o: Miliamper. Henry. Microvolt. Ohm.
A expressão “Indutor com núcleo de ar” refere-se às unidades cujo enrolamento é feito com formas de: Material magnético. Ferro. Material não magnético. Ocas.
Os efeitos indutivos não estão presentes quando o campo está em: Expansão. Contração. Colapso. Estado inalterável.
A capacitância é a propriedade elétrica que se opõe a qualquer variação na: Direção da corrente. Resistência do circuito. Voltagem utilizada. Indutância do circuito.
O capacitor ou condensador basco consiste de: dois eletrodos separados por um condutor. Um eletrodo e um condutor. Um eletrodo e uma camada isolada. Dois eletrodos separados por um isolador.
No tocante ao capacitor, a palavra dielétrico significa, aproximadamente: a capacidade do capacitor. O material isolante que separa as placas. O metal empregado como eletrodo. O material condutivo do capacitor.
A quantidade de energia que o capacitor pode armazenar é chamada: Resistêcia. Indutância. Capacitância. Reatância.
A unidade de capacitância é o: Farad. Volt. Ohm. Henry.
O capacitor eletrolítico se caracteriza: Pelo tamanho. Pela polaridade fixa. Pela alta capacidade de armazenar cargas. Pela baixa capacidade de armazenar cargas.
Num circuito, contendo vários capacitores ligados em paralelo a capacitância total deverá ser A soma das capacitâncias parciais. Maior do que o capacitor de maior valor. Menor do que o capacitor de menor valor. O dobro do capacitor de maior valor.
O efeito de um capacitor ou condensador num circuito de C. A. é: Igual ao efeito da bobina. Exatamente oposto ao efeito da bobina. Igual com relação ao comportamento do corrente. Diferente com relação ao comportamento da voltagem e igual com referência ao comportamento da corrente.
No circuito puramente capacitivo: A corrente está atrazada 90º em relação a voltagem. A voltagem está avançada 90 em relação a voltagem. A corrente está avançada 90 em relação a voltagem. A corrente e a voltagem estão em fase.
Um capacitor ou condensador ligado e um circuito oferece uma oposição, está oposição é chamada: Resistência capacitiva. Reatância capacitiva. Indutância capacitiva. Capacitância reativa.
A reatância indutiva é indicada em: Coulombs. Henrys. Fárad. Ohms.
A impedância vem a ser: Indutância total de um circuito de C.A. Resistência total de um circuito de C.A Capacitância total de um circuito de C.A Resistência total de um circuito indutivo.
A impedância é medida em: Hertz. C/s. Ohms. Henrys.
Nos circuitos C.C. os efeitos de indutância e da capacitância: São inexistentes. São aparentes,quando ocorre uma variação na intensidade da corrente. São aparentes, quando o valor, da voltagem excede o valor da corrente. São aparentes, quando a resistência do circuito é de pouca importância.
O gerador é uma máquina que converte: Energia elétrica em energia mecânica. Energia química em energia elétrica. Energia mecânica em energia elétrica. Energia mecânica em energia calorífica.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.